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Documentos de Referência

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Documentos de Referência

Este guião prático Planeamento e Avaliação de Projetos, de Luís Antunes Capucha, editado em abril de 2008 pelo Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, atual Direção-Geral da Educação, pretende apoiar os profissionais de ensino nos procedimentos relativos ao planeamento e avaliação dos projetos nas escolas.

Planeamento e avaliação de projetos - Guião Prático


EDUCAÇÃO EM QUATRO DIMENSÕES: AS COMPETÊNCIAS QUE OS ALUNOS DEVEM TER PARA ATINGIR O SUCESSO

Charles Fadel, presidente do Center for Curriculum Redesign e professor convidado da Universidade de Harvard, é o autor do livro “Educação em quatro dimensões: As competências que os alunos devem ter para atingir o sucesso”, que foi traduzido para português e publicado no Brasil, em novembro de 2016, em parceria com o Instituto Ayrton Sena.

O livro aborda a necessidade de se reverem os currículos escolares, tendo em conta as competências necessárias para a vida no século XXI, defendendo uma educação ligada à criatividade, ao pensamento crítico, à comunicação e à colaboração, associadas à dimensão socio-emocional nomeadamente a características como o mindfulness, a curiosidade, a resiliência, a coragem, a ética e a liderança, para a construção de uma humanidade sustentável.

Educação em Quatro Dimensões - Instituto Ayrton Sena


Publicações Comissão Europeia

Foi publicado pela Comissão Europeia o relatório “Monitor da Educação e da Formação” de 2016, cuja publicação anual se baseia numa vasta série de fontes quantitativas e qualitativas, nomeadamente: dados do Eurostat, estudos e inquéritos da OCDE, análises de sistemas educativos levadas a cabo pela rede Eurydice, análises quantitativas de conjuntos de dados e redes universitárias.

Este relatório visa aferir a evolução dos sistemas de ensino e formação na UE, contribuindo para o cumprimento dos objetivos no domínio da educação e da formação da estratégia Europa 2020, da estratégia geral desta comissão em prol do crescimento e do emprego, do semestre europeu e do ciclo de coordenação da política económica e financeira.

Education and Training Monitor 2016 (EN)

Relatório Monitor da Educação e da Formação” de 2016 - Portugal  (PT)

Ficha de Informação Monitor da Educação e da Formação” de 2016 - Portugal  (PT)


Publicações OCDE

Education at a Glance 2016 OECD Indicators Education (EN)

Foi publicado o relatório da OCDE, Education at a Glance 2016. Este documento é uma fonte de referência sobre o estado da educação no mundo. O relatório disponibiliza dados chave/essenciais sobre os resultados das instituições educativas; o impacto das aprendizagens nos diversos países;  os recursos humanos e financeiros investidos/afetos à na educação (o investimento em recursos humanos e financeiros na área da educação); o acesso, frequência e progresso na educação; o ambiente de aprendizagem e a  organização das escolas.

Education at a Glance 2016 OECD Indicators  Summary (EN)

Education at a Glance 2016 Portugal Country Note (EN)

How do Early Childhood Education Systems Differ Around the World? (EN)
OECD (2016), “Indicator C2 How do Early Childhood Education Systems Differ Around the World?”, in Education at a Glance 2016: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris.

How teachers teach and students learn (EN)
Echazarra, A. et al. (2016), “How teachers teach and students learn: Successful strategies for school”, OECD Education Working Papers, No. 130, OECD Publishing, Paris.

Student Learning Time (EN)
Gromada, A. and C. Shewbridge (2016), “Student Learning Time: A Literature Review”, OECD Education Working Papers, No. 127, OECD Publishing, Paris.

What Makes a School a Learning Organisation (EN)
(Kools, M. and Stoll L. (2016), “What Makes a School a Learning Organisation?”, OECD Education Working Papers, No. 137, OECD Publishing, Paris.)

Fostering social and emotional skills through families, schools and communities (EN)
Ikesako, H. and K. Miyamoto (2015), “Fostering social and emotional skills through families, schools and communities:Summary of international evidence  and implication for Japan's educational practices and research”, OECD Education Working Papers, No. 121, OECD Publishing, Paris.


Na Catalunha cerca de 500 escolas estão a alterar o modelo de ensino tradicional, transmissor do conhecimento, para permitir que as crianças e os jovens desfrutem de experiências de aprendizagem relevantes e significativas, de modo a que se tornem indivíduos autónomos com uma vida plena.

Saber mais…


“Viaje a la escuela del siglo XXI”

“Viaje a la escuela del siglo XXI” Así trabajan los colegios más innovadores del mundo - es un proyecto educativo que identifica las escuelas más innovadoras del mundo para comprender aquellas metodologías clave que están cambiando la educación.

“Viaje a la escuela del siglo XXI” (ES)

ALFREDO HERNANDO | VIAJE A LA ESCUELA DEL SIGLO XXI | FUNDACIÓN TELEFÓNICA


 Top 100 Innovación 2016

El Top 100 Innovación 2016 (ES) - “Educar para la sociedad digital” es un proyecto de Fundación Telefónica que cuenta con la colaboración de UpSocial y la participación de Ashoka y el Instituto de Innovación Social de ESADE.


Education and Training – European Commission

As conclusões do Grupo de Trabalho para a Política Educativa no âmbito da Agenda para a Educação e Formação 2020 da União Europeia, que se debruçou em 2014 e 2015  sobre as questões do abandono escolar, resultaram num conjunto de produtos que apresentam a necessidade de se adotar uma abordagem integrada para a prevenção do abandono escolar.

Filme sobre prevenção do abandono escolar

Recurso

European Toolkit for Schools Promoting Inclusive Education and Tackling Early School Leaving

Este recurso fornece-lhe uma grande variedade de materiais elaborados com o objetivo de ajudar as escolas, explorando temas relacionadas com a gestão escolar, os professores, os alunos, os pais e o envolvimento de parceiros.

Publicações

Para saber mais: http://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/expert-groups/2014-2015/index_en.htm