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Nota de Abertura

Plano 21|23 Escola+ 

Passados dois anos letivos marcados por uma crise pandémica sem precedentes que afetou todos os sistemas educativos mundiais, o cancelamento das atividades letivas presenciais nos estabelecimentos de ensino em Portugal por dois períodos distintos deixou marcas no que seriam as aprendizagens expectáveis para o sucesso integral de cada aluno. Apesar das várias iniciativas encetadas pelo sentido de missão das escolas e dos seus docentes, o impacto da mudança abrupta do ensino presencial para um ensino a distância afetou particularmente os alunos que já se encontravam em situação de fragilidade, para os quais todos os esforços envidados não foram, contudo, suficientes face às lacunas entretanto evidenciadas. 
 
Artigo de Opinião

Cidadania Ambiental e Ativismo Juvenil

Pedro Reis – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa





Este artigo apresenta uma abordagem educativa que permite aos alunos e aos seus professores, em colaboração com as comunidades, assumirem um papel de cidadãos críticos, mobilizados contra os problemas ambientais e implicados ativamente na melhoria da sociedade.
 

Notícias


Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+. Neste contexto, foi construído um sítio online (https://escolamais.dge.mec.pt/).
Foi publicado o Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho, que procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.
Foi publicada o Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, que
Aprova o Plano 21|23 Escola+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens.
Foi publicado o Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho, que aprova os calendários escolares para o ano letivo de 2021-2022. O calendário escolar constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar.
No dia 17 julho 2021 realiza-se a I Conferência Nacional Educação STEM, organizada pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pelas 9.30h. O evento decorrerá online
Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade é a segunda edição do MOOC TIA (Massive Open Online Course) desenvolvido pela DGE, com início a 6 de setembro de 2021, na Plataforma NAU.
Entre os dias 19 e 22 de julho, participe no “XX Encontro das TIC na Educação”, um curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, da iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS).
O professor Daniel Sampaio, a professora Ivone Patrão e a DGE, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”.
O projeto - SUPPORT TO ADDRESS SCHOOL FAILURE AND DROP OUT IN EDUCATIONAL AREAS OF PRIORITY INTERVENTION (TEIP) IN PORTUGAL - encontra-se em implementação desde novembro de 2019.
O elemento central desta exposição a vídeo-escultura da autoria de Werner Klotz, intitulada “Candelabro ASM”.
Os cursos, organizados pela @European Schoolnet Academy, #Scientix e #STEAMIT_project, têm uma reedição neste ano de 2021, que decorrerá entre os dias 25 de outubro e 1 dezembro.
A DGE tem o prazer de divulgar a lista das histórias vencedoras da 12.ª edição do concurso "Conta-nos uma história", produzidas por crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º CEB.
Na sequência do VIII Seminário de Psicologia da Educação, a DGE partilha as videoconferências, que se encontram disponíveis no canal Youtube da OPP e na página da Psicologia e Orientação em Contexto Escolar do site da DGE.
A Direção Geral de Educação evoca a memória de Aristides Sousa Mendes (Cônsul de Portugal em Bordéus), que a 17 de junho de 1940 decidiu emitir vistos aos refugiados perseguidos pelo regime nazi.
Já são conhecidos os vencedores da edição 2020/2021 do concurso Media@ção. A DGE agradece o empenho de alunos e professores e felicita todos pela participação expressiva.
V Edição do International School Cartoon Festival de Tondela
O Direito à Educação é o tema escolhido para a V Ed. do International School Cartoon Festival de Tondela, evento organizado pelo AETCF, em parceria com o Município de Tondela.
Desafios SeguraNet 2020/2021 - Classificação Final das Escolas
A DGE promove, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o concurso anual “Desafios SeguraNet”. A classificação final das escolas vencedoras deste concurso já se encontra disponível.
Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania
Em junho, foram eleitas 3 candidaturas, apresentadas por escolas, no âmbito  do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania. Conheça as candidaturas que transitaram para a segunda fase.
A Rede de Escolas Magalhânicas - REM tem como finalidade celebrar o legado da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, favorecendo a “prática de dinâmicas inter-, multi- e transdisciplinares”. O desenvolvimento destas atividades converge com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a promoção de uma atitude cívica individual, alicerçada na Dignidade Humana e na defesa dos Direitos Humanos. Estimula ainda o relacionamento interpessoal e intercultural de acordo com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
 
 

 
Ao longo do mês de junho o Programa deu início a um ciclo de webinars temáticos dedicados à Educação Artística no Território, com o objetivo de valorizar a Educação Artística, a partir das necessidades e motivações de cada contexto e da sua identidade. Assim a 1 e 17 de junho realizaram-se dois webinars, o primeiro dedicado a Trás-os-Montes e o segundo ao Centro Interior do país; com o propósito de partilhar inquietações, ideias e experiências potenciadoras de diferentes práticas criativas em torno da educação, da arte e do território.
 

 
No último número de Boletim do presente ano letivo, e porque há muitas novas escolas inscritas no projeto, o destaque do PNC vai, por um lado, para a divulgação dos novos recursos: a plataforma em streaming e os dossiês pedagógicos PNC, que é importante divulgar para que chegue a todos. Por outro lado, continuamos a partilhar atividades e projetos cinematográficos desenvolvidos nas escolas, criando uma comunidade de partilha, e esperando que eles possam constituir-se como elementos de referência pedagógica para todos. 

Boas Práticas


 

 
O Projeto Space Messengers é uma colaboração virtual entre a Integrated School of the Arts de Taos, em Taos, Novo México, e a Escola Secundária Sebastião e Silva em Oeiras, moderada pelos artistas principais Agnes Chavez e Markus Dorninger. Este Projeto, proposto no âmbito do Clube de Ciência Viva da ESSS, foi uma experiência muito enriquecedora, em que se privilegiou a interdisciplinaridade, o trabalho em equipa, a criatividade e a aprendizagem ativa dos alunos. Do CCVnE estiveram envolvidos alunos dos 9.º e 12.º anos, Cristina Pinho (professora de Física e Coordenadora do CCVnE) e Ana Carla Oliveira (professora de Inglês e Equipa CCVnE), Coordenadora deste Projeto. 
Formação Europeia em CLIL
Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras

Boas Práticas
Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Torres Novas

Eventos Formativos
Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

Projetos das Turmas Golfinhos do Atlântico e Suricatas
Colégio do Castanheiro 

ILCE - "Encuentro de Educadores sin fronteras"
Professor Sérgio Machado

Escola Secundária de Emídio Navarro, Viseu

 
Publicações
 
        
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo
 

Saudável sem Fumo, Geração sem Tabaco!


Não fiques parad@... MEXE-TE uma beca!



Voluntariad(ON)! Nunca é tarde! 


Cuidar e prevenir, vida a sorrir! 


Saúde mental: sei reconhecer? 



Educação Artística no Território 


Educação Artística no Território (2.ª sessão) 


Outros vídeos a não perder (ou rever...)

Lançamento dos Jogos Seguranet


Seminário online - Capacitação Digital dos Docentes 



Evento de Alto Nível sobre Educação Digital 
 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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