Educação para a Cidadania

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) desenvolve ações de sensibilização para a Comunidade Escolar no âmbito da Campanha “Regresso às Aulas 2017”

A ACT tem desenvolvido com carater regular ações de sensibilização nos domínios da Segurança e Saúde no Trabalho, para toda a comunidade escolar, tendo como principal objetivo contribuir para a implementação de uma verdadeira cultura de prevenção nas escolas e, consequentemente, na sociedade civil. Nesse sentido, a ACT esteve presente em vários pontos do país, no âmbito da Campanha “Regresso às Aulas 2017” que decorre no último trimestre de 2017, nomeadamente: 

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) divulga Projeto Europeu MIND SAFETY – SAFETY MATTERS direcionado para o setor da Educação

Com início em Setembro de 2015, o Projeto visa criar e implementar práticas colaborativas inovadoras, bem como desenvolver competências de ensino dos professores nas matérias de segurança no trabalho através de abordagens curriculares interdisciplinares. Nesse sentido, prevê como resultados finais do projeto, os seguintes:

  • OSH Education Teaching Guide – Referencial de educação de ST para professores – elaboração do documento (Output 1 – O1);

5.ª Edição do Selo de Escola Intercultural - Abertura de candidaturas

Encontram-se abertas as candidaturas para a 5.ª Edição do Selo de Escola Intercultural. Os estabelecimentos de educação e ensino poderão apresentar a sua candidatura de 21 de dezembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018.

A Direção‐Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e a Fundação Aga Khan Portugal têm o prazer de convidar os estabelecimentos de educação e ensino a participar na 5.ª edição do Selo de Escola Intercultural.

Projeto 80

O Projeto 80 é um programa, de âmbito nacional, que procura promover o associativismo, a educação para a sustentabilidade, o empreendedorismo e a cidadania democrática.

Maratona de Cartas – Amnistia Internacional

A Maratona de Cartas é um dos maiores eventos de direitos humanos do mundo, em que milhões de pessoas se unem no esforço conjunto e simultâneo de escrever cartas e assinar petições em defesa de pessoas e de comunidades em risco.

No ano passado, a Amnistia Internacional recolheu o total de 4 660 774 petições e cartas, mundialmente, em 180 países e territórios, incluindo 265 665 em Portugal.

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada - 2017

Todos juntos, fazemos a diferença.
No próximo dia 19 de novembro, em Évora, ou em qualquer outro lugar, celebre o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, 2017.

A evocação pública da memória daqueles que perderam a vida nas estradas e nas ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do Estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade rodoviária.

Páginas

Subscreva RSS - Educação para a Cidadania