Nota de Abertura
Plano 21|23 Escola+
Passados dois anos letivos marcados por uma crise pandémica sem precedentes que afetou todos os sistemas educativos mundiais, o cancelamento das atividades letivas presenciais nos estabelecimentos de ensino em Portugal por dois períodos distintos deixou marcas no que seriam as aprendizagens expectáveis para o sucesso integral de cada aluno. Apesar das várias iniciativas encetadas pelo sentido de missão das escolas e dos seus docentes, o impacto da mudança abrupta do ensino presencial para um ensino a distância afetou particularmente os alunos que já se encontravam em situação de fragilidade, para os quais todos os esforços envidados não foram, contudo, suficientes face às lacunas entretanto evidenciadas.
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Artigo de Opinião
Cidadania Ambiental e Ativismo Juvenil
Pedro Reis – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Este artigo apresenta uma abordagem educativa que permite aos alunos e aos seus professores, em colaboração com as comunidades, assumirem um papel de cidadãos críticos, mobilizados contra os problemas ambientais e implicados ativamente na melhoria da sociedade.
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Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+. Neste contexto, foi construído um sítio online (https://escolamais.dge.mec.pt/).
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Foi publicado o Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho, que procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.
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Foi publicado o Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho, que aprova os calendários escolares para o ano letivo de 2021-2022. O calendário escolar constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar.
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No dia 17 julho 2021 realiza-se a I Conferência Nacional Educação STEM, organizada pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pelas 9.30h. O evento decorrerá online.
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Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade é a segunda edição do MOOC TIA (Massive Open Online Course) desenvolvido pela DGE, com início a 6 de setembro de 2021, na Plataforma NAU.
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Entre os dias 19 e 22 de julho, participe no “XX Encontro das TIC na Educação”, um curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, da iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS).
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O professor Daniel Sampaio, a professora Ivone Patrão e a DGE, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”.
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O projeto - SUPPORT TO ADDRESS SCHOOL FAILURE AND DROP OUT IN EDUCATIONAL AREAS OF PRIORITY INTERVENTION (TEIP) IN PORTUGAL - encontra-se em implementação desde novembro de 2019.
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O elemento central desta exposição a vídeo-escultura da autoria de Werner Klotz, intitulada “Candelabro ASM”.
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Os cursos, organizados pela @European Schoolnet Academy, #Scientix e #STEAMIT_project, têm uma reedição neste ano de 2021, que decorrerá entre os dias 25 de outubro e 1 dezembro.
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A DGE tem o prazer de divulgar a lista das histórias vencedoras da 12.ª edição do concurso "Conta-nos uma história", produzidas por crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º CEB.
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A Direção Geral de Educação evoca a memória de Aristides Sousa Mendes (Cônsul de Portugal em Bordéus), que a 17 de junho de 1940 decidiu emitir vistos aos refugiados perseguidos pelo regime nazi.
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Já são conhecidos os vencedores da edição 2020/2021 do concurso Media@ção. A DGE agradece o empenho de alunos e professores e felicita todos pela participação expressiva.
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Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania
Em junho, foram eleitas 3 candidaturas, apresentadas por escolas, no âmbito do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania. Conheça as candidaturas que transitaram para a segunda fase.
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A Rede de Escolas Magalhânicas - REM tem como finalidade celebrar o legado da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, favorecendo a “prática de dinâmicas inter-, multi- e transdisciplinares”. O desenvolvimento destas atividades converge com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a promoção de uma atitude cívica individual, alicerçada na Dignidade Humana e na defesa dos Direitos Humanos. Estimula ainda o relacionamento interpessoal e intercultural de acordo com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
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Ao longo do mês de junho o Programa deu início a um ciclo de webinars temáticos dedicados à Educação Artística no Território, com o objetivo de valorizar a Educação Artística, a partir das necessidades e motivações de cada contexto e da sua identidade. Assim a 1 e 17 de junho realizaram-se dois webinars, o primeiro dedicado a Trás-os-Montes e o segundo ao Centro Interior do país; com o propósito de partilhar inquietações, ideias e experiências potenciadoras de diferentes práticas criativas em torno da educação, da arte e do território.
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No último número de Boletim do presente ano letivo, e porque há muitas novas escolas inscritas no projeto, o destaque do PNC vai, por um lado, para a divulgação dos novos recursos: a plataforma em streaming e os dossiês pedagógicos PNC, que é importante divulgar para que chegue a todos. Por outro lado, continuamos a partilhar atividades e projetos cinematográficos desenvolvidos nas escolas, criando uma comunidade de partilha, e esperando que eles possam constituir-se como elementos de referência pedagógica para todos.
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O Projeto Space Messengers é uma colaboração virtual entre a Integrated School of the Arts de Taos, em Taos, Novo México, e a Escola Secundária Sebastião e Silva em Oeiras, moderada pelos artistas principais Agnes Chavez e Markus Dorninger. Este Projeto, proposto no âmbito do Clube de Ciência Viva da ESSS, foi uma experiência muito enriquecedora, em que se privilegiou a interdisciplinaridade, o trabalho em equipa, a criatividade e a aprendizagem ativa dos alunos. Do CCVnE estiveram envolvidos alunos dos 9.º e 12.º anos, Cristina Pinho (professora de Física e Coordenadora do CCVnE) e Ana Carla Oliveira (professora de Inglês e Equipa CCVnE), Coordenadora deste Projeto.
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Formação Europeia em CLIL
Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras
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Boas Práticas
Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Torres Novas
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Eventos Formativos
Agrupamento de Escolas de Porto de Mós
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Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
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Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
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Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
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desde 2016
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