Scirearly: Conferência final
Content links
Scirearly: Conferência final

Após três anos de investigação de práticas em ambientes de aprendizagem comprovadamente promotores da diminuição do abandono escolar precoce, o projeto Scirearly concluiu os seus trabalhos com a Final Conference: Pathways to Educational Success, que se realizou no dia 24 de setembro de 2025, no Parlamento Europeu. A Direção-Geral da Educação (DGE), parceira do projeto, esteve presente neste evento, com recomendações nacionais recolhidas durante o processo.
A DGE tem vindo a colaborar ativamente no projeto europeu SCIREARLY, financiado pelo programa Horizon Europe, que reuniu instituições educativas de vários países para identificar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras e eficazes em contextos escolares diversos. Este projeto contribuiu para a criação de evidência científica com impacto direto na redução do abandono escolar precoce e na melhoria das oportunidades de aprendizagem para todos os alunos.
No âmbito do projeto, a DGE coordenou atividades nacionais que envolveram escolas, docentes e investigadores, com destaque para os Encontros Dialógicos, nomeadamente dois seminários presenciais e dois webinars, tendo o último ocorrido no dia 10 de setembro com a participação de vários stakeholders nacionais e internacionais, inclusivamente uma aluna de origem afegã a estudar em Portugal. Esta participação garantiu a verificação da implementação de estratégias centradas no aluno e a elaboração de recomendações políticas educativas sempre num processo de cocriação com professores, alunos, famílias, académicos, decisores políticos e outros atores educativos.
A conferência final decorreu na tarde do dia 24 de setembro, no Parlamento Europeu, sob o tema Pathways to Educational Success: Co-creating Scientific Evidence for All Children to Learn and Thrive, e contou com cerca de 60 participantes no local, bem como 300 a distância. Neste encontro foram partilhados os resultados dos vários países envolvidos, com apresentações de casos de sucesso em três painéis com decisores políticos, especialistas, educadores e uma aluna, oferecendo um momento de reflexão sobre caminhos educativos mais inclusivos para todas as crianças, em especial aquelas que se encontram em contextos vulneráveis.