Está aqui

Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia

Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia

I Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia (OIF)

 

Três medalhas para alunos portugueses nas I Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia (OIF).

José Nuno Castela Forte
- medalha de ouro

Maria Beatriz Correia Santos
- medalha de prata

Hugo Luzio Ferreira
- medalha de bronze

Esta competição realizou-se pela primeira vez em Junho de 2014 e participaram 5 países (Portugal, Espanha, Costa Rica, México e República Dominicana), cada país com 5 concorrentes. A prova foi realizada pelos alunos no seu país de origem, numa escola designada pelo delegado nacional e consistiu na elaboração de um ensaio, a partir de tópicos fornecidos pela organização, tendo a duração de 3 horas. À semelhança das Olimpíadas Nacionais de Filosofia e das Internacionais, os ensaios foram avaliados em 3 fases, por membros dos países participantes.

A DGE felicita a PROSOFOS, Associação para a Promoção da Filosofia, responsável pela participação de Portugal nestas I Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia, bem como todos os envolvidos nesta atividade, em particular, os jovens José Forte, Maria Beatriz Santos e Hugo Ferreira. Os resultados alcançados são um orgulho para todos e a prova da importância da reflexão filosófica junto dos nossos jovens, revelando a qualidade do trabalho desenvolvido por professores e alunos.

Fonte: PROSOFOS/DGE

As Olimpíadas de Filosofia são organizadas pela PROSOFOS, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência através da Direção-Geral da Educação.