A definição de um perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória visa consagrar um quadro geral que corresponda ao prosseguimento e concretização do objetivo de educação para todos. A referência a um perfil não visa, porém, qualquer tentativa uniformizadora, mas sim criar um quadro que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação cívica.
Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória
No âmbito do debate alargado lançado pelo Ministério da Educação sobre o Currículo do século XXI, foi constituído um Grupo de Trabalho tendo em vista a definição do perfil de saída dos jovens de 18 anos de idade, no final de 12 anos de escolaridade obrigatória. Neste âmbito, encontra-se em discussão pública, até 13 de março de 2017, o documento Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
"Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico" - Estudos de Avaliação do projeto-piloto
A Direção-Geral da Educação acaba de divulgar os Estudos de Avaliação relativos ao primeiro ano do projeto-piloto "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Os Estudos foram realizados pela Universidade de Évora e estão disponíveis para consulta.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM MEIO ESCOLAR
A Direção-Geral da Educação (DGE) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), estão a desenvolver ações de formação, por todo o país, destinadas a professores, com o objetivo de formar formadores em Suporte Básico de Vida (SBV).
Encontro Regional eTwinning Madeira
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Direção Regional de Educação da Madeira e o apoio da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas), promove o Encontro Regional eTwinning, na Madeira, nos dias 10 e 11 de março de 2017.
Educar é Inovar!
Com o lema “Educar é Inovar!”, a Direção-Geral da Educação (DGE) volta a marcar presença nas exposições Qualifica e Futurália, que decorrerão respetivamente entre 16 e 19 de março de 2017 na EXPONOR e entre 29 de março e 1 de abril de 2017 na FIL.
Seminário Internacional sobre Ensino do Holocausto
Vai decorrer, de 6 a 15 de agosto de 2017, na Escola Internacional do Instituto Yad Vashem de Memória, Educação e Investigação do Holocausto de Jerusalém, o Seminário Internacional sobre o Ensino do Holocausto.
Concurso “Inovar pela Ética no Desporto”
A Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em colaboração com a Direção-Geral da Educação/Programa do Desporto Escolar acabam de lançar o concurso “Inovar Pela Ética no Desporto”.
Participação de Portugal na ISF Jeem Cup marcada pelo sucesso
Portugal participou na 3.ª edição Jeem Cup – Qatar 2017, uma parceria com a International School Sport Federation (ISF), que decorreu entre 9 e 15 de fevereiro, tendo sido um dos oito países convidados para integrarem pela primeira vez a edição da Taça aberta a países não árabes, que contou com equipas de 4 continentes. A equipa nacional foi integrada por 15 alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja, acompanhados por 3 professores e 1 fisioterapeuta.
No Algarve já somos muitos
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) começou a ser implementado no Algarve, no ano letivo de 2014/2015, estando atualmente a ser desenvolvido em quase todos os concelhos da região. Assim, aos quinze Agrupamentos de Escolas (AE) onde o PEEA já estava presente, acresceram, este ano, quatro novos AE e o Colégio Internacional de Vilamoura. Deste modo, ao universo de 456 docentes e 8245 crianças/alunos já envolvidos, juntaram-se, este ano letivo, 124 docentes e 2397 crianças/alunos.
Notícias do Plano Nacional de Cinema
Os nossos destaques do mês de Fevereiro vão para a divulgação do PNC em todas as Escolas Portuguesas no Estrangeiro (colaboração entre o PNC e a DGAE/DSEEPE - Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro) e para uma sessão de cinema que contou com a presença do cineasta português João Rosas. Destacamos ainda dois momentos de formação pedagógica de docentes na área da sensibilização para o cinema e da didática da imagem animada. Finalmente, divulgamos duas notícias: uma entrevista com a coordenadora do Plano Nacional de Cinema no Magazine.HD e a nomeação de um dos filmes produzidos no âmbito do projeto «Crianças Prime1ro» para a competição do IndieJúnior Allianz - 1º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto.
Projeto “Palavras, Poemas, Rimas e Histórias, na Casa da Fifi”
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
No contexto da liberdade que é dada às escolas na implementação de projetos próprios, que valorizem as boas experiências e promovam práticas colaborativas tendo em conta os recursos humanos e materiais de que dispõem e, ainda, no âmbito da sua autonomia, de efetuar as opções de organização curricular que melhor se adaptem às características dos seus alunos com vista à promoção do sucesso escolar dos mesmos e dos objetivos educacionais fundamentais, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, implementou-se o projeto “Poemas, Palavras, Rimas e Histórias, na Casa da Fifi” (PPRH).
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
Publicações
O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.
Relatório Técnico: Formação inicial de educadores e professores e acesso à profissão