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08 Jun.

“ILUMINA-ME”

“Ilumina-me” foi um projeto desenvolvido na turma PIEF do agrupamento de escolas de Resende.

Este projeto centrou-se na disciplina OEVP (oficina de expressão visual e plástica) onde foram idealizados e construídos, por cada aluno, candeeiros com recurso a diferentes materiais. A cada candeeiro foi associado um significado, tendo este sido a base para a redação de frases na disciplina de VEP (viver em português) depois traduzidas para inglês em CELEI (comunicar em língua estrangeira – inglês). Na disciplina de CE (ciências experimentais) os alunos trabalharam o conteúdo eletricidade, o que auxiliou na eletrificação dos candeeiros. OFARTM (oficina de artes madeiras) deu o seu contributo com o corte da madeira para algumas bases.

“Ilumina-me” materializou-se num projeto multidisciplinar participado também pela técnica de intervenção local, tendo sido notório o envolvimento do grupo turma.

“Ilumina-me” culminou numa exposição na escola sede do agrupamento, no corredor junto à biblioteca, embelezando o espaço na semana da leitura.

Ver folheto “Ilumina-me”


05 Jun.

“Nós por cá DesConstruir a Arte”

A turma PIEF do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres de Quarteira vai estar presente no evento “Espreitar a Escola” que irá decorrer na escola sede do Agrupamento no dia 05 de junho. Nos dias 07, 08 e 09 de junho estará presente no Instituto Afonso III (INUAF) em Loulé, no âmbito do Encontro de Práticas e Partilhas Educativas de Cidadania (EMPAR).

Nestes eventos, estarão expostos os trabalhos dos jovens da turma PIEF deste Agrupamento, nos quais se destacam os trabalhos realizados no âmbito do projeto denominado “Nós por Cá a DesConstruir a Arte”. Este Projeto, transversal a todas as disciplinas do curriculum PIEF, teve como base o alfabeto e a obra do artista plástico José de Guimarães.

A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e com as cores permitiram que, a partir de descobertas sensoriais, os alunos desenvolvessem formas pessoais de expressar o seu mundo interior e de representar a realidade.

A exploração livre dos meios de expressão gráfica e plástica não só contribuiu para despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, como também lhes possibilitou o desenvolvimento da destreza manual e a descoberta e organização progressiva de superfícies.
 
A possibilidade que estes alunos têm em partilhar as suas “obras”, nomeadamente nestes eventos, é outra oportunidade de enriquecer e alargar as suas experiências e desenvolver a sua sensibilidade estética e auto estima.

 

Ver folheto - Nós por cá a DesConstruir a Arte


03. Fev

Jornadas Regionais PIEF 2016/17
“Uma Oportunidade, Um rumo, Um horizonte”

As Jornadas Regionais PIEF 2016/17, “Uma Oportunidade, Um rumo, Um horizonte”, direcionadas aos diretores de turma, professores, técnicos de intervenção local e diretores dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que possuem esta oferta educativa, decorreram nos dias 17, 25 e 30 de janeiro, respetivamente, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e na Escola Secundária Diogo Gouveia em Beja e envolveram, na totalidade, 405 participantes.

Com a finalidade de apoiar e promover a discussão em torno da medida PIEF, cada jornada foi constituída, no período da manhã, por duas palestras e três grupos de discussão subordinados aos temas: “Organização e gestão em contexto PIEF”, “O papel do TIL na medida PIEF” e “A profissionalidade docente em contexto PIEF”. Após o almoço, cada elemento participou em dois dos oito workshops disponíveis cujas temáticas foram: “Abordagens multinível na educação”, “O acolhimento em PIEF”, “Disciplina em contexto escolar”, “Gestão curricular em turmas PIEF: Priorizar aprendizagens e diferenciar pedagogicamente”, “Trabalho de e por projeto”, “Intervenção psicossocial em rede, o papel do TIL”, “O ISS uma parceria local” e “Intervenção escolar nas comunidades ciganas”. O dia terminou com uma sessão plenária onde foram apresentadas as várias experiências vivenciadas em cada um dos workshops.

Acreditamos que estas jornadas constituíram espaços privilegiados de reflexão e partilha em torno das várias temáticas e que tenham sido uma oportunidade para traçar rumos e alargar horizontes.


A Direção-Geral da Educação, no âmbito das suas competências, vai realizar durante o mês de janeiro, as Jornadas Regionais PIEF 2016/17 “Uma oportunidade, um rumo, um horizonte” , direcionadas a docentes, técnicos de intervenção local e diretores de unidades orgânicas que oferecem esta oferta formativa.
Estas irão decorrer em Viseu, Lisboa e Beja, tendo por objetivos:

  • Apoiar a compreensão da nova missão da medida PIEF em 2016/17;
  • Promover a reflexão sobre práticas profissionais a desenvolver para um ensino centrado nas necessidades de cada aluno PIEF;
  • Promover o aprofundamento do conhecimento pedagógico e curricular dos professores, de modo a que façam opções sustentadas e focadas na adequação das suas práticas aos diversos perfis de aprendizagem;
  • Promover a reflexão em torno de práticas organizacionais, relacionadas com a medida PIEF, dentro e fora da unidade orgânica.

Programa Viseu - 17 de janeiro de 2017
Programa Lisboa - 25 de janeiro de 2017
Programa Beja - 30 de janeiro de 2017


Dando continuidade à capacitação de recursos humanos envolvidos na implementação do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a Direção-Geral da Educação realizou, durante os meses de janeiro e fevereiro, sessões de formação em Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Vila Real sobre as temáticas “Promoção da disciplina na sala de aula PIEF” e “Práticas de Mediação”. No total, participaram 174 técnicos de intervenção local e diretores de turma ou outros elementos dos conselhos de turma que não tinham realizado a ação de formação no ano letivo 2014/15.

Durante os meses de março e abril estão a ser realizadas sessões de formação sobre “Competências socio-emocionais”, “Estratégias de gestão de grupos de jovens”, Programa “Eu e os Outros” e “articulação com a CPCJ” também direcionadas a técnicos de intervenção local e diretores de turma ou outros elementos dos conselhos de turma, em Lisboa, Évora, Faro e Vila Nova de Gaia que envolverão, no total, cerca de 249 participantes.