Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola celebra 896 Clubes nas Escolas Portuguesas

Content links

Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola celebra 896 Clubes nas Escolas Portuguesas

14 de outubro, Pavilhão do Conhecimento

https://clubes.cienciaviva.pt/encontro-nacional-de-clubes-ciencia-viva-na-escola-2022

O Pavilhão do Conhecimento recebe esta sexta-feira, 14 de outubro, o Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola, que marca o alargamento da Rede a mais 188 novos Clubes, de acordo com as metas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Instituições científicas, empresas com I&D, museus e centros de ciência irão participar na Mostra de Ciência e Tecnologia, com início às 14.00, dando a conhecer o trabalho que desenvolvem e criando uma oportunidade única para estabelecer parcerias com os Clubes Ciência Viva na Escola em áreas como a saúde, a sustentabilidade, a economia circular e a biodiversidade. A Rede Nacional de Centros Ciência Viva irá partilhar com os 600 professores presentes os seus programas educativos, mostrando como podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de projetos nas escolas.

Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, e Mário Tavares da Silva, Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, darão as boas-vindas aos participantes. Seguem-se as intervenções de dois especialistas na área da educação e da ciência: Agueda Gras-Velasquez, Diretora do Programa Ciência na European Schoolnet, e Alexandre Quintanilha, deputado, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e fundador do Instituto de Biologia Molecular e Celular.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Ministro da Educação, João Costa, são os convidados do painel “A decisão política dos Clubes Ciência Viva na Escola”, com início às 17.30 e que encerra esta iniciativa.

Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a TODA a comunidade educativa que potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação. Têm como objetivo principal promover o acesso ao conhecimento de base científica, com ênfase na sua vertente prática e experimental, numa perspetiva de valorização do ensino integrado STEAM (“Science, Technology, Engineering, Mathematics, Arts”), de promoção da literacia científica e de aproximação da ciência aos cidadãos.

São uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação e da Ciência Viva. Atualmente a Rede é composta por 896 Clubes em todo o território nacional, que integram quase 4000 entidades parceiras. Participam ativamente neste projeto cerca de 575 000 alunos e 4806 docentes de várias áreas científicas.

Em outubro de 2021 iniciou-se o alargamento generalizado da REDE de Clubes Ciência Viva na Escola inscrito no Plano Escola+ 21|23, através da medida específica Recuperar Experimentando, potenciado pelo Programa Impulso Jovens STEAM, do Plano de Recuperação e Resiliência.