O Observatório da Comunicação (OberCom) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) lançam inquérito ‘online’ sobre o impacto da desinformação nos media

Content links

O Observatório da Comunicação (OberCom) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) lançam inquérito ‘online’ sobre o impacto da desinformação nos media

O Observatório da Comunicação (OberCom) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) lançaram um inquérito online sobre o impacto da desinformação nos media, que vai prolongar-se até 19 de outubro.

Segundo o OberCom, o inquérito tem por objetivo “conhecer melhor as opiniões e perceções” dos cidadãos sobre “o impacto da desinformação” e está integrado no projeto do observatório Iberifier, que acompanha atividades de investigação sobre o ecossistema mediático ibérico e iniciativas de combate à desinformação e do qual a Lusa é parceira.

As principais conclusões desta investigação serão publicadas no final de 2022.

O inquérito pode ser preenchido em https://iscteiul.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_ewA6oWm0JfIJKZ0, é anónimo e respeita as leis do segredo estatístico e de proteção de dados de caráter pessoal.

O Iberifier é um observatório que visa combater a desinformação e integra 23 centros de investigação e universidades, as agências noticiosas de Portugal e Espanha (Lusa e EFE) e cinco organizações de 'fact checkers'.

O projeto, financiado pela Comissão Europeia e vinculado ao Observatório Europeu de Media Digital (EDMO, na sigla inglesa), é um dos oito polos regionais que fazem parte do EDMO. Os restantes setes estão localizados na Irlanda, Holanda, República Checa, Dinamarca, Bélgica, França e Itália.

 

Fonte: Lusa - Agência de Notícias de Portugal