Está aqui

Documentação de Referência

Documentação de Referência

Referencial de Educação para o Risco (RERisco)

Referencial de Educação para o Risco (RERisco)


Módulo "Cidadania e Segurança"

Este módulo foi desenvolvido pela DGIDC sob a coordenação da Equipa de Missão para a Segurança Escolar, visou promover nos alunos atitudes e comportamentos de civilidade e segurança. (ver Histórico)


Manual que recomenda que a temática da segurança esteja integrada no Projeto Educativo da escola, tendo em vista uma melhor sensibilização de todos e contribuir para desenvolver um comportamento coletivo de segurança.
É objetivo do Manual de Utilização, Manutenção e Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos de educação e de ensino a encontrar, em cada escola, soluções apropriadas à resolução dos problemas que se colocam em termos da segurança de pessoas e bens.


 

Manual da Inspeção-Geral da Educação que visa o desenvolvimento de uma cultura de segurança e bem-estar na escola.

 


O Plano de Acão para a Segurança Infantil (PASI) enquadra-se no projeto Europeu Child Safety Action Plan (CSAP), coordenado pela Aliança Europeia de Segurança Infantil (ECSA) sob orientação de uma Comissão de Especialistas, constituída por representantes da Organização Mundial da Saúde, da Aliança Europeia de Saúde Pública, da UNICEF e das Universidades de Keele e West of England (Reino Unido) e que conta com apoio da Comissão Europeia.
Fundamentação: Conhecer os riscos, Criar ambientes seguros, Minimizar os acidentes.
Pretende abranger os diversos ambientes que as crianças frequentam diariamente (rodoviário, casa, escola, …).
Uma das áreas de intervenção prioritárias: Segurança nos espaços exteriores e envolventes dos espaços educativos / escolares


Manual coeditado (4ª edição) pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, com vista a fornecer instrumentos de trabalho conducentes a que as escolas tracem diretrizes para uma atuação correta e organizada, face a uma eventual situação de emergência.


 

Editado pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, destina-se a incrementar os conhecimentos dos cidadãos em matéria de medidas de autoproteção, quando confrontados com os principais acidentes que podem ocorrer em casa.
O Manual tem como objetivo a criação, de uma cultura de prevenção, tendo em atenção os diferentes tipos de acidente, indicando, para cada caso, os procedimentos a adotar antes, durante e depois, caso se venha a verificar alguma daquelas ocorrências.