IV Edição do International School Cartoon Festival de Tondela

Content links

IV Edição do International School Cartoon Festival de Tondela

Na sequência dos pareceres emitidos pelos organizadores e dada a pertinência e atualidade da temática, que nunca é por demais relembrar, a Violação dos Direitos Humanos foi o tema escolhido para a IV Edição do International School Cartoon Festival de Tondela, evento organizado pelo Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo em parceria com o Município de Tondela. Devido à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), e atendendo às medidas de contenção em vigor em todo o país, a edição deste ano será apresentada, em formato digital, via Zoom, no dia 22 de junho, pelas 18 horas.

Nesta edição, a organização recebeu cerca de 1300 cartoons de autores originários de 39 países, tais como a Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Egito, Sérvia, India, Irão, Noruega, Peru, Rússia, Turquia, entre outros, sendo que as obras recebidas foram direcionadas para um dos dois escalões definidos no Regulamento do Concurso, a saber: a categoria estudante, que abrange todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, e a categoria profissional que engloba todas as idades a partir dos 18 anos.

De salientar que a Equipa do Júri deste ano contou com a presença de Biratan Porto, do Brasil; Fawzy Morsy, do Egito; Omar Perez, da Espanha; António Santos e Ricardo Ferreira, de Portugal, todos cartoonistas profissionais.

Efetuada a apreciação dos trabalhos entregues, como vencedores profissionais desta IV Edição, foram premiados as cartoonistas Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia; Mahboube Pakdel, do Irão e o cartoonista, Mohammadhosein Akbari também do Irão.

Já na categoria estudante, os premiados foram os alunos da Turquia, Didar Askin, Paylas Kiraz e o Serkan  Gudukoglu.

Na secção nacional, estão nomeados, enquanto finalistas, os seguintes alunos: Esperança Pereira, da Escola Secundária Viriato, em Viseu; Laura Post, do Agrupamento de Escolas de Tábua; Raquel Silva, do Colégio Atlântico, do Seixal; Tiago Santos, do Agrupamento de Escolas do Carregal do Sal e Tomás Ventura e Mariana Vale, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo. Os resultados finais serão anunciados na inauguração que se realizará no dia 22 de junho pelas 18 horas, via Zoom.

Para os professores organizadores, professora Paula Aresta, professora Olga Matos e o professor Ricardo Ferreira, o grande objetivo deste festival é poder proporcionar a cada criança, esteja esta onde estiver, num país rico ou num país pobre, em paz ou em guerra, longe ou perto, a partir das circunstâncias em que se encontra, a possibilidade de mostrar o seu juízo crítico, alertando para as condições onde e como “vive”, divulgar a sua cultura, as suas tradições, o seu grito de alerta, ou simplesmente, ter a possibilidade de mostrar a sua arte.

Encontrando-se já em fase de preparação, a próxima edição será subordinada ao tema do “Direito à Educação”, tal como o consignado no artigo 26º, inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Assim, os interessados poderão enviar os seus trabalhos digitalizados, com uma qualidade de 300dpi, devendo o ficheiro ser identificado com o primeiro e último nome do participante. O prazo limite de entrega é o dia 30 de novembro de 2021. Poderão aceder a toda informação na seguinte página do Facebook: https://www.facebook.com/International-School-Cartoon-Festival-Portugal-100589098520513.

Mais se informa que os interessados poderão concorrer a 2 categorias: Escalão A – dos 12 aos 15 anos; Escalão B – todas as pessoas a partir dos 18 anos. Os cartoons poderão ser enviados para: ricardoferreira.escolatondela@gmail.com