Encontro Semana ALV 2017

Content links

Encontro Semana ALV 2017

Durante uma semana, de 20 a 24 de novembro, celebra-se em Portugal a Aprendizagem ao Longo da Vida, com um conjunto de atividades que irão decorrer em vários pontos do País.

O pontapé de saída desta iniciativa, dinamizada pela associação O Direito de Aprender, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e outras entidades, será dado com a realização do Encontro Semana ALV 2017, no Grande Auditório do ISCTE-IUL, no dia 20.

Subordinado ao tema “Educação de Adultos no Mundo Digital”, este encontro pretende funcionar como um momento de reflexão, de debate e de partilha de conhecimentos associados às políticas e práticas de aprendizagem ao longo da vida (ALV) em Portugal.

O programa integra três painéis: um subordinado à educação de adultos no mundo digital; outro relativo à ALV na Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável; e o terceiro incidirá na educação de adultos nos dias de hoje.

Durante o Encontro Semana ALV 2017 será ainda entregue o “Prémio Semana ALV 2017”, uma distinção que visa promover o conhecimento e divulgar boas práticas de aprendizagem de adultos que se revistam de carácter inovador e se revelem eficazes no reforço da participação dos adultos em processos de aprendizagem ao longo da vida.

A Semana ALV 2017 coincide este ano, pela primeira vez, com a Semana Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLL Week) e com a Semana Europeia da Formação Profissional (VET Skills Week).

Nesta semana, um pouco por toda a Europa, têm lugar iniciativas promovidas por entidades públicas e privadas, com o intuito de dar visibilidade e gerar atratividade à educação e formação profissional, demonstrar as suas potencialidades e relevância para a empregabilidade, inclusão social e reforço de uma cidadania ativa.

Mais informações sobre a Semana ALV 2017, obtenção do programa do encontro e acesso às inscrições em www.semanaalv.net.

 

Fonte: Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)