Technovation Challenge Portugal

Content links

Technovation Challenge Portugal

O Technovation Challenge é um programa global de educação tecnológica, sem fins lucrativos, que capacita raparigas dos 8 aos 18 anos a tornarem-se líderes, criadoras e capazes de identificar e resolver problemas e que visa promover o equilíbrio de género nas áreas profissionais ligadas às áreas STEM e de Empreendedorismo.

Nos seus 14 anos de existência, já participaram 250.000 raparigas de mais 100 países, sendo atualmente Espanha o país com maior n.º de participantes. 

Segundo o relatório global, da análise efetuada às participantes entre 2011 e 2020 (Relatório completo da Edição 2020):

  • 76% das raparigas participantes seguiram o percurso das áreas STEM
  • 60% encontram-se já a trabalhar em áreas STEM
  • 97% indicam terem desenvolvido competências em programação, gestão, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipa
  • 50% acreditam que passaram a ter um maior impacto nas suas comunidades, sendo que 36% desenvolveram iniciativas neste sentido
  • 21% indicam terem adquirido competências de liderança, quer na escola, como nas suas comunidades

Em Portugal, o Technovation foi introduzido em 2018, pela FCT UNL, com a parceria da Nova-Lincs e Vodafone e reconhecimento do Incode.2030, desafiando, pela primeira vez, raparigas portuguesas a concorrer ao programa.

Na primeira edição do Technovation Portugal foram 7 as equipas portuguesas que submeteram os seus trabalhos ao concurso global. 

A atual Equipa Technovation Portugal tem como objetivo impulsionar o evento a níveis similares de Espanha. O novo site da Technovation Portugal encontra-se a ser restruturado e estará disponível em breve. O programa terá início a 8 de dezembro de 2021.

Para mais informações, aceda a: https://www.technovation.org/about/