Está aqui

Notícias

Notícias

|PIEF  |Notícias  |Enquadramento  |Documentos de Referência  |Formulários  |Rede  |Eventos  |Recursos/Boas Práticas  |Avaliação  |Ações de Capacitação  |FAQ's

03. Fev

Jornadas Regionais PIEF 2016/17
“Uma Oportunidade, Um rumo, Um horizonte”

As Jornadas Regionais PIEF 2016/17, “Uma Oportunidade, Um rumo, Um horizonte”, direcionadas aos diretores de turma, professores, técnicos de intervenção local e diretores dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que possuem esta oferta educativa, decorreram nos dias 17, 25 e 30 de janeiro, respetivamente, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e na Escola Secundária Diogo Gouveia em Beja e envolveram, na totalidade, 405 participantes.

Com a finalidade de apoiar e promover a discussão em torno da medida PIEF, cada jornada foi constituída, no período da manhã, por duas palestras e três grupos de discussão subordinados aos temas: “Organização e gestão em contexto PIEF”, “O papel do TIL na medida PIEF” e “A profissionalidade docente em contexto PIEF”. Após o almoço, cada elemento participou em dois dos oito workshops disponíveis cujas temáticas foram: “Abordagens multinível na educação”, “O acolhimento em PIEF”, “Disciplina em contexto escolar”, “Gestão curricular em turmas PIEF: Priorizar aprendizagens e diferenciar pedagogicamente”, “Trabalho de e por projeto”, “Intervenção psicossocial em rede, o papel do TIL”, “O ISS uma parceria local” e “Intervenção escolar nas comunidades ciganas”. O dia terminou com uma sessão plenária onde foram apresentadas as várias experiências vivenciadas em cada um dos workshops.

Acreditamos que estas jornadas constituíram espaços privilegiados de reflexão e partilha em torno das várias temáticas e que tenham sido uma oportunidade para traçar rumos e alargar horizontes.


A Direção-Geral da Educação, no âmbito das suas competências, vai realizar durante o mês de janeiro, as Jornadas Regionais PIEF 2016/17 “Uma oportunidade, um rumo, um horizonte” , direcionadas a docentes, técnicos de intervenção local e diretores de unidades orgânicas que oferecem esta oferta formativa.
Estas irão decorrer em Viseu, Lisboa e Beja, tendo por objetivos:

  • Apoiar a compreensão da nova missão da medida PIEF em 2016/17;
  • Promover a reflexão sobre práticas profissionais a desenvolver para um ensino centrado nas necessidades de cada aluno PIEF;
  • Promover o aprofundamento do conhecimento pedagógico e curricular dos professores, de modo a que façam opções sustentadas e focadas na adequação das suas práticas aos diversos perfis de aprendizagem;
  • Promover a reflexão em torno de práticas organizacionais, relacionadas com a medida PIEF, dentro e fora da unidade orgânica.

Programa Viseu - 17 de janeiro de 2017
Programa Lisboa - 25 de janeiro de 2017
Programa Beja - 30 de janeiro de 2017


Dando continuidade à capacitação de recursos humanos envolvidos na implementação do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a Direção-Geral da Educação realizou, durante os meses de janeiro e fevereiro, sessões de formação em Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Vila Real sobre as temáticas “Promoção da disciplina na sala de aula PIEF” e “Práticas de Mediação”. No total, participaram 174 técnicos de intervenção local e diretores de turma ou outros elementos dos conselhos de turma que não tinham realizado a ação de formação no ano letivo 2014/15.

Durante os meses de março e abril estão a ser realizadas sessões de formação sobre “Competências socio-emocionais”, “Estratégias de gestão de grupos de jovens”, Programa “Eu e os Outros” e “articulação com a CPCJ” também direcionadas a técnicos de intervenção local e diretores de turma ou outros elementos dos conselhos de turma, em Lisboa, Évora, Faro e Vila Nova de Gaia que envolverão, no total, cerca de 249 participantes.