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Nota de Abertura

O novo ciclo de confiança


Fernando Alexandre,
Ministro da Educação, Ciência e Inovação


O calendário dos Professores é regulado pelo ano letivo. No final de cada ano letivo fecha-se mais um ciclo. É nesta altura que fazemos o nosso balanço anual, do que correu bem, do que poderia ter corrido melhor e também do que correu mal. E fazemos planos de como poderemos melhorar no próximo ano. Num novo ciclo.
Artigo de Opinião

Lideranças pedagógicas nas escolas


 Estela Costa
 Professora Associada
 Subdiretora
 Instituto de Educação da Universidade de Lisboa





Há muito que se demonstrou que a liderança é um fator-chave na melhoria das escolas. Também se reconhece amplamente que os diretores são cada vez mais responsabilizados pelo seu contributo para a aprendizagem dos alunos, o que torna premente o exercício de lideranças pedagógicas mais eficazes. Importa salientar que a liderança pedagógica não é uma prerrogativa do diretor, nem tarefa de uma só pessoa. Os estudos mostram que as escolas que melhoram o desempenho dos alunos tendem a ter diretores que são fortes gestores organizacionais e líderes sistémicos que distribuem a liderança.

Notícias DGE


O canal YouTube Vídeos Educativos #EstudoEmCasa Apoia disponibiliza vídeos temáticos, organizados em playlists, que se destinam a vários níveis de ensino, incluindo cursos profissionais.
As candidaturas decorrem até 28 de junho, através do formulário online, disponível para o efeito.
O relatório final do Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais” foi produzido pela Universidade de Aveiro, a pedido da DGE.
A Plataforma ABC LeR – LeR e Recuperar, no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, destina-se aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade.
Para assinalar os 20 anos de existência do Centro de Sensibilização SeguraNet da DGE, realizou-se, no dia 15 de maio, em Santarém, o Encontro Nacional de Cidadania Digital – SeguraNet I vinte anos a navegar em segurança.
O Estudo sobre a Implementação e o Impacto dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) foi promovido pela DGE e realizado pelo CIES do ISCTE.
A DGE dinamizou, nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Vimeiro, a Sessão de Capacitação – “Uma Educação para todos”, dirigida às Equipas Regionais AFC e aos Embaixadores Digitais (ED) alocados aos CFAE.
No passado dia 10 de maio, a DGE promoveu, na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, um encontro nacional dirigido a todos os docentes que desempenham funções nos Centros de Recursos para as Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC). 
Teve lugar nos dias 17 e 18 de maio de 2024, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, a 3.ª fase das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa.
A DGE realizou o 2.º Encontro Nacional - Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!, no dia 28 de maio, entre as 14:30h e as 16:30h, na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
A etapa final das Olimpíadas Portuguesas de Física de 2024 decorreu no dia 18 de maio de 2024, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, e contou com cerca de 90 jovens entusiastas da Física. 
O Prémio Mário Ruivo promove a consciencialização dos jovens sobre a relação crucial entre o Oceano e o clima. Na sua 4.ª edição, os jovens são desafiados a explorar a temática "O Oceano e as Alterações Climáticas”. 
Ética, desporto e direitos humanos são pilares fundamentais que não só se entrelaçam, como também se alimentam mutuamente, delineando o caráter e a integridade do desporto na sua essência mais pura.
O Projeto VR4Empathy enquadra-se no Programa Erasmus+ “Parcerias para a Inovação – Projetos Orientados para o Futuro”, no domínio da Educação Digital, e integra entidades de Portugal, Eslovénia, Grécia e Dinamarca, sendo a DGE um dos parceiros. 
No âmbito do Programa “Educar para uma Geração Azul”, decorreu no dia 2 de maio de 2024, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, a sessão de lançamento da coleção dos livros “Patrulha ação Azul”.
No dia 17 de maio, o tema do Programa Sociedade Civil, na RTP2, foi dedicado à Nutrição nas Escolas. Este episódio, conduzido pelo jornalista Luís Castro, contou com vários convidados, entre eles a DGE, representada por Rui Lima.
Este Boletim pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelos Clubes Europeus, mostrando o envolvimento e participação dos alunos no projeto de construção europeia, descobrindo os seus direitos e deveres como cidadãos europeus.
Nos dias 13 e 14 de maio, os membros do projeto Scirearly estiveram reunidos para reflexão e preparação dos próximos passos no que respeita à temática da redução do abandono escolar precoce e do insucesso escolar na Europa.
No dia 17 de maio, realizou-se, em Tomar, a Conferência “Alimentação Equilibrada e Sustentável”, no âmbito de um Encontro Nacional levado a cabo pela Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável.
A Direção-Geral da Educação participou numa iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - “Exposição e Ciclo de Tertúlias - Diálogos na história de Portugal na OIT” - no dia 14 de maio de 2024, no Centro Cultural Casapiano, em Lisboa.
5 de maio
A celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa constitui “uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização da língua portuguesa”. 
Nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2024 realizou-se, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, o Seminário Internacional/curso de formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”.
Terceira edição
A democracia, conceito central nos sistemas políticos há mais de 25 séculos, continua a adaptar-se aos tempos modernos. Mas o que significa realmente a democracia?
No dia 28 de maio de 2024, realizou-se, na Casa da Arquitectura em Matosinhos, o Evento Nacional do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS).
Decorreu, em Luanda, entre os dias 8 e 19 de abril de 2024, a 3.ª missão do projeto Exames Nacionais – 2.ª Fase de Generalização (EN2FG) com a finalidade de prestar assistência técnica ao Júri dos Exames Nacionais de Angola (JEN).

Outras notícias da Educação


Contextual é uma nova revista digital que nasceu da ideia de comunicar mais e melhor com todo o universo educativo, sejam professores, dirigentes escolares, alunos, técnicos de educação ou outros intervenientes na área da educação.
23 a 24 de junho
A primeira Plenária da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), sob presidência do Reino Unido, realiza-se em Glasgow no mês de junho de 2024. 
Grupo de peritos da Comissão Europeia apresenta resultados de investigação sobre melhoria de ambientes de aprendizagem e promoção do bem-estar e da saúde mental na escola.
Com esta legislação pretende-se proteger os direitos fundamentais, a democracia, o Estado de direito e a sustentabilidade ambiental da IA de alto risco.
A Direção-Geral da Educação tornou público o Estudo Portugal’s digital transition strategy for education, elaborado pelo recém-lançado Laboratório de Aprendizagem de Políticas Educativas da European Schoolnet.  
“My Hometown” é um dos projetos-chave da Presidência do Reino Unido da IHRA, tendo como objetivo que os jovens dos países da IHRA descubram e partilhem histórias sobre as ligações das suas localidades com a história do Holocausto. 
A editora PACTOR publicou o livro “Jogos Tradicionais Infantis – Recriação e Abordagem Interdisciplinar”, da autoria de Francisco Campos, Daniela Campos e Rui Mendes.
No dia 22 de maio de 2024, a IHRA disponibilizou a versão portuguesa do documento intitulado IHRA Charter for Safeguarding Sites, no âmbito da efeméride do Dia Internacional para a Memória do Holocausto de 2024.
A European Schoolnet lançou o seu canal de Podcast e já disponibilizou o primeiro episódio: "Tempo de ecrã e telemóveis nas escolas".
 

 
Daqui nascem os campeões

Cerca de 1400 alunos, oriundos de norte a sul do país, competiram nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, realizados em Lagoa e Portimão, entre os dias 23 e 26 de maio. 
A Voz dos Alunos @DGE 


 
A “Voz dos Alunos” consubstancia-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas com e pelas escolas que promovem tempos e espaços para que os alunos exerçam a sua cidadania plena, ativa e criativa, participando na dinâmica da escola.  Ao dar “Voz aos Alunos» pretende-se que analisem e questionem criticamente a realidade; avaliem e selecionem informação; formulem hipóteses; tomem decisões fundamentadas no seu dia a dia, através da livre exposição de ideias e debate de opiniões; participem ativamente no projeto educativo da escola e em outros momentos do quotidiano escolar.
 

Boas Práticas


 

 
O Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) promove, a 17 de julho de 2024, a segunda edição do Encontro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
 

 
No passado dia 14 de maio de 2024, alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde tiveram a oportunidade de ter uma atividade STEM nas instalações da Patinter, entidade parceira da Academi@ STEM Mangualde desde a sua génese.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo



 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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