Revisão curricular em Matemática

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Revisão curricular em Matemática

 

 

A Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), com o intuito de concretizar o objetivo de definir uma estratégia integrada de ação sobre a aprendizagem da matemática, e de modo a operacionalizar as indicações constantes no relatório Recomendações para a Melhoria das Aprendizagens dos Alunos em Matemática, criou o Projeto “Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática. No seu âmbito foram constituídos os seguintes grupos de trabalho:

  • Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (RCAEMEB) 
  • Grupo de Trabalho da Revisão Curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (RCAEMES)
  • Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática (DCPM)

Qual é o objetivo?

Os objetivos gerais do projeto são os seguintes: 

  • elaborar a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário geral, profissional e artístico especializado; 
  • preparar orientações para o desenvolvimento do currículo, incluindo a elaboração de guias de apoio e de recursos pedagógico-didáticos; 
  • elaborar um modelo conceptual de formação de docentes e capacitar um conjunto de formadores para o desenvolvimento dos processos de formação junto das escolas.

Como funciona?

O projeto tem diferentes fases de desenvolvimento:

• Fase 1 -   Elaboração das novas AE de Matemática para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário.

As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) entrarão em vigor a partir do ano letivo: 

a) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade;  
b) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade;  
c) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade. 

1.º ANO | 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
2.º ANO | 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
3.º ANO | 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
4.º ANO | 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

5.º ANO | 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
6.º ANO | 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

7.º ANO | 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
8.º ANO | 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
9.º ANO | 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

• Fase 2 - Capacitação de formadores e formação de professores através da realização de oficinas de formação. 

• Fase 3 - Seleção de recursos pedagógicos relativos ao processo de ensino e aprendizagem da matemática.

• Fase 4 - Divulgação dos recursos pedagógicos