Nota de Abertura
Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: um futuro melhor para os jovens e para o planeta Terra
Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação
As disciplinas da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) têm, atualmente, um destaque no cenário educacional global devido à sua importância para o desenvolvimento de várias das competências essenciais no século XXI. Trabalhar as STEM no currículo escolar, de forma integrada, permitirá preparar os alunos para enfrentar os desafios da sustentabilidade do planeta.
|
|
Artigo de Opinião
Educação de Infância e Inclusão – de pequenino se vive o destino!
Ana Teresa Brito
Ispa – Instituto Universitário | EDUNOVA.ISPA
Nascemos. Somos pessoas de pleno direito neste nosso nascer que faz (re)nascer o mundo à nossa volta - nasce um bebé e (re)nasce uma mãe, um pai, um cuidador. É nesta interação que cada bebé se desenvolve, cresce como criança, no extraordinário sentido de si que aqui desponta. Esta é a beleza complexa, o desafio, o encantamento do sempre novo, que emerge no seu acolhimento. Esta é também a raiz da inclusão em Educação de Infância: mobilizarmos tudo o que sabemos e somos para a receber, com respeito e amorosidade, buscando potenciar o sentido de pertença de cada criança, a sua plena participação. Esta é a desafiante reflexão que aqui partilhamos.
|
|
Numa ação conjunta entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação e o Ministério da Juventude e Modernização, foi lançada a campanha de sensibilização nacional "Age. Fala. Muda. A tua voz para combater o Bullying".
|
|
|
A Direção-Geral da Educação (DGE) promoveu, nos dias 13 e 14 de novembro 2024, o encontro “Educação Digital em Ação: Partilhar, inovar e Transformar”.
|
|
|
A DECO e o .PT promovem a 12.ª edição do Sitestar.pt, uma iniciativa que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português, que utilizem o domínio .pt, durante o ano letivo de 2024/2025.
|
|
|
A aluna Ariana Pereira, do Agrupamento de Escolas de Benavente, surpreendeu o Desporto Escolar ao escrever uma letra inspiradora que reflete a sua vivência na modalidade de Boccia.
|
|
|
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital.
|
|
|
A DGE apresenta um desafio às escolas, sendo também um convite à criatividade e à reflexão: um apelo à paz. Os alunos são incentivados a expressar, através da arte, a sua visão sobre como a humanidade pode alcançar a concórdia, a solidariedade e a coexistência pacífica.
|
|
|
A DGE convida todos os estabelecimentos do ensino público e privados a registarem os respetivos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento, no ano letivo 2024/2025.
|
|
|
A Nobre Casa da Cidadania, parceira da Direção-Geral da Educação, realizou, no passado dia 26 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Almeirim, duas sessões dedicadas ao tema do voluntariado.
|
|
|
O Desporto Escolar, representado por Rui Menezes Machado, marcou presença na primeira reunião do novo Conselho Nacional do Desporto (CND), realizada no dia 18 de novembro de 2024.
|
|
|
Dados de 2024 das Nações Unidas referem que no mundo 39,9 milhões de pessoas vivem com o VIH. Em 2023, houve 1,3 milhões de novas infeções.
|
|
|
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi palco do V Congresso Científico Ibero-Americano de Basquetebol.
|
|
|
No passado dia 19 de novembro de 2024 foi realizada a cerimónia de entrega dos prémios do concurso dos Clubes Europeus 2023-24.
|
|
|
Concluíu-se no dia 27 de novembro, um ciclo Ações de Curta Duração (ACD) dedicadas ao Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE), com foco na modalidade de Voleibol.
|
|
|
A entrega de prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares do Público na Escola 2024 decorreu no passado dia 4 de dezembro 2024.
|
|
|
Outras notícias da Educação
|
|
No âmbito do projeto europeu EPRIME - European Teacher Education Program, teve lugar mais um encontro de trabalho, nos dias 14 e 15 de novembro, em Berlim.
|
|
|
Já se encontra disponível a edição 2024/2025 do guia dos Serviços Educativos dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
|
|
|
A EB da Alumieira, do Agrupamento de Escolas de Esgueira, no âmbito do projeto de escola Caminhos Saudáveis: Alimentação, Ação e Comunidade, tem vindo a desenvolver diversas atividades que procuram sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada.
|
|
Informações às Escolas
Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
|
|
|
|
Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas
A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação.
|
|
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em "Pretendo cancelar a subscrição deste Boletim" no rodapé deste e-mail.
|
|
desde 2016
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, 140, 1399-025 Lisboa, Portugal
dge@dge.mec.pt
Telefone: (351) 21 393 4500 | Fax: (351) 21 393 4965
|
|
|
|
|
|