Nota de Abertura
Ambição, Liberdade, Equidade
Pedro Cunha, Diretor-Geral da Educação
Márcia Leça/FCG
Na famosa sátira de Harold Benjamim, “The Saber-Tooth Curriculum”, o autor descreve como uma tribo imaginária do Período Paleolítico criou o primeiro currículo educativo baseando-se nas suas necessidades de sobrevivência imediata. Entre outras competências, os jovens da tribo aprendiam a pescar com as mãos, a reunir cavalos selvagens e a usar o fogo para afastar os tigres dente de sabre – uma das ameaças mais sérias à sua segurança. Naquele tempo, aprendia-se fazendo, imitando quem sabia fazer, estudando as consequências dos comportamentos entretanto aprendidos.
Com a Glaciação estas espécies extinguiram-se e surgiram outras, tais como ursos, antílopes e peixes, exigindo novos conhecimentos e capacidades. Alguns membros da tribo pediram que estas também fossem ensinadas na Escola. Os anciãos responderam: “Escola? Já não estamos na Escola (…) O que têm estas atividades práticas que ver com a Escola? (…) Se quiser manter-se seguro, quente e nutrido o melhor será esquecer as atividades académicas e os seus ideais sobre pescar com as mãos, reunir cavalos ou espantar tigres dentes-de-sabre”.
|
|
Artigo de Opinião
Comunidades de Aprendizagem na Escola: Uma Abordagem Colaborativa
Luís Tinoca
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
Nos últimos anos, tem havido um aumento do interesse na criação de comunidades de aprendizagem centradas na escola como uma forma de melhorar a qualidade da educação. Estas comunidades caracterizam-se pela colaboração entre professores, alunos, famílias e membros da comunidade local para alcançar objetivos educacionais partilhados.
|
|
Nota de Pesar
Doutor Fernando José Egídio Reis
A Direção-Geral da Educação vem manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do Doutor Fernando José Egídio Reis, antigo Diretor-Geral da Educação, um profissional da educação que deixará decerto um vazio nos que tiveram a honra e o prazer de com ele ter trabalhado.
A todos os familiares e amigos, endereçamos as nossas mais sinceras e sentidas condolências.
|
|
Este MOOC tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas ao nível dos seus Planos de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE).
|
|
|
Realizar-se-á, nos dias 21 e 22 de abril de 2023, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, a sexta edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania. Consulte o programa e inscreva-se!
|
|
|
As III Jornadas da Primavera procuram, à semelhança das edições anteriores, promover e alargar o espaço de debate e reflexão sobre a escola, particularmente no âmbito da transformação do trabalho dos professores.
|
|
|
A DGE, em parceria com a BIOND, vai realizar uma AFCD de 3 horas, intitulada “Economia Circular – construção de uma literacia ambiental”. As inscrições decorrerão até 20 de março às 23:59h.
|
|
|
Celebra-se no dia 21 de março de cada ano o Dia Nacional e Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, cujo principal objetivo é mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação informa que A Rocha, Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente, vai realizar um conjunto de atividades integradas na “Semana dos Polinizadores” entre os dias 20 e 25 de março de 2023.
|
|
|
No âmbito do Programa de Digitalização para a Escolas, a DGE encontra-se a dinamizar, em estreita colaboração CC TIC e os CFAE, um conjunto de eventos regionais.
|
|
|
A DGE promove ao longo dos meses de abril e maio novos Encontros sobre a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
|
|
|
O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa vai realizar a já tradicional “Cimeira das Democracias”, dedicada este ano ao tema “Como reconstruir consensos em Democracia?”.
|
|
|
“O Minuto Verde Volta à Escola” pretende dar continuidade ao projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola”, promovido pela Quercus e apoiado pelo Fundo Ambiental em 2017.
|
|
|
Para celebrar o 43.º World Wish Day, as Escolas são convidadas a participar no Move For Wish Kids sob o tema: A Energia que nos move.
A Energia faz mover a Make-A-Wish e contagia os outros.
|
|
|
A DGE, em conjunto com instituições de mais dez países europeus, está empenhada em desenvolver o projeto SCIREARLY.
|
|
|
O Programa Escola Segura convida as escolas e toda a comunidade escolar para a realização de iniciativas que promovam a reflexão sobre o seu tema anual “Menos vida virtual, mais vida real”.
|
|
|
Está aberto, até ao dia 31 de maio, o período de inscrições no Concurso Nacional de Jornais Escolares 2022-23. Podem participar jornais de escolas ou de agrupamentos de escolas, em papel e/ou digitais.
|
|
|
A DGE participou por convite da DGS no evento “Promoção da Alimentação Saudável – Passado, Presente e Futuro”, que decorreu no dia 3 de março de 2023.
|
|
|
A DGE promoveu durante os meses de janeiro e fevereiro uma nova edição das Jornadas de Trabalho de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar.
|
|
|
No âmbito do desenvolvimento do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), a Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Santo Tirso e Valongo - CFAE Sebastião da Gama, tem vindo a realizar ciclos de Workshops (Ações de Formação de Curta Duração), subordinados ao tema “Partilha de práticas pedagógicas com recurso a tecnologias e manuais digitais”. O próximo ciclo realizar-se-á de março a junho de 2023.
|
|
Decorreu no passado dia 1 de março, mais uma entrega de bicicletas, efetuada no âmbito do investimento do PRR/SUAVA e do projeto «DE Sobre Rodas», desta vez na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, e inserida na iniciativa "GOVERNO + PRÓXIMO."
|
|
No mês de fevereiro, o PNC continua a acompanhar práticas pedagógicas que valorizam a presença da 7.ª Arte nas comunidades educativas, incentivando a formação de públicos para o cinema e contribuindo para o sucesso escolar dos alunos.
Do norte ao sul do país, apresentamos escolas que envolvem os alunos na produção de pequenos trabalhos e projetos de vídeo, outras que recebem convidados da área do cinema e do audiovisual, refletindo com os jovens sobre a especificidade desta área, e, finalmente, escolas que privilegiam a fruição cinematográfica como parte da formação integral dos alunos.
A todas, o nosso agradecimento.
|
|
Para assinalar o Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água a DGE/Direção de Serviços de Projetos Educativos lançou um desafio às escolas, com o objetivo de crianças e jovens, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolverem e revelarem competências como, pensamento crítico e criativo na compreensão dos equilíbrios e das fragilidades do mundo natural e na adoção e promoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente.
|
|
O Agrupamento de Escolas D. António F. Gomes, Penafiel está a organizar a VI Dia das Ciências e da Tecnologia, para o dia 28 de março de 2023. Neste dia aos alunos da escola será proporcionado um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas no que diz respeito às áreas científicas de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias de Informação e Comunicação.
|
|
O Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) dinamizou, nos dias 8 e 15 de fevereiro de 2023, a Ação de Formação de Curta Duração I Encontro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial), com as formadoras Isabel Borges e Maria Rosalina Veiga.
|
|
A inclusão em sala de aula pode ser alcançada de diversas maneiras, e uma delas é por meio de atividades criativas e exploratórias que permitem aos alunos trabalhar em equipe e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
|
|
Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas para relacionar os diferentes estados físicos da água e fazer a ligação destes estados ao ciclo da água. Posteriormente, os alunos construíram a sua própria representação do ciclo da água numa atividade prática presente no guião do aluno.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|