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Nota de Abertura

Formação contínua de docentes: áreas prioritárias

O desenvolvimento profissional dos docentes, nomeadamente através da formação contínua, visa contribuir para uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos, com autonomia e flexibilidade que permita uma gestão curricular adequada a contextos específicos e às necessidades dos alunos. Esta formação é determinante para:

* que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

* a promoção de práticas que permitam antecipar e prevenir o insucesso e a concretização dos projetos educativos e dos planos de ação estratégica;

* a satisfação das prioridades formativas e a implementação das medidas preconizadas no âmbito da educação inclusiva;

* a capacitação das escolas que possibilite a reflexão sobre as suas práticas;

* o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo, de competências digitais, de permanente atualização científica, de competências profissionais orientadas para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia das práticas de outros agentes de educação e formação, designadamente diretores e outros cargos de gestão escolar intermédia.
Artigo de Opinião

A saúde psicológica dos alunos do ensino básico e secundário: um Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar?



Margarida Gaspar de Matos, PhD
Projeto Aventura Social Instituto de Saúde Ambiental




São reconhecidos os impactos da pandemia COVID-19 no bem-estar físico, mental e emocional das crianças e adolescentes. Contudo, são ainda desconhecidos os impactos “pós-pandemia” a curto, médio e longo prazo na saúde psicológica e no bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar e consequente impacto nas aprendizagens.

Assim, no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola +, e tendo em conta o “domínio inclusão e bem-estar” do eixo “Ensinar e Aprender”, considerou-se importante monitorizar a saúde psicológica e bem-estar nas escolas.

 

Notícias


 

 
Com o objetivo de envolver a comunidade educativa, nomeadamente as escolas e os seus docentes, em grupo ou individualmente, bem como as instituições de ensino superior, as associações profissionais e científicas e a sociedade civil em geral, no processo de definição das AE, promove-se a consulta pública dos documentos relativos a estas disciplinas até ao dia 15 de setembro de 2022. 
 

 
Tendo como objetivo auscultar as opiniões e sugestões relativamente à nova proposta de Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o ensino secundário, o Grupo de Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (RCAEMES) solicita a participação dos professores, nomeadamente do grupo de recrutamento 500, para uma sessão de discussão da nova proposta de documentos curriculares. 
 

 
A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 
A DGE, através do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da ENEC, divulga o testemunho de alguns especialistas e de Oksana Pasichnyk, uma professora da Ucrânia. 
Entre os dias 14 e 16 de julho de 2022, terá lugar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o “XXI Encontro das TIC na Educação”, uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS). 
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Eng.º António Guterres, promove, no âmbito da UNESCO, a Cimeira “Transforming Education Summit”, que decorrerá em setembro de 2022, nas Nações Unidas.
Estão abertas as candidaturas para a 11.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas para o ano letivo 2022/2023.
A democracia é uma ideia que marca os sistemas políticos desde há 25 séculos e que soube crescer e adaptar-se aos novos tempos. Mas do que falamos, quando falamos de democracia? 
Encontra-se a decorrer, até 20 de junho, o período para votação online das candidaturas recebidas no âmbito do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania.
Nesta edição, como novidade, inclui-se uma categoria de Podcasts relacionados com as imagens do património. O prazo para envio termina a 17/6/2022.
Estão abertas as candidaturas para financiamento da formação contínua de docentes e outros agentes de educação, dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), da NUT II AML.
O que acontece se sortearmos alunos para participarem em projetos, em vez de esperarmos que tomem a iniciativa de se inscrever? 
Todos os trabalhos que cumpriram o regulamento e os critérios do modelo disponibilizado foram publicados e irão receber o respetivo certificado e o prémio de participação.
O objetivo do Projeto “Schools&Solutions" enquadra-se na promoção do uso de abordagens restaurativas já existentes, com formação aos professores para lidar com a prevenção da violência em realidades escolares complexas.
No dia 20 de maio realizou-se a Gala Final do Concurso BP Segurança ao Segundo, no Auditório São Vicente, em Alcabideche, integrada no evento “Capital Jovem da Segurança Rodoviária”.
A DGE, numa coorganização com a Associação de Professores de História, realizou 3 edições da Ação de Formação de Curta Duração de 3 horas com uma totalidade de 66 inscrições.
A DGE divulga o estudo 25 anos do Programa TEIP em Portugal, da responsabilidade de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A 1 de junho, os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Colares, Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra, comemoraram o Dia Mundial da Criança no Museu da Marioneta de Lisboa (MML).
A Direção-Geral da Educação divulga as atividades desenvolvidas pela Escola Secundária Pedro Nunes desenvolvidas, no ano letivo 2021/2022, em Memória das Vítimas do Holocausto.
Entre os dias 26 e 29 de maio de 2022 decorreram em Lisboa e em Almada as XXX International Philosophy Olympiad (IPO). A presente edição contou com 88 alunos e 76 professores oriundos de 42 países participantes.
No dia 28 de maio, decorreu no Departamento de Física da Universidade de Coimbra a etapa nacional das Olimpíadas de Física e contou com a participação de 41 alunos do 9.º ano e 46 alunos do 11.º ano. 
Foi excelente a prestação da equipa portuguesa na Olimpíada Europeia de Física, que decorreu na Eslovénia entre 20 e 24 de maio 2022, tendo sido arrecadada uma medalha de prata e uma menção honrosa.
A Eplural e o município de Braga realizaram, no âmbito das AEC, no passado dia 9 de maio 2022 (Dia da Europa) às 16h00, na Avenida Central, um manifesto de paz, intitulado "Unidos pela Paz". 
A DGE, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020.
O Ministério da Educação, através da DGEEC, apresenta o relatório do estudo “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar”.
Já estão disponíveis os Resultados do Concurso Media@ção da edição de 2021/2022. Foram recebidos 127 trabalhos, distribuídos por várias categorias e formatos.
A equipa de coordenação nacional está a acompanhar, desde setembro 2020, as escolas públicas da região do Algarve que se pretenderam candidatar a financiamento através da linha CRESC Algarve.
Divulga-se o trabalho desenvolvido pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, situada na Madeira, que, desde o ano letivo 2019/2020, integra a Rede de Escolas Magalhânicas (REM) com os Cursos EFA.  
A Direção-Geral da Educação divulga o trabalho desenvolvido pelo CED Nossa Senhora da Conceição, no âmbito da Rede de Escolas Magalhânicas (REM) e dos Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE). 
O tigre Samuel é capturado, um tubarão fica com medo de um sapo, há algas a dançar e peixes a cantar… 
 

 
A chuva ameaçou estragar a festa, mas a verdade é que a VI Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizada em Melgaço, foi um sucesso, a todos os níveis. Contou com a participação de cerca de 400 alunos e proporcionou uma jornada com excelente competitividade, fair play e muito animação. 
 

 
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) realizou até à data 62 Ações de Formação do Roteiro Projeta-Me | Caixa de Imagens do Mundo graças ao esforço e dedicação de toda a equipa e dos seus embaixadores PEEA com o objetivo de mobilizar e envolver as escolas no desenvolvimento de medidas de reforço e recuperação das aprendizagens.

Boas Práticas


Ler e escrever divertidamente: O ensino diferenciado na recuperação das aprendizagens em formato de oficinas
Agrupamento de Escolas Boa Água

O trabalho autónomo e a regulação entre pares como instrumento de consolidação de aprendizagens
Agrupamento de Escolas Boa Água

Roteiros com História
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

"Projeto Seme'ARTE"
Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

 

«O Projeto “Coração da Esperança” assentou na promoção de uma articulação vertical entre todas as turmas da EBSTN, questão que foi uma mais-valia, e que incidiu na defesa dos direitos humanos e na situação da Ucrânia.»
 

O projeto “Muros com Vida” consistiu na execução de uma obra de arte urbana pictórica de grandes dimensões (20 metros de comprimento x 4 metros de altura), realizada ao ar livre.
 

 
Gosta de Geologia? Não precisa de responder!...

Foi assim que a Professora Isabel Pessoa iniciou esta aventura! Determinada a fomentar o gosto por esta ciência, a docente fez uma proposta aos seus alunos de 7.º Ano para participarem num concurso Internacional de Fotografia, promovido pela Federação Europeia de Geólogos, no âmbito do projeto ENGIE, o qual incentiva, especialmente, as raparigas a estudar geociências e engenharia. 
 

 
Com o objetivo de reutilizar o plástico que utilizaram na sala de aula durante 4 dias, os alunos da turma do 3.º ano da EB Santa Eufémia (Leiria) realizaram um projeto denominado "Desplastifica".
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

Autoavaliação: o que é? porquê? como? 
 
 
Avaliação Formativa em contexto de Ensino Profissional 
 
 
A Voz das Escolas - O Património Somos Todos Nós


Bons tratos na família… Educar com Afetos! 


A Voz das Escolas – Entre Culturas 
 

Clubes de Proteção Civil – Práticas de Referência 

 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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