Nota de Abertura
2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022
+ Equidade + Qualidade das aprendizagens
Nos últimos anos, têm sido promovidas medidas educativas assentes nos princípios da inclusão, promoção do sucesso e qualidade das aprendizagens conducentes ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A concretização destes princípios conta com o empenho ativo de todos os agentes da educação através de uma apropriação das escolas dos instrumentos de autonomia e gestão do currículo, designadamente atuando ao primeiro sinal de dificuldade, e diversificando estratégias para a mitigação dos efeitos da crise pandémica nas aprendizagens, em linha com o Plano 21|23 Escola+.
Após este ciclo de inegável evolução na Educação, importa, no presente momento, potenciar o trabalho já desenvolvido e evidenciar os resultados já alcançados. Contudo, para consolidação destes resultados, importa continuar a investir na equidade e na qualidade das aprendizagens para um futuro sustentável numa sociedade que se quer informada e inclusiva.
|
|
Artigo de Opinião
Todas línguas vão à escola porque a escola só o é se for inclusiva
Manuel Célio Conceição
Universidade do Algarve - CIAC
Historicamente, é atribuída à escola, entre muitas outras incumbências (cujo número vem em crescendo), a função de ensinar a língua. E a língua da escola é a língua do estado, cujo ensino condiciona a regulação social e a formação cidadã (Conceição, 2021). Claros seriam os propósitos e óbvios os desideratos em contexto quase exclusivamente monolingue (o que raramente de atesta). A escola não é monolingue, mas, como toda a sociedade, é um espaço multilingue e multicultural.
|
|
O “2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022”, centrado nas áreas do Currículo, da Equidade e da Qualidade das Aprendizagens, decorrerá nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira, e tem como público-alvo diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, diretores dos Centros de Formação das Associações de Escolas, especialistas da área da Educação e representantes dos vários organismos do Ministério da Educação, estimando-se cerca de 1000 participantes.
|
|
Está aberto a partir de hoje, e até ao próximo dia 25 de julho, uma nova fase para o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola. Do primeiro aviso resultou a aprovação de 465 projetos, distribuídos por todo o território nacional e abrangendo todos os níveis de ensino. Com este segundo aviso pretende-se a aprovação de 185 Clubes, de forma a alcançar um total de 650 novos Clubes Ciência Viva na Escola até ao ano de 2025, meta inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
|
|
A DGE, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - lança a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação dinamizará, em coorganização com a Associação de Professores de História, uma ação de curta duração de 3 horas intitulada “O Ensino do Holocausto: Enquadramento Teórico e Práticas”.
|
|
|
A EEA da DGE irá promover Cursos de Formação Educação Artística – uma abordagem curricular nas quatro áreas da educação artística: Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.
|
|
|
Terá lugar, já no dia 28 de maio de 2022, entre as 9:00 e as 17:30, no Centro Escolar de Fonte de Angeão (Vagos), o V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar.
|
|
|
Os próximos webinars desta série realizar-se-ão nos dias 9 e 20 de junho de 2022. Mais informações sobre a série de webinars e inscrições aqui.
|
|
|
A par da realização dos exames finais nacionais e das provas finais do 3.º ciclo retoma-se, no presente ano letivo, a realização das provas de aferição nos 2.º, 5.º e 8.º anos.
|
|
|
Decorrerá, durante o mês de julho 2022, na Sérvia, a formação internacional Individual Pupil Mobility: Designing Learning Agreements Based on Transversal Competences.
|
|
|
Encontra-se em Consulta Pública, até 5 de junho, o referencial de Educação para o Empreendedorismo. Salienta-se a importância da participação de todos nesta reflexão.
|
|
|
Encontram-se a decorrer os prazos relativos aos períodos de apreciação, seleção e adoção de manuais escolares para o ano letivo de 2022/2023.
|
|
|
Encontra-se a decorrer, até 31 de maio, no concelho da Nazaré, a edição de 2022 do Festival “Nazaré Marés de Maio”, organizada pela Associação Nazaré Marés de Maio em articulação com diversos parceiros.
|
|
|
O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.
|
|
|
Realizou-se, no passado dia 29 de abril de 2022, na Escola Secundária com 3.º ciclo Sá da Bandeira, em Santarém, o Fórum RED – Recursos Educativos Digitais.
|
|
|
O Observatório de Cibersegurança, da responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança, acaba de lançar o Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal.
|
|
|
No contexto das Comemorações do V centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão Magalhães, divulga-se o trabalho da Escola Portuguesa de Moçambique e do Agrupamento Escultor Francisco dos Santos.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibilizou, no site da Cidadania, o terceiro de quatro jogos didáticos sobre Instituições e Participação Democrática.
|
|
|
No âmbito da ENEC, inserido nas comemorações do 25 de abril de 1974, foi lançado às escolas o desafio da construção de um Padlet, subordinado ao tema “48 anos…a caminho dos 50”.
|
|
|
Numa ação conjunta da Direção-Geral da Educação e da Ordem dos Psicólogos Portugueses realizou-se, no dia 5 de maio de 2022, o IX Seminário de Psicologia da Educação.
|
|
|
O Centro Nacional de Cibersegurança, através do Centro Internet Segura, em parceria com a Ordem dos Psicólogos e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, lançou a campanha “O que a Internet diz de si”.
|
|
|
Desde há muito acostumada a participar em eventos dedicados à educação, formação e empregabilidade, a DGE, após dois anos de interregno, voltou a marcar presença nos certames Futurália e Qualifica.
|
|
|
Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2022 realizou-se, na Escola Secundária Severim de Faria, o Seminário Internacional e Curso de Formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”.
|
|
|
No dia 8 de abril de 2022, a Equipa do Clube Ciência Viva na Escola, com Sede na Escola Secundária Morgado de Mateus, realizou, mais uma vez, o Concurso “Canção-Ciência”.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Grupo Português de Ergoftalmologia e Baixa Visão da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, promoveu, em fevereiro de 2022, três sessões virtuais.
|
|
|
No âmbito do Projeto “Sistema de Avaliação Educativa” em Angola, com a finalidade de implementar um sistema de exames a nível nacional que visa contribuir para a melhoria do sistema educativo angolano, e considerando as boas relações existentes entre os nossos países, foi firmado um Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Educação e de Desenvolvimento de Angola (MED)/Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE) e o Ministério da Educação de Portugal (ME)/ Direção-Geral da Educação (DGE)/Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE).
|
|
O Estádio Municipal de Vagos encheu para receber a XVI edição do Mega Sprinter Nacional, que decorreu nos dias 29 e 30 de abril. O ambiente animou com a presença dos campeões e recordistas nacionais, Lorene Bazolo e Leandro Ramos, padrinhos da prova, dois extraordinários exemplos para as gerações mais novas e que não pararam de responder às solicitações dos jovens presentes em Vagos, quer as já habituais "selfies", quer para os autógrafos.
|
|
Em abril o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) continuou a implementar e a dinamizar ações que promovem as aprendizagens, que contribuem para a formação docente, para a divulgação da missão da Direção-Geral da Educação com o propósito de enriquecer as experiências de educação.
|
|
No final do mês de abril, a nossa escola começou a receber alunos ucranianos. A turma do 8.ºA recebeu três alunos: um que chegou há três semanas e dois irmãos que ficaram na mesma turma. Como decorreu a inclusão desses alunos?
|
|
«Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.», de Fernando Pessoa
E tudo começou inesperadamente… No dia 20 de abril, segundo dia do terceiro período, a Professora de Ciências Naturais, Isabel Pessoa, a propósito da Comemoração do Dia Mundial da Terra, apresentou aos seus alunos do 7.º A alguns vídeos alusivos a esta efeméride, nomeadamente a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas e um vídeo intitulado “Don't Choose Extinction” realizado pela United Nations Development Programme (UNDP).
|
|
O QUE É UMA TERTÚLIA DIALÓGICA?
É um encontro que promove o diálogo entre pessoas com vista à construção coletiva de significado, aproximando os intervenientes de obras da cultura clássica universal. Promove as relações equitativas entre todos os participantes sem distinção de idade, género, cultura ou capacidade sem qualquer tipo de imposição.
|
|
Sendo as práticas interculturais extremamente relevantes para combater as desigualdades em educação, este estudo visou aprofundar o conhecimento sobre a implementação de tais práticas por 78 profissionais que trabalham em contextos desfavorecidos e culturalmente diversos em Portugal. Através da análise de um questionário, foi possível perceber a importância de promover um clima organizacional positivo e ajudar profissionais a lidar eficazmente com a diversidade, nomeadamente fornecendo condições para melhorarem os seus níveis de autoeficácia.
|
|
Nesta atividade realizada no exterior, os alunos analisam itinerários entre a sua escola e a escola sede de Agrupamento. Ao passar por diferentes pontos dos diferentes itinerários, por exemplo, posto de GNR, biblioteca municipal, estádio de futebol, biblioteca da Escola Básica Gomes Eanes de Azurara, desafiados a resolver problemas de matemática que envolvem medições e operações de multiplicação e divisão.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|