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Nota de Abertura

Plano de Ação para Competências Básicas (Union Skills)

A Comissão Europeia (CE) apresentou, em março de 2025, o plano “Union Skills”, uma estratégia para enfrentar as lacunas de competências e de mão-de-obra na União Europeia (UE).  Este plano de ação define passos de curto a médio prazo para melhorar as competências básicas em leitura, matemática, ciências, competências digitais e cidadania, desde a educação pré-escolar até à aprendizagem ao longo da vida.  Os seus objetivos incluem a melhoria do ensino e a aprendizagem de competências básicas, o suporte aos educadores e professores e a criação de ambientes de apoio.

Deste modo, pretende-se a capacitação das pessoas com as competências necessárias para o desenvolvimento profissional, a abordagem do desequilíbrio de género e ajudar as empresas europeias a encontrar os trabalhadores de que necessitam.
Artigo de Opinião

Acolhimento de alunos migrantes: experiências e desafios


 Fausto Caels
 ESECS / Politécnico de Leiria
 CELGA-ILTEC / Universidade de Coimbra 



O sistema educativo português acolhe atualmente 140 mil alunos estrangeiros, o que corresponde a cerca de 14% do total de alunos matriculados no ensino básico e secundário. Esta realidade tem um forte impacto na vida das escolas. Mais do que realçar desafios e dificuldades, importa valorizar o muito que todos os dias se faz nesta área.
 

 
A discussão sobre o que se lê e quanto se lê, sobre o como se lê e que vantagens se tira do suporte de leitura, dificilmente conduz a consensos. É que ler é uma atividade de uma complexidade cognitiva alta, as tarefas de leitura são diversas como são os objetivos que as guiam, os materiais de leitura são muito distintos entre si.

Notícias DGE


O Projeto European Teacher Education Program - EPRIME, do qual a DGE é parceira, irá participar no World Teacher Games 2025, promovido pela International School Sport Federation, de 5 a 10 de maio, em França. 
Esta iniciativa prevê o envolvimento de crianças e jovens de vários países do mundo na subscrição de uma carta aberta às Nações Unidas, para que os Estados Membros se comprometam com a proteção de 30% do oceano até 2030.
Apostando na diversificação de conteúdos educativos digitais, os Cadernos Temáticos Digitais estão disponíveis exclusivamente na plataforma estudoautonomo.dge.mec.pt.
Estão abertas as inscrições para a AFCD destinada a educadores/as e docentes do 1.º ciclo do EB inserida do domínio da Segurança Rodoviária.
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, promove o Encontro Nacional de Cidadania Digital - Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, no dia 14 de maio de 2025.
Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o Concurso Nacional de Jornais Escolares 2024-25, promovido pelo PÚBLICO na Escola.
A cidade das Caldas da Rainha foi o cenário da 19.ª edição do MEGA SPRINTER, nos dias 28 e 29 de março, reunindo cerca de 800 alunos de todo o país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.
Decorreu, no mês de março, a cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável - 7.ª Edição - que contou com 145 presenças em Gaia e 143 em Lisboa foi o corolário da mais recente edição do Selo Escola Saudável. 
A Direção-Geral da Educação promove a ação de formação de curta duração “Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho: inter-relação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”.
No contexto da Iniciativa “Dignidade Menstrual”, irá dar-se início à entrega dos produtos de higiene menstrual nas escolas. Divulga-se o calendário de entrega por concelho.
No dia 26 de março, o AE de Alvalade organizou uma conferência e homenagem a Carlos Lopes, assinalando os 40 anos da sua histórica conquista da medalha de ouro na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Decorreu no dia 21 de março, no AE Gabriel Pereira, em Évora, o 2.º Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE), reunindo alunos, professores e especialistas.
No âmbito do protocolo entre a Direção-Geral da Educação e a Fórum Oceano, o Desporto Escolar esteve representado na cerimónia de certificação das novas Estações Náuticas.
Segundo o mais recente Relatório PISA, Portugal, juntamente com a Finlândia e os Países Baixos, é destacado como um dos três países membros da OCDE com as menores taxas de alunos a passar fome.
No âmbito da 13.ª edição da Operação 7 Dias com os Media, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) promove uma masterclass aberta à comunidade.
A convite da direção de algumas escolas, o Presidente do JNE participou em sessões plenárias de esclarecimento, sobre diversos aspetos da avaliação externa das aprendizagens.

Outras notícias da Educação


A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) está a organizar as Olimpíadas de Robótica que se realizam no dia 9 de maio de 2025, no Pavilhão do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro.
Com o objetivo de reforçar a consciencialização ambiental na comunidade educativa, a Fundação Repsol lançou os Prémios Zinkers, uma iniciativa que visa promover e reconhecer o esforço e empenho de docentes, alunos e escolas na transição ecológica.
A European Schoolnet Academy divulga o primeiro MOOC (Massive Open Online Course) do projeto Agile Edu: “Ensino e aprendizagem baseados em dados: um caminho para a ação e a inclusão”.
No Dia Mundial das Doenças Raras foi divulgado o Plano de Ação para as Doenças Raras: da estratégia à Pessoa 2025-2030, já entregue ao Ministério da Saúde.
Nova edição da formação de promoção da saúde mental das crianças e suas famílias dirigido a educadores de infância, professores e outros profissionais da educação, da saúde e da intervenção social.
Playful Learning, Data Literacy and Wellbeing: A New Approach to Education é o título do 9.º podcast divulgado pela EUN, no âmbito do projeto AgileEDU.

Boas Práticas


 

 
A turma 4V2, do Centro Escolar de Viatodos, do Agrupamento de Escolas Vale D’Este, foi a Barcelona entre os dias 17 e 20 de março, através do Projeto Erasmus+, onde passaram duas manhãs na Escola Ramon Llull e as tardes a visitar alguns dos monumentos.
 

 
Como consabido, em pleno século XXI, o contexto escolar enfrenta inúmeros desafios! Por exemplo, o crescente aumento, desde que há registo, de situações de bullying ou de ciberbullying é uma realidade, na esfera nacional e regional.
 

 
O projeto "Mundo Mágico do Recreio", realizado e desenvolvido pela Escola da Alumieira, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Esgueira, procura transformar o espaço de recreio em um ambiente mais inclusivo, lúdico e educativo para todos os seus alunos, do ensino pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade.
 

 
A Academi@ STEM Mangualde continua a dinamizar experiências de aprendizagem inovadoras, aproximando os alunos do mundo real da ciência e da tecnologia.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo



 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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