Está aqui
Materiais de Apoio
Content links
Materiais de Apoio
Apresenta-se um conjunto de textos de caráter geral, que incidem sobre currículo e avaliação, permitindo (re)pensar a pertinência de questões como: a conceção de um currículo em que os conteúdos constituem um meio para a aquisição de competências a específicas e transversais; perspetiva integrada de currículo e avaliação, em que as atividades de ensino-aprendizagem são tendencialmente coincidentes com as atividades de avaliação; a valorização das aprendizagens práticas e experimentais; a diversificação das metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação.
TEXTOS DE APOIO AO CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
1. O modelo curricular do ensino secundário
Modelos de Desenho Curricular []
Aprendizagem Baseada em Projectos I []
Aprendizagem Baseada em Projectos II []
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas I []
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas II []
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas III []
2. A avaliação no contexto do ensino secundário
Avaliação e Desempenho
Avaliação Criterial / Avaliação Normativa []
Explicitação de Critérios - exigência fundamental de uma avaliação ao serviço da aprendizagem []
Avaliação Formativa: algumas notas []
Instrumentos de avaliação: diversificar é preciso []
Observe! Vai ver que encontra. []
Que instrumentos utilizar na observação? []
Se quer saber, porque não pergunta? []
Questionário na sala de aula []
Testes: objectivos ou não objectivos, eis a questão! []
Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva []
Perguntar para compreender melhor: a entrevista []
Experimentar pode ser "Voar para outro espaço" []
Avaliação sumativa: algumas notas []
Registos de avaliação: burocracia ou pedagogia? []
Avaliar para diferenciar. Diferenciar para aprender []
Diferenciação do ensino na sala de aula []
Diferenciar as pedagogias para promover a igualdade. Porquê? []
Pedagogias diferenciadas para a educação multicultural. Como? (I) []
Pedagogias diferenciadas para a educação multicultural. Como? (II) []