dezembro 2018
Nota de Abertura

Língua Portuguesa - a língua dos nossos afetos
 
A língua é um veículo de transmissão de uma cultura, que deve ser alicerçada em valores democráticos, visando respeitar o carácter inclusivo e multifacetado da escola. Falar uma língua não pode ser só o ato de comunicar, pois, pela língua nos entendemos e desentendemos, nos aceitamos e, mais do que isso, nos incluímos. Por isso, também não falar uma língua não pode ser uma barreira ou um muro para a aceitação do outro, tendo em conta que há no falar um ato de afeto, de compreensão, e de oportunidade.
 
Notícias

“Orientações para o trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas”

As Orientações para o Trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas, construídas num diálogo intenso e construtivo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, visam apoiar os psicólogos no exercício das suas atividades, sobretudo tendo em conta a produção de nova legislação sobre inclusão e currículo e o desenvolvimento de várias medidas de apoio ao desenvolvimento de um sentimento de pertença em cada aluno.

Nova edição do livro Gestão Curricular – Para a Autonomia das Escolas e dos Professores

No quadro das novas políticas educativas, Maria do Céu Roldão, agora em coautoria com Sílvia de Almeida, retoma a reflexão sobre autonomia das escolas e flexibilização curricular procedendo a uma atualização do livro Gestão Curricular – Para a Autonomia das Escolas e dos Professores.

Oficina de formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” - 3.ª edição

A Direção-Geral da Educação (DGE), com o apoio do Centro de Formação EDUFOR, promove a oficina de formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” - 3.ª edição, entre janeiro de 2019 e maio de 2019.

Programa de apoio a 23 bolseiros

A FPF vai apoiar 23 bolseiros numa iniciativa que conta com a parceria do Ministério da Educação. A iniciativa é dirigida a alunos que frequentam o 10.º ano no presente ano letivo.

Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

Espaços de Ciência

À medida que a ciência e a tecnologia assumem um papel preponderante na sociedade atual, a promoção da literacia científica torna-se um desígnio de grande importância. A escola desempenha um papel fundamental na aproximação entre o ensino formal e não formal das ciências, colocando ênfase no trabalho prático e experimental, na interdisciplinaridade, na contextualização do conhecimento em situações que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e a tecnologia do séc. XXI.

Concurso - "Conta-nos uma história!" - Há 10 anos a contar histórias! 

Há dez anos surgiu a 1.ª edição do concurso "Conta-nos uma História!", tendo, até à data, sido apresentadas cerca de 3600 histórias, criadas ou recriadas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). 

III EDIÇÃO do Concurso Nacional de Contos de Filosofia para Crianças

A APEFP - Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - promove a III EDIÇÃO do Concurso Nacional de Contos de Filosofia para Crianças. Este Concurso destina-se aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico das escolas e agrupamentos do ensino público e privado de Portugal e consiste na redação, por parte de um grupo/turma, de um conto filosófico.

Concurso nacional de programação: "A Criar com Scratch! 2019"

O concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EduScratch, em parceria  com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), de Setúbal, e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Challenges 2019 - Desafios da Inteligência Artificial na Educação

Realiza-se entre 13 e 15 de maio de 2019, na Universidade do Minho, Braga, a Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de TIC na Educação, tendo como temática central os desafios da Inteligência Artificial na Educação. 

2.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais 

Realizou-se no passado dia 12 de dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa, a 2.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais. O evento contou com a participação de diferentes entidades e projetos associados aos cinco eixos (Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação), que compõem o Programa INCoDe.2030 (http://www.incode2030.gov.pt/) - Iniciativa Nacional em Competências Digitais.

Movimento Código Portugal - Vencedores

As escolas portuguesas abraçaram, pela 3.ª vez, o desafio do CodingFest / Movimento Código Portugal. Esta edição, que decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, contou com 17 representações, juntando 400 alunos e professores, provenientes de várias escolas.

Seminário de Psicologia da Educação

Numa ação conjunta da DGE e da Ordem dos Psicólogos Portugueses decorreu, nos dias 3 e 4 de dezembro, no Forum Altice, em Braga, o Seminário Psicologia da Educação. Estiveram presentes psicólogos, professores e outros profissionais das áreas da educação e do emprego, tendo sido registada a presença de mais de 800 participantes, nomeadamente dos Centros Euroguidance da República Checa e da Lituânia. 

Residências Artísticas nas Escolas | 2019

No passado dia 4 de dezembro, realizou-se no foyer do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, a Cerimónia de Apresentação da 2.ª Edição do projeto «R-A Residências Artísticas | 2018-19», que traduz uma iniciativa interministerial entre as áreas da Educação e da Cultura para levar a música, a dança e o teatro a escolas de norte a sul do país. 

Nova série do Magazine do Desporto Escolar

A nova série do Magazine do Desporto Escolar começou a ser emitida dia 2 de dezembro na RTP 2. As modalidades, as competições, mas também os atletas de relevo no panorama desportivo e que começaram as suas carreiras no Desporto Escolar e muitas curiosidades sobre o Desporto Escolar são os temas desta nova série onde serão, ainda, abordadas as regras de várias modalidades.

Notícias do Plano Nacional de cinema

No mês de dezembro assinalamos a realização da 3.ª Conferência do PNC, na Cinemateca Portuguesa, no passado dia 17 de novembro. Destacamos duas novas iniciativas autárquicas, em Leiria e em Sintra, que pretendem desenvolver programas na área da literacia para o cinema destinada às escolas. No âmbito do V Simpósio Fusões no Cinema, realizado em 23 e 24 de novembro, em São João da Madeira, damos destaque ao lançamento de uma publicação que aconselhamos: Fusões no Cinema: Educação, Didática e Tecnologia – Abordagens Teóricas e Metodológicas. Por último, realçamos as atividades desenvolvidas por escolas da Região Autónoma da Madeira, Montemor-o-Velho, Seixal, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia e Vila Franca de Xira.

A equipa do PNC, operacionalizada pela Direção-Geral da Educação, pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, deseja BOAS FESTAS a todas as equipas do PNC a nível de escola e às respetivas comunidades educativas.

Aprender com a BE - Miró

Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar

Professoras titulares de turma, juntamente com a professora Bibliotecária e a coordenadora da Biblioteca, desenvolveram uma atividade com o objetivo de levar os alunos a observar, analisar e interpretar obras de arte (Miró), envolvendo-os em referentes matemáticos, discursivos e estéticos.

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Informações às Escolas
 
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Publicações

O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.

Educação Pré-Escolar - A organização do espaço e dos materiais refletem os Fundamentos e Princípios da pedagogia para a infância? | Ana Azevedo, Liliana Marques, Maria da Conceição Baptista 2018

 

Estado da Educação 2017 | CNE 2018

 
Vídeo do mês
Práticas de IPI: O caso do Agrupamento de Escolas de Referência de Alapraia
 
Legislação em destaque
Direção-Geral da Educação:
- Legislação sobre Currículo
- Júri Nacional de Exames
- Educação Inclusiva
Outra legislação:

Resolução do Conselho de Ministros n.º 151/2018 - Diário da República n.º 225/2018, Série I de 2018-11-22
Presidência do Conselho de Ministros 
Procede à renovação do Programa Escolhas, para o período de 2019 a 2020, que compreende uma geração, integrando-o no Alto Comissariado para as Migrações, I. P.
Resolução do Conselho de Ministros n.º 154/2018 - Diário da República n.º 230/2018, Série I de 2018-11-29
Presidência do Conselho de Ministros 
Aprova a revisão da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2022.

Portaria n.º 308/2018 - Diário da República n.º 231/2018, Série I de 2018-11-30
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social 
Estabelece as adaptações ao disposto no Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, determinadas designadamente pelo n.º 1 do artigo 29.º do referido Decreto e pelo artigo 4.º da Portaria n.º 15/2013, de 15 de janeiro, com vista à operacionalização do sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente na CPL, I. P.
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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