Assistentes de Português em França: candidaturas para 2023/2024

Content links

Assistentes de Português em França: candidaturas para 2023/2024

A Direção-Geral da Educação informa que está a decorrer, até 28 de fevereiro 2023, o período de candidaturas ao Programa de Assistentes de Português em França, para o ano letivo 2023/2024.

Este Programa destina-se a estudantes a partir do 2.º ano de licenciatura, finalistas ou licenciados a frequentar estudos de pós-graduação em qualquer área do conhecimento e que apresentem, em simultâneo, os seguintes requisitos:

  • nacionalidade portuguesa;
  • idade entre os 20 e os 35 anos;
  • estudos secundários e superiores realizados em Portugal;
  • competências linguísticas em Francês de nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Os Assistentes de Português têm como função principal apoiar os professores de língua portuguesa na sala de aula, em estabelecimentos escolares dos ensinos básico e secundário em França (collèges lycées). O seu trabalho inclui o desenvolvimento de atividades comunicativas e projetos didáticos que estimulem, de forma dinâmica e criativa, a aprendizagem e a divulgação da língua e da cultura portuguesas, recorrendo à literatura, à música, ao cinema, ao teatro e às artes plásticas, entre outros domínios.

O horário laboral do Assistente de Português é de 12 horas semanais e o contrato de trabalho a celebrar com as autoridades francesas decorre habitualmente entre 1 de outubro 2023 e 30 de abril 2024, perfazendo um total de 7 meses.

Para mais informações, queira consultar o site da France Éducation International (FEI): https://www.france-education-international.fr/venir-en-france/devenir-assistant-de-langue-en-france.

Para a formalização da candidatura, deverá consultar também o seguinte link para saber como se candidatar através da plataforma ADELE: https://nuage02.apps.education.fr/index.php/s/zfyf8EJGnTmZZ9Z

Para questões ou dúvidas, poderá consultar ainda:

Boa sorte! Bonne chance!