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Nota de Abertura

Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar 
10 anos a formar alunos


Comemoramos neste ano letivo os 10 anos de atividade dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE). Ao longo deste tempo, os CFDDE têm assumido um papel vital na promoção da prática desportiva das modalidades abrangidas, tendo sido possível proporcionar atividades pontuais e regulares com registos de participação de 80.000 e 22.000 alunos, respetivamente. 

Para além das aprendizagens e da prática desportiva, os CFDDE contribuem de forma bastante ativa e eficiente na implementação de boas práticas de inclusão, valorização do ambiente e desenvolvimento ao nível da sustentabilidade.
Artigo de Opinião

Investigação em educação no campo das tecnologias digitais: dos processos inovadores às práticas sustentáveis


 Patricia Wastiau
 Consultora Principal nas áreas de Investigação e Inovação,
 European Schoolnet







A missão da European Schoolnet, a rede de ministérios e agências nacionais de 34 países na Europa, é transformar a educação como uma forma de proporcionar aos alunos ambientes de aprendizagem, literacia digital e outras competências essenciais atualmente necessárias. A sustentabilidade de práticas educacionais inovadoras é a nossa principal prioridade, tal como o propósito e o valor educativo do uso do digital é o nosso foco principal (ou seja, não apenas o uso da tecnologia em si).

Notícias


Este MOOC destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.
+ Formação, + FITescola®, + Aptidão Física
No cumprimento do plano formativo associado ao Programa FITescola®, a Direção-Geral da Educação tem estado a desenvolver na região do Algarve (CRESC Algarve) cursos e ações de formação.
No ano letivo 2022/2023, a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática – APEFP – irá organizar a VII Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico para Crianças.
Atualmente, com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, existe a oportunidade de desenvolver um trabalho nos domínios da Igualdade de Género e da Sexualidade.
No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 
O projeto 3C4Life (2021-2024), financiado pela UE, tem como objetivo destacar a valorização da profissão docente numa Europa que enfrenta, atualmente, uma escassez generalizada de professores. 
O PAFSE é um projeto de “open schooling” que envolve a participação de quatro países europeus (Portugal, Chipre, Grécia e Polónia) e é liderado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa. 
Até ao próximo dia 30 de novembro, estão abertas as inscrições para a 5.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, uma iniciativa que pretende reconhecer as práticas inovadoras de professores e de alunos, enquanto utilizadores da App MILAGE APRENDER+. 
Está aberta a edição do Concurso Media@ção 2023. O tema escolhido para os trabalhos deste ano letivo é Media e democracia. O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 31 de março de 2023, não sendo necessária pré-inscrição.
O procedimento de avaliação e certificação de manuais escolares, prévio à sua adoção, com efeitos a partir do ano letivo de 2023/2024, irá abrir para os seguintes níveis de ensino, ciclos, disciplinas e anos de escolaridade.
Nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2022 realizou-se, no Centro Cultural de Carregal do Sal, o Seminário Internacional e Curso de Formação, “O Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”. 
A XXI Edição do concurso Artistas Digitais, sob o tema Cidades Verdes, Oceanos Azuis, contou com desenhos oriundos de todas das regiões do país, disponíveis em http://artistas.ccems.pt.
Realizou-se no dia 24 de outubro de 2022 a cerimónia de assinatura do protocolo para a implementação do Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz.
No seguimento do protocolo assinado entre os ministérios da Educação de Portugal e Angola, a Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames deslocou-se a Luanda entre os dias 17 e 28 de outubro. 
O ME, através da DGE, com a colaboração de diversas instituições externas, tem vindo a implementar projetos e programas de Línguas Estrangeiras e ensino bilingue e/ou CLIL.
A DGE organizou e dinamizou, a distância, duas Reuniões de Acolhimento e Informação, nos dias 21 e 25 de outubro 2022, para os Assistentes de língua francesa e de língua espanhola.
Já pode ser consultada a lista de entidades acreditadas como avaliadoras e certificadoras de manuais escolares, resultante do procedimento de candidatura realizado em 2022.
A cerimónia decorreu no dia 25 de outubro no auditório da Comunidade Hindu em Portugal, em Lisboa, a qual contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa.
Realizou-se no dia 21 de outubro o encontro anual de Escolas-Piloto de Alemão, em Lisboa. A sessão de abertura foi presidida pela nova diretora do Goethe Institut, Jana Binder.
A Presidência sueca da Internacional Holocaust Remembrance Alliance (IHRA) realizou uma conferência sobre o Genocídio dos Roma e a importância de combater o anticiganismo.
Encontra-se disponível a lista de prémios finais atribuídos ao concurso Clubes Europeus. O tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2021/22 foi “Os Oceanos”.
 
A Comissão Europeia acaba de divulgar um conjunto de orientações destinadas a professores e educadores para o combate à desinformação e à promoção da literacia digital através da educação.
Ponte... nas ondas! é uma experiência educativa desenvolvida desde há largos anos na fronteira galego-portuguesa. Visite a página da Direção-Geral da Educação para saber mais sobre esta experiência educativa.  
O Conselho da Europa divulgou o relatório ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, onde é explanado o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) na Educação.
Organizado pela DGE e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola decorreu no dia 14 de outubro de 2022, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
 

 
No âmbito da Temporada Portugal-França 2022, a Direção-Geral da Educação e a Ligue de Bretagne Surf desenvolveram um projeto bilateral sobre os oceanos, o desenvolvimento sustentável e a cidadania europeia.
 

 
A Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Esgueira) recebeu no passado dia 21 de outubro a cerimónia de entrega do Kit de bicicletas do projeto «Desporto Escolar sobre rodas».
 

 
Celebrou-se, a 16 de novembro, o centenário do nascimento de José Saramago. Associámo-nos a esta efeméride, contribuindo para a divulgação da sua obra com um conjunto de conteúdos educativos digitais, destinados a vários níveis de ensino e áreas de estudo. 

Boas Práticas


 

A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 (AERT3) lançou, em 2021, o projeto VOTAR CLARO de promoção da formação e participação políticas dos alunos. Incorporando esse objetivo no seu Plano Estratégico de Educação para Cidadania, iniciou um processo que se tem vindo a desenvolver em três planos.
 

Outubro é o mês Internacional da Biblioteca Escolar, uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo. No presente ano, a comemoração tinha o mote: “Ler para a paz e harmonia globais”. Assim, no dia 26 de outubro, no turno da tarde, alunos de todos os níveis de ensino, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, leram textos alusivos à paz, em espaços públicos da sede do concelho. 
 

A conferência final do Projeto Engie intitulada: “Learning from the ground: Why geosciences matter for future generations” foi um evento organizado para celebrar, pela primeira vez, o Dia Internacional da Geodiversidade, dia 6 de outubro de 2022, bem como o Ano Europeu da Juventude 2022.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

 
 
Intervenção do Sua Excelência, o Ministro da Educação, João Costa, na sessão de abertura do encontro de lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23
 

A não perder!


 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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