Está aqui

Apoio Tutorial Específico

Apoio Tutorial Específico

O Despacho Normativo n.º 10-B/2018, no seu art.º 12.º, prevê a implementação da medida de Apoio Tutorial Específico que acresce às medidas já implementadas pelas escolas. A implementação desta medida, prevista na alínea e) do n.º 2 do Artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, deve ser proposta no âmbito do funcionamento da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (Artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).

A medida de Apoio Tutorial Específico constitui-se como um recurso adicional, visando a diminuição das retenções e do abandono escolar precoce e consequentemente, a promoção do sucesso educativo.

A tutoria é uma medida de proximidade com os alunos, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico que ao longo do seu percurso escolar acumulem duas ou mais retenções. Tem como objetivo incrementar o envolvimento dos alunos nas atividades educativas, nomeadamente, através do planeamento e da monitorização do seu processo de aprendizagem.

A tutoria em meio escolar pode constituir-se como um fator importante para a autorregulação das aprendizagens, incrementando, desse modo, o bem-estar e a adaptação às expectativas académicas e sociais.

Para informações adicionais, poderá contactar-nos através do email: apoio.tutorial@dge.mec.pt.

 

Despacho Normativo n.º 10-B/2018

Apoio Tutorial Específico

Apoio ao Diretor - perguntas frequentes

Webinar

 

Jornadas Apoio Tutorial Específico 2017

Apresentação DGE

Apresentação IGEC

Vídeo IGEC