Concurso “Educação Rodoviária com ênfase na segurança dos peões”

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Concurso “Educação Rodoviária com ênfase na segurança dos peões”

O concurso “Educação Rodoviária com ênfase na segurança dos peões", promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, I.P.), em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), foi criado no âmbito da Medida A14.59 do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária − PENSE 2020.

A atividade tem por objetivo contribuir para a proteção dos utilizadores do espaço rodoviário, particularmente os mais vulneráveis, e para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e de segurança rodoviárias, em articulação com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Foram convidadas a participar nesta iniciativa todos os estabelecimentos de educação e ensino públicos (agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas), particulares e cooperativos sediadas nos municípios que registaram maior índice de sinistralidade pedonal no período compreendido entre 2010 e 2016.

O período de candidatura decorreu entre 4 e 18 de janeiro de 2019, tendo as escolas submetido um projeto sobre Segurança Rodoviária, dando ênfase à segurança pedonal. Este contemplou a produção mensal de um recurso educativo digital (áudio ou vídeo) com a duração máxima de 2 minutos, a divulgar na rádio ou TV da respetiva escola.

Entre 20 e 24 de maio de 2019, as escolas participantes submeteram a concurso um dos recursos educativos digitais (áudio ou vídeo) produzidos mensalmente. Este foi apreciado por um júri constituído por um representante de cada uma das seguintes entidades: Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Direção-Geral da Educação e Rádio Televisão Portuguesa.

A Direção-Geral da Educação felicita os Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, ambos de Vila Nova de Famalicão, vencedores, respetivamente, dos 1.º e 2.º escalões deste projeto-piloto e desafia as Escolas a participarem nesta iniciativa, no próximo ano letivo.