João Marques da Costa, Secretário de Estado da Educação
O novo ano letivo assinala o arranque dos planos de ação estratégica nas escolas para promoção do sucesso escolar. A quase totalidade dos agrupamentos apresentou planos e a tutela está a afetar recursos para a sua execução, bem como a estimular as Comunidades Intermunicipais e Autarquias a promoverem um uso racional e complementar dos fundos disponíveis, numa lógica de interação profícua e rentável entre a sala de aula e as dimensões preditoras de insucesso que estão para além dos muros da escola.
Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar
Tendo em vista melhorar a qualidade da ação educativa, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, em continuidade com as anteriores, constituem-se como a referência para a construção e gestão do currículo na educação pré-escolar.
Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática e de Matemática A
As Orientações de Gestão Curricular para o Ensino Básico e as Orientações de Gestão Curricular para o Ensino Secundário visam constituir-se como documentos orientadores para a lecionação das disciplinas de Matemática e Matemática A e regem-se pelo Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico e pelo Programa e Metas Curriculares de Matemática A do Ensino Secundário, respetivamente.
Organização Modular do Programa e Metas Curriculares de Português e de Matemática A para os Cursos Científico-Humanísticos na modalidade de Ensino Recorrente
Com a entrada em vigor, a partir do ano de 2015/2016, dos Programa e Metas Curriculares de Português - Ensino Secundário e Programa e Metas Curriculares de Matemática A – Ensino Secundário, homologados pelo Despacho n.º 868-B/2014, de 20 de janeiro, procedeu-se à organização modular dos referidos Programas.
Pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (QRCCD)
A Direção-Geral da Educação (DGE) convida os/as professores/as interessados/as na pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (QRCCD) a efetuarem a pré-inscrição na ação de formação que antecederá o início desta iniciativa até ao dia 20 de setembro de 2016.
“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” - Sessões de Formação Regionais
A partir de 22 de setembro, irão ter início as Sessões de Formação Regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros para esta iniciativa.
Formação Acreditada eTwinning – Lamego (2016)
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Centro de Formação de Professores Lamego-Armamar-Resende-Tarouca, promove a 2.ª edição do curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.
8.ª Edição do Curso de Formação eTwinning acreditado
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE), promove a 8.ª edição do Curso eTwinning acreditado, no âmbito do projeto eTwinning, que irá decorrer entre os dias 03 e 31 de outubro de 2016.
2.ª Conferência do Plano Nacional de Cinema ˗ 2016-17
No início do ano letivo 2016-2017 considera-se oportuno fazer um balanço sobre a implementação do Plano Nacional de Cinema (PNC), refletir sobre a (s) experiência (s) adquirida (s) e, simultaneamente, perspetivar caminhos que devem ser traçados no novo ano letivo. Neste contexto, vai ter lugar, no dia 8 de outubro, a 2.a Conferência «Entre Espaços: a Escola e o Cinema».
Cursos de Outono 2016 na European Schoolnet e na Academia de Professores
Acabam de ser anunciados os cursos que irão decorrer no outono de 2016 na European Schoolnet e na Academia dos Professores. Estes cursos, gratuitos e totalmente em linha, destinam-se a professores dos ensinos básico e secundário, de qualquer disciplina.
RTP Ensina – Recursos de Português
O portal RTP Ensina partilha o desafio dos professores na educação e formação de alunos. Na preparação do ano escolar, disponibiliza os artigos produzidos que podem apoiar esse trabalho e acrescentar interesse às matérias curriculares.
Projeto Apps For Good 2016-17
No ano letivo 2016-17, o projeto Apps For Good, promovido pela ONG CDI com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), pretende envolver 100 escolas em Portugal. Neste projeto, os alunos, em trabalho de equipa, identificam problemas sociais com os quais se deparam no seu dia a dia e desenvolvem soluções, através da criação de aplicações para dispositivos móveis e tablets.
RoboRAVE Ibérica 2016
Entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2016, irá decorrer em Badajoz, na Feria Badajoz IFEBA, o RoboRAVE Ibéria 2016.
A organização do evento está a cargo do Parque Científico e Tecnológico da Extremadura, da Universidade de Badajoz e da equipa "O Robot Ajuda!", do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide.
Escolas Portuguesas distinguem-se em competições de Robótica
Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Robótica, diversas escolas portuguesas participaram no Campeonato Mundial de Robótica – Robocup 2016, que decorreu entre os dias 30 de junho e 4 de julho, na cidade de Leipezig, na Alemanha. O evento recebeu 33 ligas a concurso, sendo que várias equipas Portuguesas participaram em algumas delas e Portugal foi o terceiro país com maior número de participantes em ligas júnior.
57.ªs Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) 2016
A 57.ª edição das OIM realizou-se em Hong Kong, de 6 a 16 de julho, e contou com mais de 600 jovens provenientes de 112 países. A equipa que representou Portugal conquistou uma medalha de bronze e cinco menções honrosas.
Jovens portugueses ganham medalhas nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra no Japão
A equipa portuguesa, constituída pelos estudantes Diogo Nascimento da Escola Básica e Secundária de Murça, Marcos Freitas do Colégio da Rainha Santa Isabel de Coimbra e Alexandre Afonso da Escola Secundária Adolfo Portela de Águeda, obteve excelentes resultados nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra – IESO 2016, que se realizaram em Tzu, Mie, Japão.
Resultado das candidaturas ao Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme, em Inglês
Concluído o processo de candidatura ao Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme, em Inglês, para agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do território continental, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga os resultados.
Regresso às aulas em segurança
Com o novo ano letivo à porta, a Direção-Geral do Consumidor renova a brochura informativa “Regresso às aulas em segurança” que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas 2016-2017.
5.º Ciclo de Conferências “O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais”
Com vista à avaliação global das conferências realizadas, no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), foi elaborado um inquérito por questionário, através do qual se procurou auscultar o modo como os participantes percecionaram e vivenciaram estes momentos formativos, parte integrante do PEEA.
Resultados das Candidaturas - Centros de Formação Desportiva e Grupos-Equipa Nível III
Após análise de todas as candidaturas ao projeto dos Centros de Formação Desportiva e Grupos-Equipa de Nível III são divulgadas as escolas e escolas não agrupadas selecionadas para o ano letivo 2016/2017.
Atividades do Agrupamento de Escolas dos Carvalhos
O Agrupamento de Escolas dos Carvalhos, integrado num projeto de Parcerias entre Escolas no âmbito do programa europeu ERASMUS +, subordinado ao tema - Imigração Estereótipos e Racismo (ISAR), realizou várias atividades ao longo do ano letivo, quer a nível de escola quer conjuntamente com as escolas parceiras, nomeadamente de: Espanha, Itália, Grécia, Letónia e Turquia.
Entre as atividades desenvolvidas destaca-se um vídeo produzido pelos alunos no âmbito do workshop - A nossa reflexão sobre Imigração, Estereótipos e Racismo.
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
Publicações
O Centro de Documentação e Informação em Educação publica regularmente um boletim bibliográfico. Consulte a última edição nesta ligação.
Pedagogia de formação on-line multinacional em tempo real para Blended Learning O projeto European Blended Learning and HDR Photography apresenta um estudo, disponível para download em 6 línguas (checo, inglês, alemão, húngaro, italiano e português), sobre Pedagogia de formação em linha multinacional em tempo real para Blended Learning (ensino misto com a inclusão de webinars).
“As crianças, as notícias e o conhecimento do Mundo”, Patrícia Silveira in S. Pereira & M. Toscano (Eds.) (2015). Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 3º Congresso, Braga: CECS. pp. 387-398.