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Critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares para o ano letivo de 2016/2017
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Critérios de apreciação, seleção e adoção dos manuais escolares para o ano letivo de 2016/2017
Disponibiliza-se um documento de trabalho a utilizar pelos docentes no momento da apreciação, seleção e adoção de manuais escolares, que poderá servir de apoio à informação a inserir no “Sistema de Informação de Manuais Escolares (SIME)/Módulo de Apreciação, Seleção e Adoção de Manuais Escolares”, de acesso restrito às Escolas.
Critérios de apreciação, seleção e adoção de manuais escolares
Na apreciação dos manuais escolares, a análise deve ser realizada de acordo com os critérios de apreciação constantes no Anexo 1, os quais diferem consoante se trate de manuais escolares certificados ou de manuais escolares não certificados, disponibilizado no "Sistema de Informação de Manuais Escolares/Módulo de Apreciação, Seleção e Adoção de Manuais Escolares":
Os docentes fazem uma apreciação das duas componentes de análise globais. Para atribuir uma menção qualitativa a cada componente global deverão ser tidas em consideração as respetivas componentes específicas.
Consideram-se componentes de análise globais “Organização e Método” e “Informação e Comunicação”, sendo estas subdivididas nas componentes de análise específicas discriminadas em cada um dos dois itens.
1. Organização e Método
1.1. Apresenta uma organização coerente e funcional;
1.2. Apresenta uma organização adequada aos alunos;
1.3. Explicita etapas essenciais para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades;
1.4. Motiva para o conhecimento;
1.5. Contempla sugestões de atividades de carácter prático/experimental;
1.6. Estimula a autonomia e o sentido crítico.
2. Informação e Comunicação
2.1. Respeita os programas, metas curriculares e orientações da tutela;
2.2. Tendo em conta as orientações curriculares:
- Veicula conhecimento correto;
- Veicula conhecimento relevante;
2.3. Apresenta uma organização gráfica (¹) que facilita o seu uso;
2.4. Apresenta ilustrações (²) corretas, necessárias e adequadas aos conteúdos e às atividades propostas.
(¹) Carateres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos, subtítulos, etc.
(²) Fotografias, desenhos, gravuras, mapas, gráficos, esquemas, etc.
A análise de cada uma das componentes deve ser traduzida numa menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente.
Os docentes fazem apenas uma apreciação de cada uma das componentes de análise específicas, atribuindo-lhes menções qualitativas. Com base nesta apreciação, os docentes atribuem uma menção qualitativa a cada uma das três componentes de análise globais.
Consideram-se componentes de análise globais “Organização e Método”, “Informação e Comunicação” e “Caraterísticas Materiais”, sendo estas subdivididas nas componentes de análise específicas discriminadas em cada um dos três itens.
1. Organização e Método
1.1. Apresenta uma organização coerente e funcional;
1.2. Apresenta uma organização adequada aos alunos;
1.3. Explicita etapas essenciais para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades;
1.4. Motiva para o conhecimento;
1.5. Contempla sugestões de atividades de carácter prático/experimental;
1.6. Estimula a autonomia e o sentido crítico.
2. Informação e Comunicação
2.1. Respeita os programas, metas curriculares e orientações da tutela;
2.2. Tendo em conta as orientações curriculares:
- Veicula conhecimento correto;
- Veicula conhecimento relevante;
2.3. Apresenta uma organização gráfica (¹) que facilita o seu uso;
2.4. Apresenta ilustrações (²) corretas, necessárias e adequadas aos conteúdos e às atividades propostas.
(¹) Carateres tipográficos, cores, destaques, espaços, títulos, subtítulos, etc.
(²) Fotografias, desenhos, gravuras, mapas, gráficos, esquemas, etc.
3. Caraterísticas Materiais
3.1. Apresenta robustez suficiente para resistir à normal utilização;
3.2. O formato, as dimensões e o peso do manual (ou de cada um dos seus volumes) são adequados ao nível etário do aluno;
3.3. Permite a reutilização.*
* Com a exceção dos manuais escolares destinados aos 1.º a 4.º anos de escolaridade e dos manuais escolares de Língua Estrangeira dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.
A análise de cada uma das componentes deve ser traduzida numa menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente ou Insuficiente.