Nota de Abertura
Laboratórios de Educação Digital: Inovação e Desafios na Escola
Os recentes resultados do ICILS - International Computer and Information Literacy Study, estudo promovido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement, avaliou a literacia digital e de utilização da informação dos jovens que frequentam o 8.º ano de escolaridade, bem como as suas competências relacionadas com o pensamento computacional.
|
|
Artigo de Opinião
Bem-Estar Digital nas Escolas: é preciso agir!
Cosmin Nada (CIES‐Iscte)
Investigador e Consultor em Educação
O bem-estar e a saúde mental de jovens e crianças, bem como de toda a sociedade, tornou-se uma preocupação central à luz dos desafios trazidos pela pandemia Covid-19. Pós-pandemia, este tema permaneceu na agenda educativa (inter)nacional, com várias iniciativas relevantes, tal como as Recomendações para o bem-estar e a saúde mental na escola, recentemente lançadas pela Comissão Europeia. Garantir, todavia, o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa numa era digital torna-se ainda mais desafiante.
|
|
No âmbito do projeto Laboratórios de Educação Digital (LED), a DGE, em colaboração com o CFAE Aurélio da Paz dos Reis, Vila Nova de Gaia, promove um conjunto de Workshops (AFCD), a realizar online, entre os meses de novembro de 2024 a maio de 2025.
|
|
|
A DGE promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, a realização de um workshop intitulado Using Information and communication Technology in support of language teaching and learning (ICT-REV).
|
|
|
A DGE disponibiliza, desde 2022, os RED 1.º ciclo, desenvolvidos e validados por especialistas das áreas das didáticas específicas e por especialistas multimédia.
|
|
|
A DGE, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criou a distinção Selo Escola Saudável. A candidatura à edição 2024/2025 poderá ser apresentada até 31 de dezembro de 2024.
|
|
|
Irá realizar-se, no dia 28 de novembro de 2024,na modalidade online síncrona, a ação de formação de curta duração “Pluralismo e Diálogo Intercultural”, com a duração de três horas.
|
|
|
Os eTwinners portugueses que conquistaram o Selo Nacional de Qualidade (SNQ) em 2024 têm agora a oportunidade de submeter os seus projetos aos Prémios Nacionais eTwinning até ao dia 18 de novembro de 2024.
|
|
|
Realizou-se, nos passados dias 24 e 25 de outubro, o II Encontro de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos, sob o lema One Health e Escolas Promotoras de Saúde, o qual contou com a participação da Direção-Geral da Educação (DGE).
|
|
|
Portugal, como país membro da International School Sport Federation (ISF), esteve representado na ISF Gymnasíade 2024, que decorreu no Bahrain, entre 21 e 31 de outubro.
|
|
|
Realizou-se, no passado dia 18 de outubro, no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, na Maia, a conferência Híbrida Green Cork, iniciativa promovida pela Quercus.
|
|
|
Realizar-se-á, no próximo dia 19 de novembro, a cerimónia de entrega dos prémios do concurso dos Clubes Europeus 2023-24, subordinado ao tema Eleições Europeias - uma voz jovem na Europa.
|
|
|
A edição de setembro-outubro da newsletter das UAARE marca o início de mais um ano letivo cheio de desafios e conquistas no âmbito do Programa UAARE.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Organização Nacional de Apoio eTwinning divulgam as candidaturas distinguidas com o Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2024.
|
|
|
No dia 5 de novembro decorreu a 12.ª edição do exercício de prevenção do risco sísmico - A TERRA TREME, transmitido via streaming na página de videodifusão da DGE e no canal YouTube da DGEstE.
|
|
|
O debate da Matiné de Cinema sobre o Bullying, realizada no dia 22 de outubro 2024, no auditório da Escola Secundária de Camões, já está disponível online canal YouTube do GILM.
|
|
|
No passado dia 16 de outubro, realizou-se na Biblioteca Pública Almeida Garrett, no Porto, o 1.º Congresso Português de Educação Alimentar, sob o lema Ensinar Nutrição no séc. XXI.
|
|
|
Este projeto, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), com o objetivo de envolver jovens em temas ambientais e ecológicos da atualidade e de incentivar a prática da escrita.
|
|
|
A 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros responsáveis pelo Desporto decorreu no Porto, de 8 a 10 de outubro de 2024.
|
|
|
Realizou-se, no passado dia 15 de outubro, a 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços “Como Comem Hoje as Crianças em Portugal”, evento que contou com a participação da Direção-Geral da Educação.
|
|
|
Sob o tema “O Futuro é Hoje ─ Sê Ativo com Alemão”, o evento reuniu professores de todo o território continental e da região autónoma dos Açores.
|
|
|
A DGE divulgou algumas sugestões de trabalho que poderão ser utilizadas para promover as competências de literacia financeira nos alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.
|
|
|
A APTERN – Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais, com o apoio da Direção-Geral da Educação, promove a 4.ª edição do projeto Segue a Tua Natureza (STN).
|
|
|
A Direção-Geral da Educação participou na Semana Mundial do Investidor, através da realização de duas iniciativas conjuntas com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários fruto da parceria com esta entidade.
|
|
|
No dia 9 de outubro, o CIEC da Universidade do Minho promoveu uma mostra de apresentação dos resultados da implementação do Projeto ERASMUS+ Escolas para a Saúde na Europa para um Envelhecimento Ativo e Saudável.
|
|
|
A DGE organizou e dinamizou duas Reuniões de Acolhimento e Informação nos dias 1 e 8 de outubro 2024, em presencial e a distância, respetivamente para os Assistentes de língua francesa e de língua espanhola.
|
|
|
Outras notícias da Educação
|
|
A edição deste ano do Fórum para uma Internet mais segura tem como título Where’s the harm? Protecting children and young people against inappropriate content and bullying online.
|
|
|
O Interactive Classroom Working Group (ICWG) acaba de divulgar os Estudos de Caso 2024, dando a conhecer a forma como as escolas de toda a Europa estão a transformar a educação, através da inovação digital.
|
|
|
O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, integrado na Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, aderiu à medida 1.3.5 – Recuperar experimentando de acordo com a resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021 de 7 de julho. Esta medida permitiu a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, privilegiando o Trabalho Experimental, a Iniciação à Robótica e a Divulgação da Ciência à comunidade escolar e favorecendo a articulação dos currículos das disciplinas e as atividades realizadas no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE).
|
|
No âmbito da Academi@ STEM Mangualde, os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde participam numa experiência única que alia a ciência ao desporto! Inspirando-se na jornada de Carina Paim, atleta paralímpica portuguesa dos 400 metros T20, os estudantes exploram não só as exigências físicas e de treino, mas também os requisitos nutricionais que são fundamentais para o desempenho de um atleta de alto nível.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|