Desafio Eco-Cozinheiros

Content links

Desafio Eco-Cozinheiros

Integrado no projeto "Alimentação Saudável e Sustentável", desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, o desafio Eco-Cozinheiros está a finalizar a sua 5.ª edição

O projeto "Alimentação Saudável e Sustentável" é promovido pelo Programa Eco-Escolas | ABAE em parceria com Agrobio, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral da Educação, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, entre outros parceiros.

Este projeto pretende motivar crianças, jovens, professores e famílias a conhecerem de modo mais aprofundado questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável, procurando alterar hábitos quotidianos. Para isso, motivam-se jovens a cozinhar, criando Eco-Ementas elaboradas na escola e que consistem numa refeição completa composta por sopa ou por uma entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Os ingredientes utilizados devem estar em consonância com as estações do ano – primavera ou verão – e deve ser possível confecioná-lo na cantina da escola.

A sustentabilidade e criatividade inerente às ementas, bem como a sua qualidade nutricional, são os critérios mais valorizados na seleção. Podem participar neste desafio equipas de alunos que frequentam o 2.º ou 3.º ciclos, o secundário, o ensino profissional ou superior, em Eco-Escolas.

A DGE esteve presente, na qualidade de jurado, em duas eliminatórias, nomeadamente as que se realizaram a 26 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e a 29 de março na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. 

A prova final realizar-se-á em Lisboa na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no dia 30 de abril.