EU Network of Experts – Comunicado de imprensa

Content links

EU Network of Experts – Comunicado de imprensa

A Direção-Geral da Educação (DGE) continua a representar Portugal no grupo de trabalho “Expert Network on Recognition of outcomes of learning periods abroad in general secondary education”, da Comissão Europeia.

O objetivo principal deste grupo de trabalho, composto por 25 especialistas, é desenvolver um processo de cooperação entre representantes de 15 países europeus, entre os quais Portugal, de modo a implementar a recomendação do Conselho da Europa de 2018, relativa à promoção do reconhecimento automático de períodos de estudo no estrangeiro para alunos do ensino secundário. O projeto está em curso desde 2020 e deverá estar concluído em 2025.

A equipa coordenadora do grupo de trabalho divulgou em novembro de 2021 um comunicado de imprensa intitulado “Learning mobility is one of the key policy priorities promoted by the EU”, o qual a DGE tem o prazer de divulgar para conhecimento de diretores de estabelecimentos escolares, professores, alunos, pais e encarregados de educação, bem como outros atores educativos interessados nesta temática.

O comunicado destaca, entre outros, três dos principais documentos produzidos até ao momento:

  • a Member States Analysis;
  • a proposta de European framework on recognition of outcomes of learning periods abroad in general upper secondary education;
  • o Training Model for education professionals on Assessment of Transversal Competences, desenvolvidas por alunos em períodos de mobilidade individual de longa duração.