Homologação das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário
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Homologação das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário
As novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Secundário são homologadas pelo Despacho n.º 702/2023, de 13 de janeiro.
Estes documentos curriculares correspondem a um conjunto comum de conhecimentos a adquirir, identificados como os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados conceptualmente, relevantes e significativos, bem como de capacidades e atitudes a desenvolver obrigatoriamente por todos os alunos em cada componente do currículo ou disciplina, tendo, em regra, por referência o ano de escolaridade ou de formação.
As Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário que, numa versão preliminar, estiveram em consulta pública, entre os dias 5 de junho e 15 de setembro de 2022, constituem-se, em conjunto com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como referencial para as decisões tomadas pela escola relativas à adequação e contextualização nas várias dimensões do desenvolvimento curricular: o planeamento e a realização do ensino e da aprendizagem da Matemática, bem como a avaliação interna e externa das aprendizagens dos alunos.
AE de Matemática A
10.º ano | 11.º ano | 12.º ano
AE de Matemática Aplicada às Ciências Sociais
10.º ano | 11.º ano
AE de Matemática B
10.º ano | 11.º ano
AE aplicadas aos Cursos Profissionais
As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Despacho n.º 702/2023, de 13 de janeiro) entrarão em vigor a partir do ano letivo:
- 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade e ao 1.º ano de formação;
- 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade e ao 2.º ano de formação;
- 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade e ao 3.º ano de formação.
A Direção-Geral da Educação, em articulação com o grupo de autores das novas AE de Matemática para o ensino secundário, coordenado pelo professor Jaime Carvalho e Silva, irá preparar a generalização destes documentos curriculares: (i) Conceptualizar e desenvolver um programa de capacitação de formadores para a formação contínua, a iniciar em fevereiro de 2023; (ii) Conceptualizar um programa de formação contínua em Ensino da Matemática a nível nacional a ser implementado pelos CFAE; (iii) Acompanhar os professores dos Agrupamentos de Escola/Escolas não agrupadas que iniciarão a operacionalização das novas AE de Matemática do ensino secundário em 2023/24 e (iv) Criar um banco de recursos educativos coerentes com os novos documentos curriculares de Matemática do ensino secundário, de forma a apoiar a prática letiva dos professores de Matemática.