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Materiais de Apoio

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Materiais de Apoio

Apresenta-se um conjunto de textos de caráter geral, que incidem sobre currículo e avaliação, permitindo (re)pensar a pertinência de questões como: a conceção de um currículo em que os conteúdos constituem um meio para a aquisição de competências a específicas e transversais; perspetiva integrada de currículo e avaliação, em que as atividades de ensino-aprendizagem são tendencialmente coincidentes com as atividades de avaliação; a valorização das aprendizagens práticas e experimentais; a diversificação das metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação.

TEXTOS DE APOIO AO CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

1. O modelo curricular do ensino secundário

Aula de Ciências do Futuro [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Modelos de Desenho Curricular [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Aprendizagem Baseada em Projectos I [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Aprendizagem Baseada em Projectos II [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas I [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas II [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas III [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

2. A avaliação no contexto do ensino secundário

Avaliação e Desempenho 

Avaliação Criterial / Avaliação Normativa [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Explicitação de Critérios - exigência fundamental de uma avaliação ao serviço da aprendizagem [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Avaliação Formativa: algumas notas [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Instrumentos de avaliação: diversificar é preciso [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Observe! Vai ver que encontra. [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Que instrumentos utilizar na observação? [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Se quer saber, porque não pergunta? [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Questionário na sala de aula [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Testes: sim ou não? [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Testes: objectivos ou não objectivos, eis a questão! [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Auto-avaliação [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Perguntar para compreender melhor: a entrevista [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Experimentar pode ser "Voar para outro espaço" [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Avaliação sumativa: algumas notas [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Registos de avaliação: burocracia ou pedagogia? [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Avaliar para diferenciar. Diferenciar para aprender [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Diferenciação do ensino na sala de aula [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Diferenciar as pedagogias para promover a igualdade. Porquê? [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Pedagogias diferenciadas para a educação multicultural. Como? (I) [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]

Pedagogias diferenciadas para a educação multicultural. Como? (II) [Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto]