Estudantes portugueses uma vez mais sobem ao palco das OIAB (Cochabamba/Bolívia)

Content links

Estudantes portugueses uma vez mais sobem ao palco das OIAB (Cochabamba/Bolívia)

Portugal voltou a ter um fortíssimo destaque mundial na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB) ao ganhar, pelo décimo ano consecutivo, importantes distinções que muito honram o nosso país. A XIII Edição das OIAB decorreu em Cochabamba (Bolívia), entre 9 a 13 de Setembro, e contou com a presença de quase 50 participantes, em representação de 13 países. Portugal teve em sua representação os estudantes Maria João Oliveira, Afonso Rodrigues, Márcio Campos e Martim Cunha. Uma vez mais, esta prestigiada competição internacional foi marcada pela reiterada subida de Portugal ao pódio.

Ano após ano, os representantes lusitanos comprovam e promovem a enorme qualidade dos estudantes nacionais de Biologia, cuja qualidade técnica e académica é, invariavelmente, multipremiada ano após ano. Com estes prestigiados prémios reitera-se, nacional e internacionalmente, a qualidade académica destes brilhantes jovens, que indubitavelmente, são magníficos exemplos de alto desempenho, paixão, esforço, dedicação e… nobre espírito olímpico.

Afonso Rodrigues (estudante do 12º ano da Esc. Sec. Dr. Manuel Gomes de Almeida - Espinho), Márcio Campos (estudante do 12º ano do Colégio La Salle - Barcelos) e Martim Cunha (estudante do 12º ano do Colégio Militar - Lisboa) foram os galardoados com uma Medalha de Bronze cada e Maria João Oliveira (estudante do Colégio D. Diogo de Sousa – Braga) conquistou um Diploma de Mérito. A comitiva portuguesa foi chefiada pelo Professor Doutor José Matos (Bastonário da Ordem dos Biólogos e investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - INIAV) e pela Docente Paula Almeida Maria, conjuntamente com Patrícia Matos (Gestora de Eventos).

O regresso da comitiva lusitana terá lugar na segunda-feira dia 16 de setembro, pelas 11.50h no Aeroporto de Lisboa (voo da American Airlines (AA) 8695, procedente de Madri) e será acolhida por membros do Conselho Directivo da Ordem dos Biólogos e familiares dos 04 representantes de Portugal. Será, certamente, uma honrosa e festiva recepção para quem volta a elevar, além- fronteiras, o nome de Portugal, e mostra que o futuro da ciência, em Portugal, está em muitíssimas boas mãos.

Muitos parabéns, Portugal! Parabéns, Afonso, Márcio, Martim e Maria João! E muito obrigado...

A Ordem dos Biólogos (criada através do Decreto-Lei nº 183/98, de 4 de julho) é uma Associação Pública cuja função nobre é a identificação e visão inclusiva da Biologia na sua dupla perspectiva de ciência e profissão e a regulamentação dessa profissão. Desta forma, a Ordem tem como objectivo maior assegurar a defesa e a promoção da profissão de biólogo, a melhoria e o progresso da Biologia nos domínios científico, pedagógico, técnico e profissional, a salvaguarda dos princípios deontológicos que norteiam a profissão de biólogo e a proteção dos interesses profissionais dos seus membros e os interesses públicos relacionados com a prestação profissional dos biólogos.

As Olimpíadas da Biologia resultam de uma delicada e feliz cooperação entre várias entidades, nomeadamente, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Centro de Biologia Ambiental), o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Minho, o Biocant, o IPL (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), o Zoomarine, o Jardim Zoológico de Lisboa e o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Para mais informações, é favor contactar:

- Sónia Fernandes, Secretária das Olimpíadas Portuguesas de Biologia
- telefone: 924 172 830

- e-mail soniafernandes.secretariado@ordembiologos.pt

- Website: http://olimpiadas.ordembiologos.pt