Está aqui

Estágio no CERN - Professores de Escolas Portuguesas - LIP

Content links

Estágio no CERN - Professores de Escolas Portuguesas - LIP

CERN, Genebra, Suíça, de 28 de agosto a 2 de setembro de 2016
Inscrições abertas até 29 de abril

Até 29 de abril estão abertas as inscrições para a 10.ª Edição da Escola de Professores no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) em Língua Portuguesa, co-organizada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) e pelo CERN, com o apoio da "Ciência Viva" - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Convidam-se Professores de Escolas Portuguesas, nas áreas da Física e das Ciências Físico-Químicas, a participarem numa Escola no CERN, constituída por palestras feitas por investigadores a trabalhar com o CERN, e por visitas guiadas aos vários aspectos do Laboratório (experiências e aceleradores).

Salvo casos excepcionais a considerar individualmente, os participantes a seleccionar neste processo deverão ser  residentes em Portugal. Também não podem ter participado nesta Escola em Língua Portuguesa.

A língua de trabalho deste estágio é o Português, e os Professores serão acompanhados por investigadores portugueses.

Todos os custos (viagem, alojamento e alimentação no CERN) serão suportados pelo LIP. 

Este ano não estão  contemplados os custos de deslocação aos Aeroportos de Lisboa/Porto/Faro/Funchal/Ponta Delgada, embora procuraremos estudar a possibilidade de adquirir os vôos do aeroporto mais próximo, bem como apoiar os casos mais desesperados que venham de muito longe.

Está previsto que os participantes devam chegar ao CERN na véspera ou no dia do início do estágio (sábado,27 ou domingo, 28 de agosto).

Este estágio será acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo que será feito um processo de avaliação obrigatório para podermos atribuir um certificado de formação com a classificação para efeitos de créditos (será sempre atribuído um certificado sem menção dos créditos para os colegas que dispensem o processo de avaliação). 

Para efeitos de atribuição dos créditos será também pedido o número de registo no portal SIGRHE do Ministério da Educação.

Para se inscreverem, deverão visitar a página da Escola em http://www.lip.pt/cern_em_portugues/

e seleccionar "Inscrição" no lado direito, ou indo directamente para o formulário de inscrição

http://www.lip.pt/cern_em_portugues/index.php?id=3&op=inscricao

ANTES DO FINAL DE 6.ª FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2016.

Neste formulário são pedidos elementos identificativos e currículos profissionais resumidos (máximo 2 páginas, destacando a participação em actividades organizadas pelo LIP ou pelo CERN, e/ou envolvimento em projectos da Ciência Viva ou de outras organizações ligadas ao ensino experimental da Física nas Escolas).

Estes elementos e dados serão tratados confidencialmente - do conhecimentos apenas dos membros do júri de selecção - e nunca serão cedidos para entidades exteriores ao LIP.

Os critérios de selecção serão baseados numa avaliação curricular, tendo em especial atenção as participações nas actividades acima referidas e a localização geográfica da escola(s) de trabalho dos candidatos.

Os professores que, neste ano letivo, não tenham sido colocados em nenhuma escola - ou que tenham horário 0 atribuído - podem concorrer (mencionando a última escola em que lecionaram e em que ano letivo).

O LIP também procurará atender aos casos dos docentes que já se inscreveram muitas vezes sem nunca terem tido oportunidade de participar, pelo que este ano cada professor candidato deverá indicar explicitamente o número de vezes que já se candidatou em anos anteriores.

A seleção dos candidatos será conhecida em maio ou junho de 2016.