Já se conhecem os premiados da edição portuguesa do IV Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero"

Content links

Já se conhecem os premiados da edição portuguesa do IV Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero"

O Júri reconheceu o trabalho do Agrupamento de Escolas de Santo André, do Barreiro, e da Help Images - Associação de Promoção e Apoio à Solidariedade Social. Do conjunto das 24 candidaturas elegíveis, recebidas entre 16 de março de 2021 e 31 de outubro de 2021, 18 foram trabalhos de escolas (Categoria A) e 6 de organizações da sociedade civil (Categoria B).

O Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero", em que participam 22 países da Ibero-América, é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Fundação SM, e valoriza o trabalho de centros educativos e ONGs com programas que promovem o direito à educação, convivência escolar, paz, liberdade, inclusão ou Direitos Humanos, entre outros. Nesta 4.ª Edição, foram abrangidos projetos relacionados com o direito à saúde e formas de enfrentar ou aliviar a situação provocada pela COVID-19, dando visibilidade aos esforços na resposta aos novos desafios colocados pela pandemia.

O Agrupamento de Escolas de Santo André, do Barreiro, foi o premiado da Categoria A, com o projeto DemEUcracy for ALL. O Projeto tem como objetivo promover a importância dos valores democráticos e o respeito pelos Direitos Humanos, envolvendo as escolas na sua defesa, através de sociedades tolerantes e inclusivas e do desenvolvimento de competências-chave para o século XXI por meio da promoção de uma cidadania ativa e empreendedorismo social. É um projeto que envolve 5 escolas parceiras de 5 países diferentes, incluindo alunos do secundário e do ensino profissional e uma escola de ensino especial, para alunos com deficiências auditivas. Tem como principal foco alunos com dificuldades de integração.

A Help Images - Associação de Promoção e Apoio à Solidariedade Social foi a premiada na Categoria B, com o projeto I LOVE 2 HELP – Mostra do Filme Solidário, que promove a reflexão e o pensamento crítico, procurando criar uma maior consciência sobre a importância das ações individuais, reforçando a responsabilidade pessoal, a partir da exibição de filmes publicitários, ficção e curtas-metragens (no âmbito das temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e foco transversal nos Direitos Humanos), seguida de um debate com a audiência sobre os temas abordados nos filmes apresentados.

Os projetos premiados nesta primeira fase participarão da 2.ª fase do Prémio Ibero-Americano, a ter lugar em 2022, onde as experiências vencedoras a nível nacional serão avaliadas por um júri de nível regional (fase internacional).

Foram ainda atribuídas Menções Honrosas às iniciativas que obtiveram a segunda maior pontuação: “Kukula” do Grande Colégio Universal, na Categoria A, que desenvolve um conjunto de atividades que asseguram o financiamento e outros apoios ao Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil Kukula, na vila da Macia, em Moçambique, numa lógica de cidadania e promoção dos Direitos Humanos em ação e “Ler o mundo através dos Direitos Humanos – oficina de reflexão e ação para crianças” da Real Pelágio, um projeto de educação em Direitos Humanos e para os Direitos Humanos, que desenvolve um conjunto de estratégias e ferramentas de apoio à aprendizagem através das quais se pretende valorizar a diversidade de linguagens, competências, inteligências, modos de construir conhecimento, de ser e de coexistir.

Para mais informações, aceda ao site da OEI.

 

Fonte: OEI