A Educação Digital nas Escolas da Europa (Digital Education at School in Europe)

Content links

A Educação Digital nas Escolas da Europa (Digital Education at School in Europe)

Estando nós a viver a 4.ª Revolução Industrial (Shcwab, 2016), é indubitável que a tecnologia digital afete todas as áreas da nossa vida. No que que concerne à Educação, esta tecnologia acaba por ter um papel de impacto, pois há que preparar os jovens para se movimentarem no mundo digital.

Foi a pensar nesta necessidade que foi lançada uma nova publicação da Eurydice intitulada Digital Education at School in Europe [A Educação Digital nas Escolas da Europa]. “Qual a importância da Educação Digital nas escolas?” e “Onde se enquadra a Educação Digital nas políticas Educativas Europeias?” foram as questões que funcionaram como ponto de partida para este estudo. A partir daqui, conheceram-se normas, políticas e trabalharam-se quatro áreas específicas, a saber, o desenvolvimento da competência digital através do currículo escolar; as competências digitais específicas dos professores; a avaliação dos alunos; e a abordagem estratégica da Educação Digital na Europa.

Depois de analisados e apresentados os dados relativos a cada uma destas áreas, conclui-se que há ainda um longo caminho a percorrer. Se pensarmos nos benefícios desta Educação Digital, que se irão refletir no mercado de trabalho, na Educação, na segurança digital e na vida Social dos nossos jovens, é um caminho que tem de ser feito.

Consulte aqui a versão em língua inglesa desta nova publicação da Eurydice (PDF) e os seus destaques (PDF)