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Nota de Abertura

Formação contínua de docentes - áreas prioritárias

A formação contínua de docentes é uma componente essencial do desenvolvimento profissional e possibilita um contexto favorável à mudança educacional. Este desenvolvimento visa contribuir para uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos, com autonomia que potencie uma gestão curricular adequada a contextos e necessidades específicos. Neste sentido, para que todos os alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, é determinante:
 
- A concretização dos projetos educativos e dos planos de ação estratégica; 
- A promoção de práticas que permitam antecipar e prevenir o insucesso;
- A satisfação das prioridades formativas e a implementação das medidas no âmbito da educação inclusiva;
- A capacitação das escolas que possibilite a reflexão sobre as suas práticas;
- O desenvolvimento de trabalho colaborativo, de competências digitais e de permanente atualização científica.

 
Em síntese, a aquisição de competências profissionais orientadas para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia das práticas revela-se uma prioridade.
Artigo de Opinião

Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro


 Manuela Pargana Silva 
 Gabinete Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares
 Ministério da Educação, Ciência e Inovação
 



O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) cria condições para que todas as comunidades educativas tenham excelentes bibliotecas escolares, estruturas constituídas por pessoas e para pessoas, geridas por profissionais qualificados, que disponibilizam recursos e serviços e estão comprometidas com a transformação da educação.

Notícias DGE


A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital.
A Direção-Geral da Educação promove, durante o mês de outubro, várias iniciativas no âmbito do domínio “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”.
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
A Direção-Geral da Educação (DGE) promove a 3.ª edição do curso online "A Inteligência Artificial vai transformar a Escola", em formato MOOC (Massive Open Online Course). 
Realizar-se-á, entre os dias 16 e 18 de outubro, uma Peer Learning Activity (PLA) do Grupo de Trabalho Schools: Learning for Sustainability, subordinada ao tema “Aprendizagem para a Sustentabilidade e Educação para a Cidadania”.
A Direção-Geral da Educação, em articulação com um conjunto de autores coordenado pelo professor Jaime Carvalho e Silva, disponibiliza um manual digital em linha, o Niu Aleph, gratuito e permanentemente atualizado.
A Direção-Geral da Educação (DGE) valoriza a Participação e a Cidadania Democrática, pelo que convida os Alunos dos Ensinos Básico e Secundário a participarem na 2.ª edição do Projeto Voz dos Alunos @DGE.
No cumprimento do Despacho n.º 9227/2022, publicado a 28 de julho, informa-se que se encontra disponível (online), a partir de 16 de setembro, a aplicação informática “Módulo do Desporto Escolar – E360” (MDE).
A Direção-Geral da Educação convida os Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial a frequentar a ação de formação: Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho.
O 2.º Congresso Internacional da Mobilidade Escolar Sustentável, com o tema "DESAFIOS URBANOS: Gerações & Ativismo", foi promovido pelo Município de Óbidos entre os dias 1 e 3 de outubro.
A DGE, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 18.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. 
A DGE informa que, no dia 5 de novembro de 2024, vai realizar-se, na modalidade online síncrona, a ação de formação de curta duração Interculturalidade: "Identidade, cultura e diversidade cultural", com a duração de três horas.
O Protocolo de colaboração para os anos letivos 2024/2025; 2025/2026 e 2026/2027 abrange alunos do pré-escolar ao ensino secundário e tem como objetivo a educação e segurança rodoviária. 
O Desporto Escolar esteve em destaque na manhã de 27 de setembro, com a celebração do «Dia Europeu do Desporto na Escola» no Agrupamento de Escolas do Forte da Casa.
O Encontro Anual de Escolas-Piloto de Alemão (PEPA) ocorrerá no dia 25 de outubro, em formato presencial, no Goethe-Institut de Lisboa, com o tema “O Futuro é hoje! Sê ativo com alemão”.

Outras notícias da Educação


Em A História que um dia também vais contar participaram alunos de Portugal e de outros países lusófonos, que vivamente acolheram uma ideia que lhes foi apresentada: comemorar os 50 anos do 25 de abril a cantar. 
O Ecopátios|Designlab é um espaço de debate e de troca de experiências focado na regeneração e renaturalização dos recreios escolares, promovendo projetos que destacam a educação ambiental e a cidadania ativa. 
O projeto “Raposa Chama” lança a 1.ª edição do Concurso Nacional Raposa Chama, sob o tema “Como ter um espaço que gostes e valorizes protegido de incêndios rurais”, que decorre entre o dia 7 de outubro de 2024 (data de abertura) e 21 de março de 2025.
Estão abertas, durante o mês de outubro, as inscrições para a participação na 11.ª edição do programa Apps for Good. Podem inscrever-se e participar professores de todas as áreas disciplinares
Acaba de ser publicado o livro Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas: O Projeto Escol@s Digitais. Uma obra disponível para todos os profissionais de educação e investigadores que se interessam pelo tema da integração das tecnologias digitais em contexto escolar.  

Boas Práticas


 

 
No dia 3 de outubro de 2024, a Academi@ STEM Mangualde realizou uma atividade de abertura do ano letivo, especialmente dirigida aos alunos do 8.º ano e seus encarregados de educação. O evento aconteceu na Escola Secundária Felismina Alcântara, pelas 21 horas, e proporcionou aos participantes uma experiência interativa e interdisciplinar, abordando temas científicos e ambientais relevantes.
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo



 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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