janeiro 2018
Nota de Abertura
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: a palavra às escolas
 
“Temos uma Escola que faz aprender, para além de ensinar, e onde o aluno é construtor do seu projeto de vida?”

“Nós já fazemos assim. E é verdade, mas quase sempre é de forma pontual e isolada. De forma intencional, articulada e permanente já o estamos a fazer?”

“A mudança de paradigma, da aprendizagem centrada no docente para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e para a capacidade de aprendizagem ao longo da vida, é seguramente o maior desafio que se levanta às escolas portuguesas nos próximos anos.”

São estes alguns dos desafios apontados por várias escolas nas suas reflexões sobre a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), que dão conteúdo a esta edição especial do NOESIS.
Notícias

O PAFC no AE de Alcanena: uma janela de oportunidades

Agrupamento de Escolas de Alcanena

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) foi percecionado pelo Agrupamento de Escolas de Alcanena (AEA) como uma oportunidade de mobilização de novas metodologias de ensino e de aprendizagem, consubstanciadas no trabalho colaborativo entre docentes, no pressuposto de que a matriz curricular a implementar deve potenciar o sucesso de todas as nossas crianças e alunos.

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Agrupamento de Escolas de Alvalade

O envolvimento do Agrupamento de Escolas de Alvalade (AEA) no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) vem permitir o aprofundamento  das medidas já preconizadas no seu Projeto Educativo e Plano de Ação Estratégica.

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Um Percurso na Rota da Inovação

Agrupamento de Escolas de Arouca

Num contexto social em constante mudança são necessárias novas abordagens de ensino aprendizagem adequadas ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O Agrupamento de Escolas de Arouca, seguindo a sua vocação inovadora, vê no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular um conjunto de oportunidades e desafios basilares para o progresso e inovação.

O caminho faz-se caminhando...

Escola Secundária Campos Melo

A Escola Secundária Campos Melo abraçou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no momento da sua apresentação, em reunião de Conselho Pedagógico, em junho/2017, tendo no mês de julho, reunido os Coordenadores de Departamento, Representantes de Grupo, Coordenadores de Diretores de Turma e Conselhos de Turma de 7.º e 10.º anos, com vista à análise da legislação/ documentação disponibilizadas e identificação de áreas transversais passíveis de serem trabalhadas no projeto.

Autonomia e Flexibilidade Curricular

Escola Profissional Cândido Guerreiro

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola Profissional Cândido Guerreiro é um exemplo de como as aprendizagens que ocorrem fora do contexto escolar criam pontes, reforçam tradições locais e assumem um importante papel no equilíbrio entre aquilo que criamos e aquilo que herdamos.

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Escola 2/3 do Caniço - Região Autónoma da Madeira

A Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo do Caniço decidiu implementar o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular em 3 turmas do 7.º ano de escolaridade. Na base da sua decisão esteve (e está) uma cultura de escola que vê o ato educativo como algo que emerge “naturalmente” da colaboração que se estabelece e solidifica de forma intencional no trabalho planificado em partilha pelos professores, principais agentes do desenvolvimento curricular e das aprendizagens que devem ser relevantes e significativas para todos e para cada um dos alunos.

Pequenos passos (mas seguros) que abrem (novos) caminhos

Agrupamento de Escolas de Colmeias

Eis algumas potencialidades emergentes que fomentam a progressão das aprendizagens significativas no 1.º ciclo (alunos do 1.º ano), no 2.º Ciclo (todas as 4 turmas do 5.º ano) e no 3.º Ciclo (todas as 4 turmas do 7.º ano), num total de 223 alunos e 50 professores envolvidos na experiência-piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC).

Implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Escola Profissional da Região do Alentejo

A estratégia de implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) na Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL) atendeu à nossa missão e estatuto de escola profissional, passou inicialmente pela discussão do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e pela preparação dos docentes, no sentido de capacitarmos e apoiarmos professores e formadores, organizados em equipas pedagógicas por cursos profissionais.

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - a oportunidade para um rumo diferente

Agrupamento de Escolas de Esgueira, Aveiro

Por acreditarmos que o sucesso educativo pode passar pela mudança da organização pedagógica da escola e pela diferenciação das metodologias de ensino-aprendizagem, podendo haver vários caminhos, decidimos procurar esses caminhos e traçar o rumo que nos pareceu mais adequado. Olhámos para os objetivos do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e vimos que se cruzavam com o nosso projeto educativo e com o plano de ação estratégica. Envolvendo os professores, o conselho pedagógico e o conselho geral, fizemos as opções organizacionais, curriculares e pedagógicas.

Flexibilização - Uma Nova Cultura de Escola

Agrupamento de Escolas de Estarreja

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular foi apropriado pelo Agrupamento de Escolas de Estarreja, enquanto oportunidade de aprofundamento do seu Projeto Educativo, visando a formação integral e multidimensional dos alunos e a valorização do trabalho colaborativo, sistemático, na atividade docente e articulação curricular.

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na escola do futuro

EBI Francisco Ferreira Drummond

A EBI Francisco Ferreira Drummond é uma das escolas que aceitou o desafio do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), implementado nos anos iniciais dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Este projeto permite estabelecer prioridades na apropriação contextualizada do currículo, bem como definir as opções que melhor se adequem à Escola.

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Escola Secundária João Gonçalves Zarco

O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola Secundária João Gonçalves Zarco implicou a definição de objetivos específicos, a tomada de opções organizacionais, curriculares e pedagógicas que visam promover aprendizagens relevantes e significativas para todos os alunos.

Cidadania para o Século XXI

Escola Secundária de Loulé

A mudança de paradigma, da aprendizagem centrada no docente para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e para a capacidade de aprendizagem ao longo da vida, é seguramente o maior desafio que se levanta às escolas portuguesas nos próximos anos. A Escola Secundária de Loulé aceitou o desafio e trabalha no sentido de conseguir a mudança.

Autonomia e Flexibilidade Curricular: Porquê e para quê?

Escola Técnica Profissional da Moita

Uma Escola no e do século XXI terá que recentrar a sua missão no perfil de pessoa que quer ajudar a construir, bem como, na garantia das condições para criar valor e impacto nas pessoas e na sociedade de que faz parte. É neste contexto, de evolução de paradigma, que na nossa Escola, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) se reveste de uma especial importância.

Autonomia e Flexibilidade Curricular no AE Pedome: opções pedagógicas impulsionadas pelo projeto

Agrupamento de Escolas de Pedome

Num contexto de promoção de práticas pedagógicas indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, o Agrupamento de Escolas de Pedome decidiu aderir a este projeto que propicia a integração de novas metodologias, diferenciando a organização de tempos e espaços curriculares para uma aprendizagem de qualidade.

Domínios de Autonomia Curricular (DAC)

Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes

O Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, optou por gerir os 25% da carga horária semanal para desenvolver Projetos de Integração Curricular, através dos quais se pretende criar ambientes e comunidades de aprendizagem, facilitadores da diferenciação, da recuperação e da consolidação das aprendizagens, garantindo um sucesso de qualidade a todos os alunos.

VOAR - O Modelo Pedagógico do Colégio de S. José

Colégio de S. José, Coimbra

VOAR é o nome do modelo pedagógico desenvolvido pelo Colégio de S. José. Nele, os alunos são, efetivamente, o centro do processo educativo, na medida em que são desafiados a construir o seu conhecimento. O currículo é apreendido através da realização de projetos, o que contribui para o desenvolvimento de aprendizagens significativas.

"PAFC" - Um novo desafio para o Agrupamento de Escolas de Sines

Agrupamento de Escolas de Sines

Face à oportunidade que a tutela nos deu, de integrarmos o Projeto de Flexibilidade e Autonomia Curricular, o nosso Agrupamento abraçou este desafio, reorganizando-se, delineando e implementando um conjunto de estratégias, as quais pretendem potenciar o sucesso pleno dos nossos alunos e que é sustentado no desenvolvimento de um perfil de competências-chave - Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Gestão Flexível do Currículo: Uma experiência num Agrupamento de Escolas da Região do Alentejo

Agrupamento de Escolas de Vendas Novas

O presente artigo centra-se no modo como o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas tem procurado organizar-se desde que abraçou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) dos ensinos básicos e secundário, bem como nos desafios que se colocam à sua implementação.

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Publicações
O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.

Referencial Europeu para as Competências Digitais dos Educadores | Comissão Europeia | 2017

 

TProtección de Datos: Guía para centros educativos.  [e-Book]  Madrid, Agencia Española de Tratamiento de Datos, 2016.

 
Legislação em destaque
Direção-Geral da Educação:
- Legislação sobre Currículo
- Júri Nacional de Exames
- Educação Especial
Outra legislação:

Despacho n.º 10919/2017 - Diário da República n.º 238/2017, Série II de 2017-12-13
Educação - Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação 
Cria o plano integrado de controlo da qualidade e quantidade das refeições servidas nos estabelecimentos públicos de ensino.
Portaria n.º 382/2017 - Diário da República n.º 243/2017, Série I de 2017-12-20

Educação
É criado o Programa Formar+, com o objetivo de promover e apoiar as atividades formativas junto da população jovem, das entidades e dos profissionais com intervenção na área da juventude.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/2017 - Diário da República n.º 245/2017, Série I de 2017-12-22
Presidência do Conselho de Ministros
Autoriza a realização de despesa com a aquisição de refeições confecionadas destinadas às populações dos centros educativos e dos estabelecimentos prisionais para o período de 2018 e 2019.
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