Está aqui

Comunidades Ciganas

Content links

Comunidades Ciganas

 

Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)

 

Recursos

➣ Promover a Inclusão e o Sucesso Educativo das Comunidades Ciganas – Guião Pedagógico para a educação Pré-escolar – 2021 

No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) 2018-2022, e no seguimento da publicação, em 2019, do guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas – Guião para as escolas, a Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza o guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar

Esta publicação tem como objetivo apoiar o trabalho dos/as educadores/as de infância na inclusão de crianças das comunidades ciganas em contexto de jardim de infância, com vista à promoção do seu sucesso educativo e da sua aprendizagem ao longo da vida.

➣ Promover a Inclusão e o Sucesso Educativo das Comunidades Ciganas - Guião para as Escolas - 2019

Apresentado publicamente em abril de 2019, no AE de Esgueira, o documento Promover a Inclusão e o Sucesso das Comunidades Ciganas – Guião para as escolas tem como objetivo orientar e apoiar o trabalho das escolas tendo em vista a inclusão e o sucesso educativo das pessoas ciganas. Tendo por base o princípio da autonomia das escolas, não se pretende apresentar receitas ou prescrições, mas sim recursos, propostas e exemplos de trabalho, integrados numa ferramenta útil para a prossecução quotidiana da missão central do sistema educativo português: a educação para todos, valorizando a presença, a participação e o desenvolvimento de todas as crianças e jovens, independentemente das suas características, num quadro de igualdade de oportunidades e respeito pela diferença.

Programa da apresentação pública do Guião

INFOGRAFIAPerfil Escolar das Comunidades Ciganas 2018-2019 

Elaborada pelo Alto Comissariado para as Migrações, a infografia tem por base o Perfil Escolar das Comunidades Ciganas 2018-2019, produzido no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, numa parceria entre a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e a Direção-Geral da Educação. Este documento apresenta um conjunto de quadros estatísticos sobre os alunos das comunidades ciganas matriculados, no ano letivo em referência, em escolas públicas do Ministério da Educação, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o acesso à educação destes alunos.

➣ Reflexo - Ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas - 2019

Recurso elaborado no âmbito do projeto Reflexo – Imagens positivas, que decorreu entre fevereiro de 2018 e julho de 2019 com o objetivo geral de contribuir para o combate ao abandono precoce da escola pelas crianças ciganas.

➣ Kit Pedagógico Romano Atmo (Alma Cigana) | Direção-Geral da Educação - 2016

➣ Curta-metragem de animação - Senhelo Calhim - Eu Sou Cigana - 2020

A curta-metragem de animação Senhelo Calhim - Eu Sou Cigana surge no âmbito da candidatura “Abordagens Integradas para a Inclusão Ativa – Norte 2020” e foi desenvolvida pelo Centro de Criatividade Digital da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, com o intuito de desconstruir estereótipos, mitos e representações associados à cultura cigana e não cigana, valorizar a multiculturalidade e a escola enquanto espaço integrador de todas as crianças e jovens. 

 

Ciclo de Conferências | Comunidades Ciganas

➣ Sucesso educativo: recuperar para avançar - Torres Vedras, 2021 

     Programa

     Como alcançar o sucesso socioeducativo do povo cigano – Fernando Macías e María Vieites

     Projetos e práticas – AE Padrão da Légua

     Práticas I – AE Padrão da Légua

     Práticas II – AE Padrão da Légua

     Testemunhos

➣ O caminho que fizemos, o presente que moldamos, o futuro que queremos - Online, 2020 

     Programa

     Projetos e práticas – AE Monte da Ola

     A Inclusividade e a interculturalidade – Rosa Madeira

     Perfil escolar das comunidades ciganas – Pedro Abrantes

➣ Inclusão e Sucesso Educativo - Setúbal, 2019

     Programa 

     Projetos e práticas – AE Mães D’Água

     Expografia – AE Mães D’Água

     Projetos e práticas – AE Piscinas-Olivais

     Projeto INCLUD-ED

➣ Conferência e Workshop Educação e Comunidades Ciganas – Barreiro, 2017

     Programa

 

Webinares

➣ Ciganos Portugueses, Cidadania e Educação - 2021

Nos dias 12 e 13 de abril de 2021, realizou-se o Seminário Nacional Ciganos Portugueses, Cidadania e Educação, organizado com o apoio da equipa do Projeto “EduCig – Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design” do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em parceria com o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da APS (Associação Portuguesa de Sociologia).

Programa

Seminário - Ciganos Portugueses: Cidadania e Educação (Direto no YouTube)

➣ A intervenção escolar com comunidades ciganas

 

Estudos e Projetos  

Projeto RISE - Booklet informativo

O Projeto Internacional Rise – Roma Inclusive School Experiences, desenvolvido através do método de investigação-ação, teve como objetivos a) promover uma escola mais acolhedora e integradora para as crianças ciganas entre os 6 e os 14 anos de idade, que lhes garantisse o sucesso educativo no currículo oficial regular; b) combater a discriminação na educação; c) reduzir o absentismo e o insucesso escolar das crianças ciganas; d) prevenir o abandono escolar; e) desenvolver estratégias para a produção e partilha de boas práticas baseadas em abordagens pedagógicas ativas, significativas e integradoras; f) fomentar relações positivas e estáveis entre as famílias ciganas, os diversos agentes educativos e a comunidade alargada. 

➣>