Está aqui
Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO)
Content links
Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO)
A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências. Esta competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia. |
|
A organização da participação portuguesa da EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos. Nos termos do protocolo estabelecido entre as sociedades científicas e a DGE, as sociedades científicas asseguram o respetivo mentor, que acompanha os alunos à competição europeia e a preparação dos alunos. A DGE suporta as despesas dos alunos e dos professores, relativas à prova de seleção, às sessões presenciais de preparação dos alunos e ainda os aspetos logísticos e despesas da participação internacional. Todo o trabalho de participação nesta competição é coordenado pela DGE.
Portugal participa nesta competição desde 2008, ano em que participou na qualidade de Observador. A partir de 2009, a participação do nosso país tem sido feita duma forma plena, com uma delegação de duas equipas de 3 alunos cada, de acordo com o regulamento desta competição.
As equipas que representam Portugal na EUSO são selecionadas entre os alunos das 3 equipas melhor classificadas nas Olimpíadas Nacionais de Química Júnior e nas Olimpíadas de Física Escalão A e os 9 alunos melhor classificados na Olimpíada Nacional de Biologia que reúnam os requisitos de idade exigidos nesta competição.
De realçar que uma das equipas participantes na EUSO 2018 foi galardoada com uma medalha de ouro, repetindo o que já tinha acontecido em 2016. As equipas portuguesas obtiveram medalhas de prata em 2012 (duas equipas), em 2013 e 2017 (uma equipa).
A EUSO-2019 decorreu em Portugal na cidade de Almada. Assim, em vez de duas equipas, participaram quatro equipas de alunos portugueses, que foram galardoados com duas medalhas de prata.
Comissão Organizadora Nacional da EUSO 2019Sociedade Portuguesa de Física João Cruz (FCTUNL) Ordem dos Biólogos Fernanda Matos (INIAV) Joana Capucho (Escola Sec. Fernando Lopes Graça) Sociedade Portuguesa de Química Maria Alice Pereira (FCTUNL) Direção-Geral da Educação Eugénia Cândido Mentores BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA
|
Alunos selecionados para representar Portugal na EUSO - 2019
Nuno Gabriel Carvalho Carneiro (ES Santa Maria Maior, Viana do Castelo)
Manuel Freitas Luís Leite (Escola Sec António Damásio)
Guilherme Ferreira Oliveira (ES Adolfo Portela, Águeda)
Gabriel Alberto Mourão Almeida (ES Santa Maria Maior, Viana do Castelo)
Gonçalo Pinto Monteiro (Colégio de Lamego, Lamego)
Diogo Filipe Rosa Heleno (AE Marinha Grande Poente, Marinha Grande)
António Miguel Gonçalves Costa Martins (AE Esgueira, Aveiro)
Ana Marta Gomes Mendes (AE Castêlo da Maia, Maia - Porto)
Lara Beatriz Gomes Pereira (AE Coelho e Castro, Fiães – Aveiro)
Rita de Paula Lopes (ES Alves Martins, Viseu)
João Pedro Dias Ferreira (AE Esgueira, Aveiro)
David Moreira Freiria (ES Santa Maria Maior, Viana do Castelo)
FOTOS:
EUSO 2019 - Almada/Portugal
Equipas medalhadas - maio de 2019
Foto 1: Equipa C – Nuno Carneiro, Diogo Heleno e Gabriel Almeida, Medalha de Prata []
Foto 2: Equipa B – Manuel Leite, João Ferreira e Guilherme Oliveira, Medalha de Prata []
Foto 3: Equipa D – David Freiria, Rita Lopes e Gonçalo Monteiro, Medalha de Bronze []
Foto 4: Equipa A – António Martins, Ana Marta Mendes e Lara Pereira, Medalha de Bronze []
Foto 5: Delegação Portuguesa à chegada- Alunos e respetivos Guias e Mentores []
Para mais informações: http://www.euso2019.pt/