Nota de Abertura
Plano de Ação para Competências Básicas (Union Skills)
A Comissão Europeia (CE) apresentou, em março de 2025, o plano “Union Skills”, uma estratégia para enfrentar as lacunas de competências e de mão-de-obra na União Europeia (UE). Este plano de ação define passos de curto a médio prazo para melhorar as competências básicas em leitura, matemática, ciências, competências digitais e cidadania, desde a educação pré-escolar até à aprendizagem ao longo da vida. Os seus objetivos incluem a melhoria do ensino e a aprendizagem de competências básicas, o suporte aos educadores e professores e a criação de ambientes de apoio.
Deste modo, pretende-se a capacitação das pessoas com as competências necessárias para o desenvolvimento profissional, a abordagem do desequilíbrio de género e ajudar as empresas europeias a encontrar os trabalhadores de que necessitam.
|
|
Artigo de Opinião
Acolhimento de alunos migrantes: experiências e desafios

Fausto Caels
ESECS / Politécnico de Leiria
CELGA-ILTEC / Universidade de Coimbra
O sistema educativo português acolhe atualmente 140 mil alunos estrangeiros, o que corresponde a cerca de 14% do total de alunos matriculados no ensino básico e secundário. Esta realidade tem um forte impacto na vida das escolas. Mais do que realçar desafios e dificuldades, importa valorizar o muito que todos os dias se faz nesta área.
|
|
A discussão sobre o que se lê e quanto se lê, sobre o como se lê e que vantagens se tira do suporte de leitura, dificilmente conduz a consensos. É que ler é uma atividade de uma complexidade cognitiva alta, as tarefas de leitura são diversas como são os objetivos que as guiam, os materiais de leitura são muito distintos entre si.
|
|
O Projeto European Teacher Education Program - EPRIME, do qual a DGE é parceira, irá participar no World Teacher Games 2025, promovido pela International School Sport Federation, de 5 a 10 de maio, em França.
|
|
|
Esta iniciativa prevê o envolvimento de crianças e jovens de vários países do mundo na subscrição de uma carta aberta às Nações Unidas, para que os Estados Membros se comprometam com a proteção de 30% do oceano até 2030.
|
|
|
Apostando na diversificação de conteúdos educativos digitais, os Cadernos Temáticos Digitais estão disponíveis exclusivamente na plataforma estudoautonomo.dge.mec.pt.
|
|
|
Estão abertas as inscrições para a AFCD destinada a educadores/as e docentes do 1.º ciclo do EB inserida do domínio da Segurança Rodoviária.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, promove o Encontro Nacional de Cidadania Digital - Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, no dia 14 de maio de 2025.
|
|
|
A cidade das Caldas da Rainha foi o cenário da 19.ª edição do MEGA SPRINTER, nos dias 28 e 29 de março, reunindo cerca de 800 alunos de todo o país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.
|
|
|
Decorreu, no mês de março, a cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável - 7.ª Edição - que contou com 145 presenças em Gaia e 143 em Lisboa foi o corolário da mais recente edição do Selo Escola Saudável.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação promove a ação de formação de curta duração “Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho: inter-relação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento”.
|
|
|
No contexto da Iniciativa “Dignidade Menstrual”, irá dar-se início à entrega dos produtos de higiene menstrual nas escolas. Divulga-se o calendário de entrega por concelho.
|
|
|
No dia 26 de março, o AE de Alvalade organizou uma conferência e homenagem a Carlos Lopes, assinalando os 40 anos da sua histórica conquista da medalha de ouro na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
|
|
|
Decorreu no dia 21 de março, no AE Gabriel Pereira, em Évora, o 2.º Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE), reunindo alunos, professores e especialistas.
|
|
|
No âmbito do protocolo entre a Direção-Geral da Educação e a Fórum Oceano, o Desporto Escolar esteve representado na cerimónia de certificação das novas Estações Náuticas.
|
|
|
Segundo o mais recente Relatório PISA, Portugal, juntamente com a Finlândia e os Países Baixos, é destacado como um dos três países membros da OCDE com as menores taxas de alunos a passar fome.
|
|
|
No âmbito da 13.ª edição da Operação 7 Dias com os Media, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) promove uma masterclass aberta à comunidade.
|
|
|
A convite da direção de algumas escolas, o Presidente do JNE participou em sessões plenárias de esclarecimento, sobre diversos aspetos da avaliação externa das aprendizagens.
|
|
|
Outras notícias da Educação
|
|
A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) está a organizar as Olimpíadas de Robótica que se realizam no dia 9 de maio de 2025, no Pavilhão do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro.
|
|
|
Com o objetivo de reforçar a consciencialização ambiental na comunidade educativa, a Fundação Repsol lançou os Prémios Zinkers, uma iniciativa que visa promover e reconhecer o esforço e empenho de docentes, alunos e escolas na transição ecológica.
|
|
|
A European Schoolnet Academy divulga o primeiro MOOC (Massive Open Online Course) do projeto Agile Edu: “Ensino e aprendizagem baseados em dados: um caminho para a ação e a inclusão”.
|
|
|
No Dia Mundial das Doenças Raras foi divulgado o Plano de Ação para as Doenças Raras: da estratégia à Pessoa 2025-2030, já entregue ao Ministério da Saúde.
|
|
|
Nova edição da formação de promoção da saúde mental das crianças e suas famílias dirigido a educadores de infância, professores e outros profissionais da educação, da saúde e da intervenção social.
|
|
|
Playful Learning, Data Literacy and Wellbeing: A New Approach to Education é o título do 9.º podcast divulgado pela EUN, no âmbito do projeto AgileEDU.
|
|
|
A turma 4V2, do Centro Escolar de Viatodos, do Agrupamento de Escolas Vale D’Este, foi a Barcelona entre os dias 17 e 20 de março, através do Projeto Erasmus+, onde passaram duas manhãs na Escola Ramon Llull e as tardes a visitar alguns dos monumentos.
|
|
Como consabido, em pleno século XXI, o contexto escolar enfrenta inúmeros desafios! Por exemplo, o crescente aumento, desde que há registo, de situações de bullying ou de ciberbullying é uma realidade, na esfera nacional e regional.
|
|
O projeto "Mundo Mágico do Recreio", realizado e desenvolvido pela Escola da Alumieira, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Esgueira, procura transformar o espaço de recreio em um ambiente mais inclusivo, lúdico e educativo para todos os seus alunos, do ensino pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade.
|
|
A Academi@ STEM Mangualde continua a dinamizar experiências de aprendizagem inovadoras, aproximando os alunos do mundo real da ciência e da tecnologia.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|