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Português Língua Não Materna

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Cursos de PLNM a Distância da Ciberescola

Portuguese as a second language (PL2) / Português Língua Não Materna (PLNM) - General information - EN


Documento curricular de referência

Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário

NOTA: Este documento poderá ser utilizado no Ensino Básico, com as devidas adaptações à faixa etária dos alunos, uma vez que se encontra organizado por níveis de proficiência linguística e por áreas temáticas.


Informações

A oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) no currículo dos ensinos básico e secundário encontra-se prevista nos artigos 10.º e 18.º, respetivamente, do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na sua redação atual.

Princípios orientadores do funcionamento do PLNM

1. Os alunos de PLNM que se encontrem nos níveis de iniciação (A1, A2) ou intermédio (B1) realizam, no 9.º ano de escolaridade, a prova final de ciclo de PLNM, e, no 12.º ano, o exame final nacional de PLNM, quer estejam ou não a frequentar a disciplina de PLNM em substituição da disciplina de Português.
Para informações adicionais, poderá ser consultado o Regulamento das/dos Provas/Exames dos ensinos básico e secundário, emitido anualmente.

2. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, e sem prejuízo de outras medidas aplicadas no âmbito da autonomia dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, designadamente a coadjuvação, o PLNM poderá funcionar na componente de Apoio ao Estudo.

3. Os alunos de PLNM dos níveis de iniciação e intermédio deverão usufruir de estratégias adequadas ao seu nível de proficiência linguística com base na elaboração de um plano de acompanhamento pedagógico, visando o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades no âmbito do português, enquanto objeto de estudo e como língua de escolarização.

4. A avaliação interna dos alunos de PLNM dos níveis de iniciação (A1/A2) ou intermédio (B1) deverá realizar-se tendo por base os critérios específicos de avaliação de PLNM aprovados em Conselho Pedagógico, bem como os planos de acompanhamento pedagógico elaborados.

5. Salvaguardando-se as devidas adaptações à faixa etária dos alunos, o desenvolvimento de atividades no âmbito do PLNM, ainda que no ensino básico, poderá nortear-se pelas Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário, uma vez que este documento se encontra organizado por níveis de proficiência linguística e por áreas temáticas.

6. A escola, no âmbito da sua autonomia e do seu projeto educativo, poderá conceber outras medidas específicas de desenvolvimento do PLNM, designadamente programas de tutoria ou de mentoria.

7. Salienta-se o facto de que os alunos de nacionalidade brasileira, tendo o português como língua materna, não devem ser inseridos em PLNM.

[Atualizado em julho de 2016]


Documentos de apoio

Testes de diagnóstico para posicionamento dos alunos de PLNM em grupos de nível

Introdução Geral

Testes de diagnóstico - 1.º e 2.º anos do Ensino Básico

Testes de diagnóstico - 3.º ao 6.º ano do Ensino Básico

Testes de diagnóstico - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

  Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

  Portefólio Europeu de Línguas para o 1.º Ciclo

  Portefólio Europeu de Línguas para os 2.º e 3.º Ciclos

  Portefólio Europeu de Línguas para o Ensino Secundário

  Grelha de autoavaliação e descritores do Portefólio Europeu de Línguas (10-15 anos) em: português, ucraniano, mandarim e crioulo de Cabo Verde

  Documento Orientador (2005)

  Perfis Linguísticos (2005)


Recursos

  Guia de Acolhimento

 - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário

  DGE, 2016

   LX-CEFR 

Serviço em linha disponibilizado pelo Centro Virtual Camões para análise quantitativa de diversas métricas linguísticas, as quais visam ajudar na classificação de excertos de texto, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Este serviço foi desenvolvido na Universidade de Lisboa pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural do Departamento de Informática. Os resultados surgirão por baixo do espaço reservado à inserção de texto.

 Portal das Escolas- Recursos Educativos Digitais de PLNM

Ao descarregar os recursos, selecione o navegador de Internet pretendido (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome…) para abrir os ficheiros.
Se pretender selecionar recursos de um determinado nível de proficiência linguística, deverá indicar o nível pretendido no campo Etiquetas.

 Ciberescola da Língua Portuguesa

 Recursos para Professores

  Fichas de exercícios
  Guiões de aula
  Antologia

 Português para Falantes de outras Línguas
   Materiais destinados a aprendentes adultos

O documento O Português para Falantes de Outras Línguas, homologado a 22/04/2008, é o resultado de uma parceria entre a DGIDC, a ANQ e o IEFP. Este Referencial destina-se a adultos não nativos e o perfil linguístico-comunicativo de saída corresponde ao nível A2

  O Português para Falantes de Outras Línguas - O utilizador elementar no país de acolhimento

  O Português para Falantes de Outras Línguas  - Sugestões de Actividades e Exercícios

  O Português para Falantes de Outras Línguas  - O utilizador independente no país de acolhimento
[O documento O Português para Falantes de Outras Línguas - O Utilizador Independente no País de Acolhimento destina-se a adultos não nativos e o perfil linguístico-comunicativo de saída corresponde ao nível B2.]


Legislação

Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril [PDF]

Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro [PDF]

Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10 de julho [PDF]

Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho [PDF]

Despacho normativo n.º 1-D/2016, de 4 de março [PDF]

Despacho normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril [PDF]

Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril [PDF]

Despacho Normativo n.º 12/2011, de 22 de agosto [PDF]

Despacho Normativo n.º 30/2007, de 10 de agosto [PDF]

Despacho Normativo n.º 7/2006, de 6 de fevereiro  [PDF]

Ofício-Circular n.º S-DGE/2014/3959 [PDF]

Ofício-Circular n.º OFC-DGE/2013/1 [PDF]

Ofício-Circular n.º OFC-DGIDC/2011/GD/8  [PDF]


Estudos e Projetos

  Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas para a Oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português (DGE, 2014)

  Estudo de caracterização e avaliação de impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário

  Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário

  Português Língua não Materna: Linhas de trabalho para a Educação Pré-Escolar

  Protótipos de materiais e recursos para o ensino do Português Língua não Materna (PLNM) nos Ensinos Básico e Secundário

  Diversidade Linguística nas Escolas Portuguesas

Um projeto de investigação que permite conhecer com rigor, e tratar adequadamente, a diversidade linguística existente nas nossas escolas, procurando:

 sensibilizar a comunidade escolar para a riqueza do multilinguismo na escola;

 valorizar as línguas maternas dos alunos;

 criar linhas de orientação, bem como alguns materiais, capazes de melhorar a competência em língua portuguesa dos alunos de outras línguas maternas.

  Projeto: Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para Português Língua Não Materna (PLNM)

  Relatório de PLNM 2006/07 e 2007/08

  Relatório: Dados recolhidos em 2004-2005