Nota de Abertura
2.as JORNADAS 21|23 ESCOLA+
No âmbito da implementação do plano integrado para a recuperação das aprendizagens - Plano 21|23 Escola+, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, realizaram-se, no dia 12 de janeiro de 2022, as 2.as Jornadas 21|23 Escola+, na modalidade a distância, dirigidas a todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas. Pretendeu-se com esta iniciativa dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas escolas e proporcionar momentos de reflexão conjunta, continuando o trabalho iniciado nas 1.as Jornadas (https://escolamais.dge.mec.pt/noticias/jornadas-2123-escola). De modo a promover a participação de todos os intervenientes, estas foram organizadas em sessões plenárias transmitidas em direto pelo canal da Direção-geral da Educação no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YGfb6od1CDg&t) e em sessões temáticas. Os vídeos de todas as sessões serão disponibilizados em https://escolamais.dge.mec.pt/pra-2as-jornadas.
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Artigo de Opinião
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL
José António Moreira
O processo de globalização e a evolução das tecnologias e redes digitais têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos modelos, processos de comunicação e ambientes de aprendizagem. Este quadro, exige que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mudanças, com escolas digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade educativa, numa realidade mais híbrida, mais blended.
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No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (8 de fevereiro de 2022). A DGE convida todos AE/ENA a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital.
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Abrem em fevereiro as inscrições para as novas sessões da ação de curta duração do projeto “Europa na Escola-Formação para Professores”.
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O CENFIPE lança, em 2022, um ciclo de conversas impactantes e inspiradoras, abordando experiências reais em que a tecnologia digital trouxe resultados positivos, melhorando o desempenho dos alunos.
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A Comissão Europeia lançou as iniciativas Jean Monnet «Aprender sobre a UE», uma nova oportunidade de financiamento para melhorar o ensino sobre a UE.
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Os concursos Artistas Digitais e Cineastas Digitais são duas iniciativas que visam fomentar o uso criativo da tecnologia no contexto da Educação para a Cidadania.
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A atividade “Onde Está o Gil?” – Visita Virtual ao Mundo do Teatro conduzida por Gil Vicente já se encontra disponível. Bastará fazer Login e aceder à visita.
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O Instituto Nacional de Administração, I.P. e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. lançaram, a 4 de janeiro de 2022, o curso "Competências para a Interculturalidade".
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A DGE inicia a divulgação das atividades realizadas pelas escolas pertencentes à REM no âmbito das comemorações do V centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão Magalhães.
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A DGE tem dinamizado seminários internacionais e ações de curta duração sobre o Holocausto.
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Esta newsletter, a n.º 4 do Projeto MILAGE APRENDER+, é especialmente dedicada aos Prémios MILAGE APRENDER+ 2020/2021, numa edição dedicada ao tema "Avaliação para as Aprendizagens".
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No âmbito da XIV Edição do concurso Cineastas Digitais foram submetidos 240 vídeos, tendo sido aprovados 227 na totalidade, referentes às três categorias do concurso.
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Testemunho do professor de História, João Paulo Silva, relativo à Exposição “Lembrar o Holocausto” realizada, no ano de 2021, na Escola Básica S. Tomé de Negrelos (EBSTN).
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No Pavilhão de Portugal, o oceano e a trajetória das descobertas portuguesas ocupam um lugar cimeiro.
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Foi publicado, no passado mês de dezembro, o Relatório sobre a componente Sociedade, relativo a 2021, do Observatório de Cibersegurança do CNCS.
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A DGE divulga o relatório Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2020-2021).
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O relatório The future of schools beyond Covid-19 resulta do conjunto de webinars “The impact of Covid-19 on schools” da European Schoolnet, realizados entre novembro de 2020 e março de 2021.
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No âmbito da Educação para a Cidadania, domínio da Educação Ambiental, a DGE/DSPE realizou o Webinar “Crianças que o Oceano Une”, destinado a alunos/as, docentes, encarregados/as de educação e público em geral.
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Decorreu, no passado dia 26 de novembro, na Escola Básica 2/3 André Soares, em Braga, a entrega de prémios Jovens Repórteres para o Ambiente.
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As III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento decorreram nos dias 20 e 24 de novembro de 2021, tendo como tema “A digitalização: olhares a partir da Educação para o Desenvolvimento”.
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A Portaria n.º 306/2021, de 17 de dezembro, procede à primeira alteração da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, que define os termos e condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25% das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação.
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O Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., - através do Plano Nacional de Ética no Desporto - com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, da Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, da Fundação do Desporto, da Direção Regional do Desporto dos Açores e da Direção Regional do Desporto dos Açores.
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O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) assinalou este final de ano com um conjunto de iniciativas na formação docente, nas áreas da música, das artes visuais e da valorização da educação artística, para contribuir para o desenvolvimento de crianças e alunos.
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Pedro Cunha, Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento
Habituámo-nos a um debate sobre desenvolvimento curricular muito assente em convicções, tradições, ideologias, modas ou corporações. Nas últimas três décadas professores, pais e alunos aprenderam a encarar com prudência os zigues - e consequentes zagues - do desenho curricular. Mas é inegável que o mundo e a escola estão a mudar muito depressa e que o leque tradicional de literacias básicas não satisfaz.
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Os Webinars à La Carte são uma componente do projeto Aulas à la Carte, do Agrupamento de Escolas António Feijó. Trata-se de um evento formativo para professores do ensino básico e secundário. A I Edição terá lugar a 22 de janeiro de 2022 e pode-se conhecer aqui o conjunto de sessões que compõem o menu desta edição, bem como uma pequena biografia dos oradores convidados.
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A Academi@ STEM Mangualde divulga um vídeo resumo de algumas atividades STEM, implementadas no primeiro período, com as turmas do terceiro ciclo e secundário, no Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como alguns exemplos de divulgação do projeto “Academi@ STEM Mangualde” a nível externo.
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Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
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Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
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Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
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desde 2016
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