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Projeto Nós Propomos!: seminários nacional e regional
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Projeto Nós Propomos!: seminários nacional e regional
No dia 30 de abril, realizou-se no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, o Seminário Nacional do Projeto Nós Propomos! que conta com a participação da Direção-Geral da Educação.
Surgido em 2011/12, o Projeto Nós Propomos! desafia os alunos da disciplina de Geografia A, desde logo do 11.º ano, onde é obrigatória a realização de um Estudo de Caso, a identificarem problemas locais que lhes são significativos, a realizarem trabalho de campo sobre os mesmos e a apresentarem propostas de intervenção de que resolvam os mesmos problemas, num importante desafio cidadão. Progressivamente, o Projeto tem mobilizado alunos de outros níveis de ensino e de outras ofertas educativas.
Os problemas identificados podem ser tanto a requalificação de um edifício abandonado no centro da cidade como a criação de um museu virtual das produções locais, passando pela alteração dos percursos dos transportes públicos, para melhor serviço da população.
Assim, cerca de 1100 alunos, de 34 das 46 escolas participantes no Projeto, apresentaram, no IGOT-UL, 224 propostas de ação local. Estas propostas são, depois, partilhadas com a comunidade e, em especial, com as respetivas autarquias. Da parte da tarde do dia 30 de abril, realizou-se a sessão plenária do Seminário, com algumas intervenções sobre o significado do Projeto e a distribuição de prémios. Uma verdadeira jornada de celebração do diálogo das escolas com a comunidade.
Já no dia 25 de maio, em Câmara de Lobos, na Região Autónoma da Madeira, realizou-se o I Encontro Regional Nós Propomos! Alunos de Câmara de Lobos e de Porto Santo, acompanhados pelos seus professores, partilharam os seus projetos. Este Encontro contou com o apoio direto das Câmaras Municipais respetivas e a dinamização e organização da Associação Insular de Geografia.
O Projeto Nós Propomos! já se difundiu por Espanha, Moçambique, Brasil, Peru e Colômbia. É o grande projeto que une alunos e professores de língua ibérica em torno de uma articulação efetiva entre a escola e a comunidade e do desenvolvimento de uma educação para a cidadania territorial.