Nota de Abertura
Formação contínua de docentes: áreas prioritárias
O desenvolvimento profissional dos docentes, nomeadamente através da formação contínua, visa contribuir para uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos, com autonomia e flexibilidade que permita uma gestão curricular adequada a contextos específicos e às necessidades dos alunos. Esta formação é determinante para:
* que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
* a promoção de práticas que permitam antecipar e prevenir o insucesso e a concretização dos projetos educativos e dos planos de ação estratégica;
* a satisfação das prioridades formativas e a implementação das medidas preconizadas no âmbito da educação inclusiva;
* a capacitação das escolas que possibilite a reflexão sobre as suas práticas;
* o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo, de competências digitais, de permanente atualização científica, de competências profissionais orientadas para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia das práticas de outros agentes de educação e formação, designadamente diretores e outros cargos de gestão escolar intermédia.
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Artigo de Opinião
A saúde psicológica dos alunos do ensino básico e secundário: um Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar?
Margarida Gaspar de Matos, PhD
Projeto Aventura Social Instituto de Saúde Ambiental
São reconhecidos os impactos da pandemia COVID-19 no bem-estar físico, mental e emocional das crianças e adolescentes. Contudo, são ainda desconhecidos os impactos “pós-pandemia” a curto, médio e longo prazo na saúde psicológica e no bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar e consequente impacto nas aprendizagens.
Assim, no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola +, e tendo em conta o “domínio inclusão e bem-estar” do eixo “Ensinar e Aprender”, considerou-se importante monitorizar a saúde psicológica e bem-estar nas escolas.
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Com o objetivo de envolver a comunidade educativa, nomeadamente as escolas e os seus docentes, em grupo ou individualmente, bem como as instituições de ensino superior, as associações profissionais e científicas e a sociedade civil em geral, no processo de definição das AE, promove-se a consulta pública dos documentos relativos a estas disciplinas até ao dia 15 de setembro de 2022.
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Tendo como objetivo auscultar as opiniões e sugestões relativamente à nova proposta de Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o ensino secundário, o Grupo de Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (RCAEMES) solicita a participação dos professores, nomeadamente do grupo de recrutamento 500, para uma sessão de discussão da nova proposta de documentos curriculares.
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A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.
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A DGE, através do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da ENEC, divulga o testemunho de alguns especialistas e de Oksana Pasichnyk, uma professora da Ucrânia.
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Entre os dias 14 e 16 de julho de 2022, terá lugar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o “XXI Encontro das TIC na Educação”, uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS).
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O Secretário-Geral das Nações Unidas, Eng.º António Guterres, promove, no âmbito da UNESCO, a Cimeira “Transforming Education Summit”, que decorrerá em setembro de 2022, nas Nações Unidas.
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Estão abertas as candidaturas para a 11.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas para o ano letivo 2022/2023.
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A democracia é uma ideia que marca os sistemas políticos desde há 25 séculos e que soube crescer e adaptar-se aos novos tempos. Mas do que falamos, quando falamos de democracia?
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Encontra-se a decorrer, até 20 de junho, o período para votação online das candidaturas recebidas no âmbito do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania.
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Nesta edição, como novidade, inclui-se uma categoria de Podcasts relacionados com as imagens do património. O prazo para envio termina a 17/6/2022.
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Estão abertas as candidaturas para financiamento da formação contínua de docentes e outros agentes de educação, dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), da NUT II AML.
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O que acontece se sortearmos alunos para participarem em projetos, em vez de esperarmos que tomem a iniciativa de se inscrever?
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Todos os trabalhos que cumpriram o regulamento e os critérios do modelo disponibilizado foram publicados e irão receber o respetivo certificado e o prémio de participação.
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O objetivo do Projeto “Schools&Solutions" enquadra-se na promoção do uso de abordagens restaurativas já existentes, com formação aos professores para lidar com a prevenção da violência em realidades escolares complexas.
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No dia 20 de maio realizou-se a Gala Final do Concurso BP Segurança ao Segundo, no Auditório São Vicente, em Alcabideche, integrada no evento “Capital Jovem da Segurança Rodoviária”.
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A DGE, numa coorganização com a Associação de Professores de História, realizou 3 edições da Ação de Formação de Curta Duração de 3 horas com uma totalidade de 66 inscrições.
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A 1 de junho, os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Colares, Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra, comemoraram o Dia Mundial da Criança no Museu da Marioneta de Lisboa (MML).
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A Direção-Geral da Educação divulga as atividades desenvolvidas pela Escola Secundária Pedro Nunes desenvolvidas, no ano letivo 2021/2022, em Memória das Vítimas do Holocausto.
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Entre os dias 26 e 29 de maio de 2022 decorreram em Lisboa e em Almada as XXX International Philosophy Olympiad (IPO). A presente edição contou com 88 alunos e 76 professores oriundos de 42 países participantes.
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No dia 28 de maio, decorreu no Departamento de Física da Universidade de Coimbra a etapa nacional das Olimpíadas de Física e contou com a participação de 41 alunos do 9.º ano e 46 alunos do 11.º ano.
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Foi excelente a prestação da equipa portuguesa na Olimpíada Europeia de Física, que decorreu na Eslovénia entre 20 e 24 de maio 2022, tendo sido arrecadada uma medalha de prata e uma menção honrosa.
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A Eplural e o município de Braga realizaram, no âmbito das AEC, no passado dia 9 de maio 2022 (Dia da Europa) às 16h00, na Avenida Central, um manifesto de paz, intitulado "Unidos pela Paz".
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A DGE, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020.
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Já estão disponíveis os Resultados do Concurso Media@ção da edição de 2021/2022. Foram recebidos 127 trabalhos, distribuídos por várias categorias e formatos.
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A equipa de coordenação nacional está a acompanhar, desde setembro 2020, as escolas públicas da região do Algarve que se pretenderam candidatar a financiamento através da linha CRESC Algarve.
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Divulga-se o trabalho desenvolvido pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, situada na Madeira, que, desde o ano letivo 2019/2020, integra a Rede de Escolas Magalhânicas (REM) com os Cursos EFA.
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A Direção-Geral da Educação divulga o trabalho desenvolvido pelo CED Nossa Senhora da Conceição, no âmbito da Rede de Escolas Magalhânicas (REM) e dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE).
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O tigre Samuel é capturado, um tubarão fica com medo de um sapo, há algas a dançar e peixes a cantar…
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A chuva ameaçou estragar a festa, mas a verdade é que a VI Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizada em Melgaço, foi um sucesso, a todos os níveis. Contou com a participação de cerca de 400 alunos e proporcionou uma jornada com excelente competitividade, fair play e muito animação.
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O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) realizou até à data 62 Ações de Formação do Roteiro Projeta-Me | Caixa de Imagens do Mundo graças ao esforço e dedicação de toda a equipa e dos seus embaixadores PEEA com o objetivo de mobilizar e envolver as escolas no desenvolvimento de medidas de reforço e recuperação das aprendizagens.
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Roteiros com História
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
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"Projeto Seme'ARTE"
Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra
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«O Projeto “Coração da Esperança” assentou na promoção de uma articulação vertical entre todas as turmas da EBSTN, questão que foi uma mais-valia, e que incidiu na defesa dos direitos humanos e na situação da Ucrânia.»
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O projeto “Muros com Vida” consistiu na execução de uma obra de arte urbana pictórica de grandes dimensões (20 metros de comprimento x 4 metros de altura), realizada ao ar livre.
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Gosta de Geologia? Não precisa de responder!...
Foi assim que a Professora Isabel Pessoa iniciou esta aventura! Determinada a fomentar o gosto por esta ciência, a docente fez uma proposta aos seus alunos de 7.º Ano para participarem num concurso Internacional de Fotografia, promovido pela Federação Europeia de Geólogos, no âmbito do projeto ENGIE, o qual incentiva, especialmente, as raparigas a estudar geociências e engenharia.
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Com o objetivo de reutilizar o plástico que utilizaram na sala de aula durante 4 dias, os alunos da turma do 3.º ano da EB Santa Eufémia (Leiria) realizaram um projeto denominado "Desplastifica".
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Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
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Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
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Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
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desde 2016
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