Nota de Abertura
O novo ciclo de confiança
Fernando Alexandre,
Ministro da Educação, Ciência e Inovação
O calendário dos Professores é regulado pelo ano letivo. No final de cada ano letivo fecha-se mais um ciclo. É nesta altura que fazemos o nosso balanço anual, do que correu bem, do que poderia ter corrido melhor e também do que correu mal. E fazemos planos de como poderemos melhorar no próximo ano. Num novo ciclo.
|
|
Artigo de Opinião
Lideranças pedagógicas nas escolas
Estela Costa
Professora Associada
Subdiretora
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Há muito que se demonstrou que a liderança é um fator-chave na melhoria das escolas. Também se reconhece amplamente que os diretores são cada vez mais responsabilizados pelo seu contributo para a aprendizagem dos alunos, o que torna premente o exercício de lideranças pedagógicas mais eficazes. Importa salientar que a liderança pedagógica não é uma prerrogativa do diretor, nem tarefa de uma só pessoa. Os estudos mostram que as escolas que melhoram o desempenho dos alunos tendem a ter diretores que são fortes gestores organizacionais e líderes sistémicos que distribuem a liderança.
|
|
O canal YouTube Vídeos Educativos #EstudoEmCasa Apoia disponibiliza vídeos temáticos, organizados em playlists, que se destinam a vários níveis de ensino, incluindo cursos profissionais.
|
|
|
As candidaturas decorrem até 28 de junho, através do formulário online, disponível para o efeito.
|
|
|
O relatório final do Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais” foi produzido pela Universidade de Aveiro, a pedido da DGE.
|
|
|
A Plataforma ABC LeR – LeR e Recuperar, no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, destina-se aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade.
|
|
|
Para assinalar os 20 anos de existência do Centro de Sensibilização SeguraNet da DGE, realizou-se, no dia 15 de maio, em Santarém, o Encontro Nacional de Cidadania Digital – SeguraNet I vinte anos a navegar em segurança.
|
|
|
O Estudo sobre a Implementação e o Impacto dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) foi promovido pela DGE e realizado pelo CIES do ISCTE.
|
|
|
A DGE dinamizou, nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Vimeiro, a Sessão de Capacitação – “Uma Educação para todos”, dirigida às Equipas Regionais AFC e aos Embaixadores Digitais (ED) alocados aos CFAE.
|
|
|
No passado dia 10 de maio, a DGE promoveu, na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, um encontro nacional dirigido a todos os docentes que desempenham funções nos Centros de Recursos para as Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC).
|
|
|
Teve lugar nos dias 17 e 18 de maio de 2024, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, a 3.ª fase das XI Olimpíadas da Língua Portuguesa.
|
|
|
A DGE realizou o 2.º Encontro Nacional - Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!, no dia 28 de maio, entre as 14:30h e as 16:30h, na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
|
|
|
A etapa final das Olimpíadas Portuguesas de Física de 2024 decorreu no dia 18 de maio de 2024, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, e contou com cerca de 90 jovens entusiastas da Física.
|
|
|
O Prémio Mário Ruivo promove a consciencialização dos jovens sobre a relação crucial entre o Oceano e o clima. Na sua 4.ª edição, os jovens são desafiados a explorar a temática "O Oceano e as Alterações Climáticas”.
|
|
|
Ética, desporto e direitos humanos são pilares fundamentais que não só se entrelaçam, como também se alimentam mutuamente, delineando o caráter e a integridade do desporto na sua essência mais pura.
|
|
|
O Projeto VR4Empathy enquadra-se no Programa Erasmus+ “Parcerias para a Inovação – Projetos Orientados para o Futuro”, no domínio da Educação Digital, e integra entidades de Portugal, Eslovénia, Grécia e Dinamarca, sendo a DGE um dos parceiros.
|
|
|
No âmbito do Programa “Educar para uma Geração Azul”, decorreu no dia 2 de maio de 2024, na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, a sessão de lançamento da coleção dos livros “Patrulha ação Azul”.
|
|
|
No dia 17 de maio, o tema do Programa Sociedade Civil, na RTP2, foi dedicado à Nutrição nas Escolas. Este episódio, conduzido pelo jornalista Luís Castro, contou com vários convidados, entre eles a DGE, representada por Rui Lima.
|
|
|
Este Boletim pretende divulgar o trabalho desenvolvido pelos Clubes Europeus, mostrando o envolvimento e participação dos alunos no projeto de construção europeia, descobrindo os seus direitos e deveres como cidadãos europeus.
|
|
|
Nos dias 13 e 14 de maio, os membros do projeto Scirearly estiveram reunidos para reflexão e preparação dos próximos passos no que respeita à temática da redução do abandono escolar precoce e do insucesso escolar na Europa.
|
|
|
No dia 17 de maio, realizou-se, em Tomar, a Conferência “Alimentação Equilibrada e Sustentável”, no âmbito de um Encontro Nacional levado a cabo pela Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação participou numa iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - “Exposição e Ciclo de Tertúlias - Diálogos na história de Portugal na OIT” - no dia 14 de maio de 2024, no Centro Cultural Casapiano, em Lisboa.
|
|
|
5 de maio
A celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa constitui “uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização da língua portuguesa”.
|
|
|
Nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2024 realizou-se, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, o Seminário Internacional/curso de formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”.
|
|
|
Terceira edição
A democracia, conceito central nos sistemas políticos há mais de 25 séculos, continua a adaptar-se aos tempos modernos. Mas o que significa realmente a democracia?
|
|
|
Decorreu, em Luanda, entre os dias 8 e 19 de abril de 2024, a 3.ª missão do projeto Exames Nacionais – 2.ª Fase de Generalização (EN2FG) com a finalidade de prestar assistência técnica ao Júri dos Exames Nacionais de Angola (JEN).
|
|
|
Outras notícias da Educação
|
|
Contextual é uma nova revista digital que nasceu da ideia de comunicar mais e melhor com todo o universo educativo, sejam professores, dirigentes escolares, alunos, técnicos de educação ou outros intervenientes na área da educação.
|
|
|
23 a 24 de junho
A primeira Plenária da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), sob presidência do Reino Unido, realiza-se em Glasgow no mês de junho de 2024.
|
|
|
Grupo de peritos da Comissão Europeia apresenta resultados de investigação sobre melhoria de ambientes de aprendizagem e promoção do bem-estar e da saúde mental na escola.
|
|
|
Com esta legislação pretende-se proteger os direitos fundamentais, a democracia, o Estado de direito e a sustentabilidade ambiental da IA de alto risco.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação tornou público o Estudo Portugal’s digital transition strategy for education, elaborado pelo recém-lançado Laboratório de Aprendizagem de Políticas Educativas da European Schoolnet.
|
|
|
“My Hometown” é um dos projetos-chave da Presidência do Reino Unido da IHRA, tendo como objetivo que os jovens dos países da IHRA descubram e partilhem histórias sobre as ligações das suas localidades com a história do Holocausto.
|
|
|
A editora PACTOR publicou o livro “Jogos Tradicionais Infantis – Recriação e Abordagem Interdisciplinar”, da autoria de Francisco Campos, Daniela Campos e Rui Mendes.
|
|
|
No dia 22 de maio de 2024, a IHRA disponibilizou a versão portuguesa do documento intitulado IHRA Charter for Safeguarding Sites, no âmbito da efeméride do Dia Internacional para a Memória do Holocausto de 2024.
|
|
|
A European Schoolnet lançou o seu canal de Podcast e já disponibilizou o primeiro episódio: "Tempo de ecrã e telemóveis nas escolas".
|
|
|
Daqui nascem os campeões
Cerca de 1400 alunos, oriundos de norte a sul do país, competiram nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, realizados em Lagoa e Portimão, entre os dias 23 e 26 de maio.
|
|
A Voz dos Alunos @DGE
A “Voz dos Alunos” consubstancia-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas com e pelas escolas que promovem tempos e espaços para que os alunos exerçam a sua cidadania plena, ativa e criativa, participando na dinâmica da escola. Ao dar “Voz aos Alunos» pretende-se que analisem e questionem criticamente a realidade; avaliem e selecionem informação; formulem hipóteses; tomem decisões fundamentadas no seu dia a dia, através da livre exposição de ideias e debate de opiniões; participem ativamente no projeto educativo da escola e em outros momentos do quotidiano escolar.
|
|
O Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) promove, a 17 de julho de 2024, a segunda edição do Encontro de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
|
|
No passado dia 14 de maio de 2024, alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde tiveram a oportunidade de ter uma atividade STEM nas instalações da Patinter, entidade parceira da Academi@ STEM Mangualde desde a sua génese.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|