Está aqui

Academia Digital para Pais

Academia Digital para Pais

 

Academia Digital para Pais (2.ª Edição)

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.

Depois do êxito da 1.ª edição que trabalhou particularmente junto de territórios educativos de intervenção prioritária, esta 2.ª edição alarga o seu espetro de ação, quer do ponto de vista do território, quer dos objetivos das ações. Pretende-se, assim, continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual. As ações serão agora desenvolvidas em todo o território e o programa ganha uma nova valência associada à utilização segura da Internet, das redes e dos computadores.

Numa fase de acentuada transição digital da sociedade, em que as escolas se encontram envolvidas em processos de modernização tecnológica, torna-se fundamental que os pais e encarregados de educação consigam acompanhar os seus filhos numa utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet. Desta forma, pretende-se que as famílias desenvolvam atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, que desenvolvam competências de pesquisa e de análise de informação disponível na Internet e que melhorem as capacidades de comunicar de forma adequada, aquando da utilização de meios e de recursos digitais. 

Apoio
Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e do Centro de Sensibilização SeguraNet na produção dos conteúdos da formação e na formação dos voluntários.

Como funciona?
As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral e irão decorrer nas instalações da própria instituição de ensino, podendo participar até duas pessoas por agregado familiar.
Cada escola participante procederá à identificação e seleção dos voluntários formadores, que deverão ser, preferencialmente, alunos que frequentam o agrupamento, com idades entre os 14 e os 18 anos. Poderão, ainda, ser selecionados voluntários junto do grupo dos docentes, técnicos e/ou pais/encarregados de educação da respetiva comunidade educativa para dinamizar esta formação.

Modelo da formação

A segunda edição do Programa Academia Digital para Pais, integra 2 níveis de formação:

Nível I – Competências digitais básicas (8 horas).

Nível II – Segurança e Cidadania Digital (8 horas).

Financiamento
A E-Redes – Distribuição de Eletricidade, S.A. atribuirá apoios financeiros à realização da formação, no que diz respeito aos custos associados ao apoio logístico.

Quando?
As ações de formação dirigidas a pais/encarregados de educação irão decorrer entre novembro de 2021 e março de 2022.

Regulamento
Consulte o regulamento da 2.ª edição da Academia Digital para Pais.

Materias de Formação
Os kits de formação, à semelhança da 1.ª edição, ficarão disponiveis numa Disciplina: Programa Academia Digital para Pais, da plataforma de formação, da Direção-Geral da Educação (página e acesso disponíveis em setembro).

Período de Candidatura
O período de candidatura das UO e identificação dos coordenadores das Academias Digitais irá decorrer entre 30 de agosto a 10 de setembro de 2021 (formulário de candidatura ficará disponível nesse período). 

 

Consulte a informação relativa à 1.ª edição da Academia Digital para Pais.