Unidos pela Paz

Content links

Unidos pela Paz

A Eplural e o município de Braga realizaram, no âmbito das AEC, no passado dia 9 de maio 2022 (Dia da Europa) às 16h00, na Avenida Central, um manifesto de paz, intitulado "Unidos pela Paz". Participaram no evento 1000 alunos do 1.º ciclo oriundos das escolas EB1 de S. Lázaro e EB1 do Carandá (AE André Soares); EB1 de Nogueira e EB1 de Fraião (SE Alberto Sampaio); EB1 de S. Vítor, EB1 Quinta da Veiga, EB1 Bairro da Misericórdia, EB1 das Enguardas (AE Francisco Sanches) e EB1 da da Sé (AE de Real).

250 alunos da AEC de canto coral, interpretaram canções de paz, entre elas o conhecido tema de Micael Jackson "Heal the World" (em português), acompanhada por uma coreografia interpretada por 200 alunos da AEC de dança.

A atividade incluiu, ainda, a transformação, em contexto AEC e curricular, de 2000 t-shirt's brancas com palavras e desenhos alusivos à paz que serão oferecidas a crianças ucranianas (e de outros países) do 1.º ciclo que se refugiaram no nosso país e/ou na europa.

A realização da atividade teve adesão total dos professores de AEC de expressão plástica, professores de AEC do canto coral e professores de AEC da dança que desde a primeira hora se mostraram interessados e motivados para a participação.

Houve também uma forte adesão dos professores titulares, coordenadores e diretores que se empenharam na transformação das t-shirts dos alunos que não estão inscritos nas AEC bem como no acompanhamento e participação dos alunos no manifesto pela paz, na Avenida Central; A sinergia criada entre os professores, alunos e familiares na transformação das t-shir's deu origem a verdadeiras obras de arte. O resultado expressa muito amor, arte e dedicação à causa da paz no mundo.

A sinergia criada entre agrupamentos escolares à volta desta causa humanitária, prova que as escolas são espaços de excelência para a construção de cidadania participativa.

Aceda à videorreportagem do evento.