Nota de Abertura
SAÚDE EM EDUCAÇÃO
As escolas são um local crucial para promover a literacia em saúde ao abranger praticamente a totalidade das crianças e dos jovens em idade escolar e ao acompanhá-las durante um longo período temporal. Esta particularidade torna-as o ambiente perfeito para ações sustentáveis que visam o desenvolvimento de competências em saúde e bem-estar e contribuem para um futuro melhor.
A Educação para a Saúde tem já uma longa tradição, quer através de projetos nesse âmbito, quer mais recentemente através da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). A abordagem obrigatória do domínio da Saúde em todos os níveis e ciclos de educação e ensino tornou as escolas, cada vez mais, espaços promotores de saúde e bem-estar. Também ao nível do curriculum, as temáticas da saúde estão amplamente integradas na disciplina de Ciências Naturais, através das Aprendizagens Essenciais nos diferentes anos de escolaridade.
|
|
Artigo de Opinião
Cultura Leitora
Teresa Calçada
Comissária do PNL2027
Elsa Conde
Subcomissária do PNL2027
O pensamento crítico é um processo, forma-se na “prática praticada” da(s) literacia(s) – em contextos leitores, multimodais, plurais, no contacto com os livros, com formas de ouvir ler e ler, que provocam curiosidade e imaginação, no acesso e uso da informação, com múltiplas e variadas linguagens, para, assim, poder ler todas as palavras do mundo.
A literacia não é um conceito estático. É uma prática histórica e socialmente situada, produto das condições económicas e culturais que hoje, em acelerada e profunda mudança, exigem uma atitude política. Daí a necessidade, a urgência alargada de uma intervenção holística e integradora, dirigida a toda a sociedade e perspetivada à luz dos atuais contextos e modos de ler e escrever. Ler como um dos direitos humanos.
|
|
A Direção-Geral da Educação, à semelhança dos anos letivos anteriores, irá proceder à identificação dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento no ano letivo 2021/2022.
|
|
|
A Maior Lição do Mundo (AMLM) é uma iniciativa internacional anual que conta com o apoio do Comité Português para a UNICEF e do Ministério da Educação, através da DGE. AMLM realiza-se dia 17 de dezembro 2021, às 10h15.
|
|
|
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros divulga o documento com as orientações estratégicas do Plano Nacional de Formação Financeira para o período de 2021 a 2025.
|
|
|
Está a decorrer, até 25 de fevereiro 2022, o período de candidaturas ao Programa de Assistentes de Português em França, para o ano letivo 2022/2023. Boa sorte! Bonne chance!
|
|
|
Estão abertas as candidaturas à 2.ª Edição do Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, uma iniciativa do Ministério do Mar, em articulação com os Ministérios da Educação e da Cultura.
|
|
|
O presente ano letivo corresponde ao terceiro ano de atividades das Comemorações da Primeira Viagem de Circum-Navegação dirigida pelo português Fernão de Magalhães e concluída por Sebastian Elcano.
|
|
|
Conheça e candidate-se a estes programas intensivos, organizados pelo Departamento de Estado norte-americano, destinados a professores e administradores do ensino secundário.
|
|
|
Este Prémio é uma iniciativa bienal da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, e com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, e com o apoio da PwC.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação continua a representar Portugal no grupo de trabalho “Expert Network on Recognition of outcomes of learning periods abroad in general secondary education”, da Comissão Europeia.
|
|
|
A edição deste ano, do concurso Cineastas Digitais, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “Mobilidade das Pessoas”.
|
|
|
O Technovation Challenge é um programa global de educação tecnológica, sem fins lucrativos, que capacita raparigas dos 8 aos 18 anos a tornarem-se líderes, criadoras e capazes de identificar e resolver problemas.
|
|
|
Nesta edição do concurso, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, é proposto o tema ‘Cidades Verdes, Oceanos Azuis’ para todas as categorias do concurso.
|
|
|
Os APM de Braga e de Viana do Castelo organizam o Encontro Regional de Professores de Matemática - MinhoMat 2021/22, promovendo a reflexão e a partilha de práticas educativas atuais sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.
|
|
|
De 7 de fevereiro a 23 de março de 2022, irá decorrer o MOOC (Massive Open Online Course) “Digital Education with Cultural Heritage” promovido pela European Schoolnet.
|
|
|
A EUN acaba de publicar o relatório “The future of schools beyond Covid-19”, que agrega as experiências de palestrantes e participantes da série de webinars da EUN dedicados a esta temática.
|
|
|
No âmbito do alargamento generalizado da Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, decorreram, na segunda quinzena de novembro, em várias escolas, de norte a sul do país, os ENCONTROS MOBILIZADORES em CCVnE.
|
|
|
No passado dia 10 de dezembro decorreu uma importante sessão de homenagem aos Diplomatas Salvadores do período da Segunda Guerra Mundial.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação foi distinguida com a menção honrosa na categoria Administração Central, atribuída pela política: Plano 21|23 Escola+ - Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens.
|
|
|
Nos dias 19 e 20 de novembro foi dinamizado pela DGE o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”.
|
|
|
O Conselho Nacional de Educação acaba de disponibilizar o estudo "Efeitos da pandemia COVID-19 na educação: Desigualdades e medidas de equidade".
|
|
|
Realizou-se, em 18, 19 e 20 de novembro de 2021, o Seminário Internacional/Curso de Formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”.
|
|
|
Encontra-se disponível para consulta e download o e-book Alterações Climáticas. Factos, Indicadores e Recursos, da autoria do Professor Doutor Pedro Cortesão Casimiro.
|
|
|
Programa de digitalização para as Escolas
|
|
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) venceu o Peace and Sport Award 2021, na categoria “Instituição do Ano”, com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) do qual o Desporto Escolar tem sido parceiro e trabalhado em estreita ligação.
|
|
Ao longo do mês de novembro passado, o Programa de Educação Estética Artística (PEEA) realizou diversas ações, nas diferentes vertentes artísticas, contribuindo assim para uma verdadeira Educação Artística, procurando revelar que é essencial, que é possível no contexto escolar e que é uma ferramenta determinante para o desenvolvimento pleno de crianças e alunos.
|
|
Estamos em dezembro, uma das épocas mais especiais do ano. Neste número do nosso Boletim, divulgamos a presença do PNC no 3.º Congresso da Federação Portuguesa de Escolas de Cinema e no VII Simpósio Internacional – Fusões no Cinema. Destacamos uma reportagem realizada sobre a Festa Mundial da Animação e partilhamos um conjunto de atividades cinematográficas desenvolvidas nas escolas, em que largos milhares de alunos são os principais destinatários e/ou protagonistas.
Por último, tendo em conta que estamos, de facto, numa quadra muito peculiar, e pensando em todos os públicos, o PNC disponibiliza onze novas obras cinematográficas para as escolas na plataforma em streaming. Boas Festas!
|
|
Avaliar para motivar
Sérgio Machado - Escola Secundária de Emídio Navarro
|
|
|
O Projeto Includ-ed é suportado por um conjunto de Ações Educativas que visam atingir a transformação. Assim, Flecha (2020) sublinha que “O que nos diferencia, não é que a nossa opinião vale mais, e sim que temos conhecimentos científicos que nos ajudam e que ajudam a comunidade a entender como atingir melhor os objetivos que a própria comunidade estabeleceu”.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|