Projeto Álbum de Família

Content links

Projeto Álbum de Família

O Projeto Álbum de Família, criado pela empresa IDL Events, é um programa nacional, que se constitui como um recurso pedagógico de qualidade e, à semelhança de outros programas como “Rua Sésamo”, tem grande sentido pedagógico, estético e criativo, com imagens de qualidade e adequadas à faixa etária das crianças dos 3 aos 10 anos de idade.

Considerando que, em Portugal, um grande número de crianças institucionalizadas não encontra uma família de acolhimento, pondo em causa o direito fundamental de todas as crianças de viverem e crescerem numa família, o Projeto Álbum de Família tem como objetivo sensibilizar a comunidade portuguesa para a problemática do acolhimento de crianças institucionalizadas em famílias.

As personagens centrais do Projeto são Julieta e Xavier. São o casal Silva, que não tem filhos, mas gosta muito de crianças. Então decidem tornar-se família de acolhimento de crianças com idades entre os 3 e os 10 anos, que, juntamente com os mais de uma dúzia de sobrinhos e as crianças do bairro onde vivem, vão viver aventuras e peripécias muito divertidas.

Todos os episódios do Álbum de Família começam com uma situação real, específica, do dia-a-dia das crianças que estão com Julieta e Xavier, ilustrando pequenos momentos comuns a todas as famílias portuguesas: jantar à mesa, sair para apanhar um comboio, brincar na praceta onde vive a família ou festejar um aniversário. Julieta e Xavier encontrarão uma forma lúdica, divertida, inesperada e original de chegar às crianças, sempre com muita música, animação, jogos e brincadeiras.

Este projeto tem vários parceiros institucionais, além da Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, como, por exemplo, o Ministério da Cultura e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Pode aceder aos conteúdos do Projeto Álbum de Família através do seguinte link: https://albumdefamilia.pt/.