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Nota de Abertura
2.as JORNADAS 21|23 ESCOLA+

No âmbito da implementação do plano integrado para a recuperação das aprendizagens - Plano 21|23 Escola+, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, realizaram-se, no dia 12 de janeiro de 2022, as 2.as Jornadas 21|23 Escola+, na modalidade a distância, dirigidas a todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas. Pretendeu-se com esta iniciativa dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas escolas e proporcionar momentos de reflexão conjunta, continuando o trabalho iniciado nas 1.as Jornadas (https://escolamais.dge.mec.pt/noticias/jornadas-2123-escola). De modo a promover a participação de todos os intervenientes, estas foram organizadas em sessões plenárias transmitidas em direto pelo canal da Direção-geral da Educação no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YGfb6od1CDg&t) e em sessões temáticas. Os vídeos de todas as sessões serão disponibilizados em  https://escolamais.dge.mec.pt/pra-2as-jornadas.
 
Artigo de Opinião

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL

José António Moreira 




O processo de globalização e a evolução das tecnologias e redes digitais têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos modelos, processos de comunicação e ambientes de aprendizagem. Este quadro, exige que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mudanças, com escolas digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade educativa, numa realidade mais híbrida, mais blended

Notícias


No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (8 de fevereiro de 2022). A DGE convida todos AE/ENA a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital.
Abrem em fevereiro as inscrições para as novas sessões da ação de curta duração do projeto “Europa na Escola-Formação para Professores”. 
O CENFIPE lança, em 2022, um ciclo de conversas impactantes e inspiradoras, abordando experiências reais em que a tecnologia digital trouxe resultados positivos, melhorando o desempenho dos alunos.
A Comissão Europeia lançou as iniciativas Jean Monnet «Aprender sobre a UE», uma nova oportunidade de financiamento para melhorar o ensino sobre a UE.
Os concursos Artistas Digitais e Cineastas Digitais são duas iniciativas que visam fomentar o uso criativo da tecnologia no contexto da Educação para a Cidadania.
A atividade “Onde Está o Gil?” – Visita Virtual ao Mundo do Teatro conduzida por Gil Vicente já se encontra disponível. Bastará fazer Login e aceder à visita. 
O Instituto Nacional de Administração, I.P. e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. lançaram, a 4 de janeiro de 2022, o curso "Competências para a Interculturalidade". 
A DGE inicia a divulgação das atividades realizadas pelas escolas pertencentes à REM no âmbito das comemorações do V centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão Magalhães. 
A DGE tem dinamizado seminários internacionais e ações de curta duração sobre o Holocausto. 
Esta newsletter, a n.º 4 do Projeto MILAGE APRENDER+, é especialmente dedicada aos Prémios MILAGE APRENDER+ 2020/2021, numa edição dedicada ao tema "Avaliação para as Aprendizagens".
No âmbito da XIV Edição do concurso Cineastas Digitais foram submetidos 240 vídeos, tendo sido aprovados 227 na totalidade, referentes às três categorias do concurso.
Testemunho do professor de História, João Paulo Silva, relativo à Exposição “Lembrar o Holocausto” realizada, no ano de 2021, na Escola Básica S. Tomé de Negrelos (EBSTN).
No Pavilhão de Portugal, o oceano e a trajetória das descobertas portuguesas ocupam um lugar cimeiro.
Foi publicado, no passado mês de dezembro, o Relatório sobre a componente Sociedade, relativo a 2021, do Observatório de Cibersegurança do CNCS.
A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto lançou um kit de recursos designados de «IHRA Toolkit Against Holocaust Distortion».
A DGE divulga o relatório Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021). 
O relatório The future of schools beyond Covid-19 resulta do conjunto de webinars “The impact of Covid-19 on schools” da European Schoolnet, realizados entre novembro de 2020 e março de 2021.
A OCDE publicou, em dezembro de 2021, duas publicações no domínio da Educação: OECD Review of Well-being Policies and Practices in Dubai’s Private School Sector e Embedding Values and Attitudes in Curriculum
No âmbito da Educação para a Cidadania, domínio da Educação Ambiental, a DGE/DSPE realizou o Webinar “Crianças que o Oceano Une”, destinado a alunos/as, docentes, encarregados/as de educação e público em geral.
Decorreu, no passado dia 26 de novembro, na Escola Básica 2/3 André Soares, em Braga, a entrega de prémios Jovens Repórteres para o Ambiente.
As III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento decorreram nos dias 20 e 24 de novembro de 2021, tendo como tema “A digitalização: olhares a partir da Educação para o Desenvolvimento”.
 

 
A Portaria n.º 306/2021, de 17 de dezembro, procede à primeira alteração da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, que define os termos e condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25% das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação.
 

 
O Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., - através do Plano Nacional de Ética no Desporto - com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, da Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, da Fundação do Desporto, da Direção Regional do Desporto dos Açores e da Direção Regional do Desporto dos Açores.
 

 
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) assinalou este final de ano com um conjunto de iniciativas na formação docente, nas áreas da música, das artes visuais e da valorização da educação artística, para contribuir para o desenvolvimento de crianças e alunos. 

Boas Práticas


 

Pedro Cunha, Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento

Habituámo-nos a um debate sobre desenvolvimento curricular muito assente em convicções, tradições, ideologias, modas ou corporações. Nas últimas três décadas professores, pais e alunos aprenderam a encarar com prudência os zigues - e consequentes zagues - do desenho curricular. Mas é inegável que o mundo e a escola estão a mudar muito depressa e que o leque tradicional de literacias básicas não satisfaz. 
 

 
Os Webinars à La Carte são uma componente do projeto Aulas à la Carte, do Agrupamento de Escolas António Feijó. Trata-se de um evento formativo para professores do ensino básico e secundário. A I Edição terá lugar a 22 de janeiro de 2022 e pode-se conhecer aqui o conjunto de sessões que compõem o menu desta edição, bem como uma pequena biografia dos oradores convidados. 
 

 
A Academi@ STEM Mangualde divulga um vídeo resumo de algumas atividades STEM, implementadas no primeiro período, com as turmas do terceiro ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como alguns exemplos de divulgação do projeto “Academi@ STEM Mangualde” a nível externo.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

A não perder!
 
Plano 21|23 Escola+ / Eixo Ensinar e Aprender
 
Organização semestral do calendário escolar 


Avançar recuperando
 

Outros vídeos a não perder (ou rever...)
 
Plano de Recuperação das Aprendizagens - 2.ª Jornadas 


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar 


Um olhar sobre os Cadernos de Educação Financeira 


Projeto LEARN Educação Rodoviária e Mobilidade 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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