Está aqui

Manual de Primeiros Socorros

Manual de Primeiros Socorros

Manual de Primeiros Socorros

Situações de Urgência nas Escolas, Jardins de Infância e Campos de Férias                                   

Primeiro Socorro é o tratamento inicial e temporário dado a acidentados e/ou vítimas de doença súbita, com o objetivo de prevenir, alertar ou socorrer, num esforço de preservar a vida, diminuir a incapacidade e minorar o sofrimento.

O primeiro socorro consiste, conforme a situação, na proteção de feridas, imobilização de fratura, controlo de hemorragias externas, desobstrução das vias respiratórias e realização de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV). Não substitui nem deve atrasar a ativação dos serviços de emergência médica, mas sim impedir ações intempestivas, alertar e ajudar, evitando o agravamento do acidente.

Com o Manual de Primeiros Socorros –  Situações de Urgência nas Escolas, Jardins de Infância e Campos de Férias, a Direção-Geral da Educação, em parceria com instituições de referência, pretende facultar à Escola, com rigor científico, de forma simples e ilustrada, os cuidados mais relevantes a ter em situações de emergência, das mais comuns às mais complexas que podem ocorrer no dia a dia, para que professores, pais e alunos estejam preparados até à chegada do auxílio médico.

Nesta terceira edição revista, para além de se reforçar a importância de a escola dispor de um local próprio adequado à prestação de primeiros socorros e de se elencar o equipamento recomendado e respetivos procedimentos de limpeza e de desinfeção, apresentam-se vinte e cinco situações de emergência – sinais e sintomas, o que deve fazer, o que não deve fazer, com uma dinâmica de textos e ilustrações que possibilitam uma consulta rápida, intuitiva e eficaz.

Pesquisa por Temas