Programa de Assistentes de Português em França

Content links

Programa de Assistentes de Português em França

Candidaturas para o ano letivo 2021/2022

Está a decorrer, até 28 de fevereiro 2021, o período de candidaturas ao Programa de Assistentes de Português em França, para o ano letivo 2021/2022.

Este Programa destina-se a estudantes a partir do 2.º ano de licenciatura, finalistas ou licenciados a frequentar estudos de pós-graduação em qualquer área do conhecimento e que apresentem, cumulativamente, os seguintes requisitos:

• nacionalidade portuguesa;
• idade entre os 20 e os 35 anos;
• competências linguísticas em Francês de nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Os Assistentes de Português têm como função principal apoiar os professores de língua portuguesa na sala de aula, em estabelecimentos escolares dos ensinos básico e secundário em França (collèges e lycées). O seu trabalho inclui o desenvolvimento de atividades e projetos didáticos que estimulem, de forma dinâmica e criativa, a aprendizagem e a divulgação da língua e da cultura portuguesas, recorrendo à literatura, à música, ao cinema, ao teatro e às artes plásticas.

O horário laboral do Assistente de Português é de 12 horas semanais e o contrato de trabalho a celebrar com as autoridades francesas decorre entre 1 de outubro 2021 e 30 de abril 2022, perfazendo um total de 7 meses. 

Para a formalização da candidatura, deverá ser utilizado o dossiê de candidatura da France Éducation International (FEI): https://www.france-education-international.fr/sites/default/files/atoms/files/dossier-candidature-unique-alve-2021-2022.pdf 

Depois de totalmente preenchido de acordo com as instruções, o dossiê deverá ser enviado por correio eletrónico para a responsável por este Programa na Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC), em Portugal: rosalina.rodrigues@sec-geral.mec.pt.

Para informações complementares sobre o Programa de Assistentes de Língua em França, poderá consultar:

• o site da FEI: http://www.ciep.fr/assistants-etrangers-france 
• o site da SGEC: https://www.sec-geral.mec.pt/noticia/candidaturas-para-assistentes-de-portugues-em-franca-ano-letivo-20212022 

Boa sorte! Bonne chance!