View this email in your browser
Nota de Abertura

Inclusão e Sucesso de alunos migrantes

Os movimentos migratórios das últimas décadas têm colocado desafios constantes às escolas, devido à heterogeneidade sociocultural e à diversidade linguística da população escolar. Nos últimos anos, aumentou acentuadamente o número de alunos de nacionalidade estrangeira matriculados no sistema de ensino português, muitos dos quais não conhecem ou dominam a língua portuguesa. A integração destes alunos é determinante para o seu desenvolvimento social e humano e para o sucesso das políticas de imigração e, bem assim, para o desenvolvimento do País e para a coesão social.
Artigo de Opinião

Educação STEAM: Potencialidades e desafios


 Mónica Baptista
 Professora Associada com Agregação
 Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 



O acrónimo STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics - foi introduzido, em 2006, por Georgette Yakman, nos EUA, no quadro do seu doutoramento. O STEAM é um derivado do acrónimo STEM proposto nos anos 90, também nos EUA, pela National Science Foundation (NSF). A introdução do STEAM esteve sobretudo associada à necessidade de dar resposta a uma das críticas do STEM, relacionada com a exclusão de várias áreas do saber do acrónimo original. Assim, incluir no STEM as Arts representa a integração de outras áreas, como Artes Visuais, Filosofia, História, Línguas, Psicologia, Sociologia, etc.

Publicações recentes


 

 
Trends Shaping Education 2025, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), apresenta uma análise aprofundada das tendências globais que impactam a educação.
 

 
O relatório Estado da Educação 2023, publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2024, oferece uma análise abrangente do sistema educativo português, destacando avanços, desafios e propondo reflexões para o futuro.

Notícias DGE


No quadro das medidas de política educativa promotoras da integração e inclusão de alunos migrantes, foram produzidos novos documentos orientadores e de posicionamento.
O evento de lançamento da 5.ª edição da Academia Digital para Pais decorreu no passado dia 20 de janeiro, no AE Templários, em Tomar.
Divulgam-se as notas informativas referentes à contratação de mediadores linguísticos e culturais pelas escolas, bem como às orientações para o Nível Zero e os modelos de testes de posicionamento.
Foram divulgadas as Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas, bem como as respetivas folhas informativas destinadas aos diretores de Agrupamentos de Escolas (AE), docentes, alunos e encarregados de educação.
A Academia das Ciências de Lisboa promove o Concurso «Simetrias das calçadas de Lisboa» que visa premiar cinco (5) propostas para cinco (5) padrões de simetrias em falta na calçada portuguesa da cidade.
No passado dia 9 de janeiro foram divulgados os projetos vencedores dos Prémios Nacionais eTwinning 2024 atribuídos nas sete categorias galardoadas.
O prazo de submissão de candidaturas à fase regional do concurso "A Ética na Vida e no Desporto" decorrerá de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025.
No próximo dia 19 de fevereiro, quarta-feira, das 19h00 às 20h00, decorrerá mais uma sessão das “Partilhas à Quarta”, desta vez dedicada à implementação de cenários de aprendizagem com recurso aos Laboratórios de Educação Digital (LED). 
Sendo a educação física um novo domínio das OCEPE, esta publicação surge da necessidade de disponibilizar aos/às educadores/as de infância ferramentas de suporte à sua ação educativa, no domínio da educação física. 
Em estudoautonomo.dge.mec.pt estão disponíveis diversas tipologias de conteúdos, nomeadamente, guiões de trabalho autónomo, videoaulas, glossários e outros conteúdos para estudo autónomo, inclusivamente para alunos que não dominam a língua portuguesa.
Decorrente do término das inscrições relativas ao Projeto Complementar "Liga Jr. NBA",  resultante de uma parceria estabelecida entre o Desporto Escolar, a NBA e a FPB, divulgamos as Escolas selecionadas para a edição 2024-2025.
No âmbito do projeto SCIREARLY, a DGE realizou no passado dia 23 de janeiro um seminário dialógico na escola sede do AE de São Julião da Barra, Oeiras, a fim de se refletir sobre a importância de uma educação de infância de qualidade.
O Plano Nacional de Formação de Jovens Árbitros Escolares (PNFJAE) continua a destacar-se como um pilar essencial na formação desportiva de jovens.
A DGE em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) convidam os docentes, as crianças e os alunos, da educação pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico, a participarem no desafio do Raposa Chama.

Outras notícias da Educação


Encontram-se a decorrer as inscrições para o curso formato MOOC “Educação do solo: uma abordagem STEM integrada”, promovido pela European Schoolnet Academy, que irá decorrer de 3 de março a 9 de abril de 2025.
A Rede Eurydice apresenta a terceira edição dos Números-chave sobre o estado da educação de infância em toda a Europa. O relatório retrata a situação atual da educação de infância nos 37 países europeus.
A Fundação da Juventude lança o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores 2025 fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores de cariz tecnológico, social, criativo, cultural e ambiental.
Ainda se pode inscrever no MOOC Child Online Safety: What Educators need to know, um curso promovido pelo projeto Better Internet for Kids.

Boas Práticas


 

 
O Projeto Hypatiamat (PH) nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na disciplina de matemática, tendo vindo a ser apoiado pela DGE. O principal objetivo do PH consiste em promover a excelência no ensino/aprendizagem, nesta disciplina, e, consequente, desenvolvimento do sucesso escolar dos alunos do Pré-Escolar/Ensino Básico.
 

 
No âmbito da Academi@ STEM Mangualde, uma iniciativa pioneira de promoção da educação científica e tecnológica, foi realizada uma atividade interdisciplinar em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). Sob a questão-problema “Será possível (re)introduzir trutas no Rio Dão?”, alunos do 8.º ano e do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEC, trabalharam de forma colaborativa para investigar a viabilidade de repovoamento de trutas em troços do rio Dão, em Alcafache.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo



 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.

desde 2016

Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
Sítio web
Correio eletrónico
Facebook
Twitter
YouTube